Causas das fezes amarelas em cães

Causas das fezes amarelas em cães

Cada vez que saímos com o nosso amigo para passear temos a obrigação de retirar os seus excrementos do chão e colocar na lixeira. Além de estar a ajudar a que a cidade fique mais limpa, é uma forma de conhecer a sua saúde. Dependendo da sua textura e cor podemos saber como lhe cai a comida que ingere, como a digere e como a tolera, além de descobrir se tem alguma doença. As fezes de um cachorro saudável são de cor marrom, com uma consistência firme e um pouco úmida.

Às vezes, se o nosso cachorro tem algum problema, os excrementos podem mudar de cor e podemos vê-los amarelos. A cor amarela é causada pelo lubrificante natural do tubo digestivo. Esse lubrificante vai se agarrando às fezes do cachorro e indica-nos que o aparelho digestivo está irritado por algum problema.

Se está preocupado com a cor dos excrementos do seu amigo, continue lendo este artigo do PeritoAnimal no qual lhe vamos contar as causas das fezes amarelas em cães.

A alimentação

Uma das causas das fezes amarelas em cães mais comuns é a alimentação. Nem todos os cachorros se sentem bem com a mesma comida, cada animal é diferente e cada um tem as suas necessidades especiais.

Às vezes a comida que lhe damos, embora seja de gama alta, pode cair mal ao nosso amigo e terá de encontrar aquela com que se sente bem. Se vir que as suas fezes são amarelas, a primeira coisa que deve fazer é mudar a alimentação do cachorro até encontrar a comida que digere bem. Se ao mudar a comida a situação não melhorar, deverá levá-lo ao veterinário para descobrir se é intolerante a algum alimento ou se as fezes amarelas se devem a um problema maior.

Se o seu cachorro é um filhote, é melhor levá-lo ao veterinário desde um primeiro momento já que não está totalmente desenvolvido e pode ser que os excrementos amarelos se devam a algo maior, como um parasita.

O mesmo acontece com os cães idosos, as suas defesas podem estar baixas devido à sua idade e, no caso de se tratar de alguma infecção ou um vírus, pode ter problemas para o combater. É preferível que o leve ao veterinário para descobrir o problema e para lhe aconselhar o tratamento adequado.

Doenças e parasitas

Se vir que depois da mudança de alimentação do seu cachorro, os seus excrementos continuam sendo amarelos, deverá consultar o veterinário para descobrir a causa. Existem algumas doenças que podem causar diarreia e fezes amarelas.

Por exemplo, alguns vírus como a cinomose ou a parvovirose canina causam excrementos muito aquosos que podem, inclusive, desidratar o animal se não forem tratados. Para além disso, os parasitas como as giardias ou os coccídios também podem causar as fezes amarelas. São protozoários que se instalam no intestino do nosso cachorro e que precisam de tratamentos mais complicados.

Outras doenças como a insuficiência pancreática, a doença inflamatória intestinal e, inclusive um tumor, podem provocar diarreia e excrementos amarelos. Isto são algumas causas das fezes amarelas em cães, mas não se deve preocupar uma vez que o veterinário pode diagnosticá-las e tratá-las para melhorar a saúde do seu amigo.

Tratamento das fezes amarelas em cães

Quando o veterinário tiver diagnosticado a causa das fezes amarelas, irá indicar um tratamento para melhorar a digestão do seu cachorro ou combater o problema de saúde que o esteja afetando. Quando a causa das fezes amarelas em cães não é uma doença complicada, o tratamento pode contar com as seguintes medidas:

  • Desparasitação
  • Mudança de alimentação
  • Eliminar a fibra
  • Reidratar o cachorro com soro
  • Medicação especial
  • Vacinas

Consoante o diagnóstico, deverá ser seguido um tratamento ou outro, mas a verdade é que em qualquer caso é muito importante consultar o veterinário para termos a certeza de que o estado de saúde do nosso cachorro está bem.

Prevenção

Para evitar que o tubo digestivo do nosso cachorro se irrite e as suas fezes sejam amarelas podemos tomar as seguintes precauções:

  • Administrar-lhe sempre água limpa e fresca e evitar que beba de poças.
  • Certificar-se de que a sua alimentação é de qualidade e não tem nenhum composto ao qual seja intolerante.
  • Não deixar que coma nada na rua ou alimentos que lhe o possam prejudicar.
  • Vigiar as flores e as plantas às quais se aproxima, para evitar que coma alguma planta tóxica para cães.
  • Consultar o veterinário periodicamente.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Causas das fezes amarelas em cães, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.