Cataratas nos gatos - Sintomas e tratamento

Cataratas nos gatos - Sintomas e tratamento

As cataratas são um problema ocular frequente nos gatos, especialmente quando envelhecem. Uma catarata é uma condição que consiste em uma alteração e uma perda de transparência do cristalino ou lente intraocular que dificulta a visão.

Embora alguns gatos não mostrem sinais de diminuição da visão, especialmente se apenas um olho está afetado, na maioria dos casos avançados, os gatos apresentam deficiências da visão que pode evoluir para cegueira. Às vezes as cataratas podem ser irritantes e dolorosas.

Para ser capaz de reconhecer uma catarata no seu gato vamos explicar-lhe neste artigo do PeritoAnimal os sintomas e tratamento das cataratas nos gatos.

Sintomas das cataratas nos gatos

Se o seu gato sofrer de catarata, o principal sintoma que vai observar é uma mancha cinza azulada ao olhar para a pupila do seu gato. Esta mancha opaca pode continuar pequena ou aumentar de tamanho com o tempo. Às vezes as cataratas evoluem rápido e cobrem toda a pupila, é frequente verificar-se perda de visão como consequência da opacidade do cristalino.

A deterioração da visão pode ser variável e os sintomas que poderá observar são os seguintes:

  • Passos anormalmente elevados.
  • Deambulação anormal.
  • Insegurança na hora de caminhar.
  • Tropeça em objetos familiares.
  • Calcula mal as distâncias.
  • Não reconhece as pessoas familiares.
  • Tem os olhos anormalmente úmidos.
  • Mudança de cor nos seus olhos.
  • Mudança no tamanho ou na forma da pupila.

As cataratas podem se desenvolver em apenas um olho ou em ambos. Muitas cataratas são congênitas, ou seja, estão presentes desde o nascimento do gato.

Uma secreção nasal em forma de fluxo que pode ser turvo ou claro pode aparecer. Na realidade esta secreção vem do olho, isto ocorre especialmente quando a causa da catarata é uma infecção, quando as cataratas são causadas por uma infecção subjacente.

Tratamento das cataratas em gatos

Um diagnóstico precoce é decisivo para tratar as causas primárias e parar o avanço da catarata seja em filhotes ou gatos adultos:

  • As cataratas que afetam filhotes de gatos podem melhorar de forma espontânea e podem não precisar de tratamento.
  • As cataratas em adultos que apresentem uma leve opacidade e que não alterem a visão do gato não precisam obrigatoriamente de um tratamento.

No entanto, nesses casos uns colírios anti-inflamatórios podem aumentar o conforto do gato. Existem também cataratas que são causadas por carências alimentares, a evolução e o agravamento destas cataratas podem ser parados por dietas equilibradas e suplementação alimentar.

Para os gatos com deterioração da visão, a resseção cirúrgica do cristalino afetado é o único tratamento realmente eficaz. Depois substitui-se por um cristalino artificial, se não se implantar um cristalino artificial o gato poderá ver apenas de longe e muito mal.

O prognóstico é melhor quando a cirurgia é realizada cedo no decurso de desenvolvimento da catarata, e o veterinário irá certificar que o gato está saudável antes de o operar.

Esta cirurgia deve ser realizada por um veterinário especializado em oftalmologia e o seu elevado custo faz com que muitos donos decidam que não é necessário uma vez que os seus gatos se conseguem adaptar ao seu ambiente inclusive com sua perda de visão. Efetivamente os nossos amigos felinos utilizam o seu olfato para a maioria das suas atividades, e não têm originalmente muito boa visão. Ainda assim, para a sua segurança e bem-estar os gatos com perda parcial ou total de visão deveriam ser mantidos dentro de casa.

Se um dono decidir não operar o seu gato da sua catarata deveria assegurar um seguimento frequente pelo veterinário para vigiar a progressão da catarata.

Ao perder a visão, chega a certo ponto que o gato pode sofrer de dor, e então aí pode ser melhor remover cirurgicamente o olho afetado para evitar que o nosso amigo de quatro patas tenha dores desnecessárias.

Para além destes conselhos, no PeritoAnimal temos outras recomendações que lhe podem interessar como limpar os olhos de um gato, remédios caseiros para a gripe em gatos e como cortar as unhas a um gato.

Não se esqueça de comentar se tiver conselhos ou recomendações para os outros leitores que também tenham um gato com cataratas

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cataratas nos gatos - Sintomas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.