Caspa em gatos: causas e soluções

Caspa em gatos: causas e soluções

Tal como acontece com os humanos os gatos podem apresentar caspa, ou seja, pequenos pontos brancos na pelagem. Esse pontinhos são pele morta, indicam um problema de secura no couro cabeludo e podem provocar coceira.

Diferentes motivos podem ser os causadores da caspa em gatos, por isso é importante determinar a origem para aplicar o tratamento adequado. Não é um problema grave, por isso não se alarme e continue lendo. Nesse artigo do PeritoAnimal, explicamos as principais causas de caspa em gatos e quais são as soluções indicadas.

O que é caspa?

A caspa nada mais é do que pele morta do couro cabeludo que se desprende e fica presa ao couro cabeludo ou cai. As células da pele se renovam de forma natural, mas em determinadas ocasiões algumas doenças ou problemas podem provocar excesso de caspa.

É normal que, as vezes, você observe pequenos pontos brancos de caspa na pelagem do seu gato. Elas deveriam sair naturalmente com as sessões habituais de escovação do pelo. É importante manter a pelagem e a pele do seu gato o mais saudável e cuidada possível.

Quando é possível notar vermelhidão na pele, o gato se coça em excesso e as escamas de caspa são mais evidentes. Os gatos podem provocar feridas ao se coçarem se a pele estiver muito delicada. Por isso, é necessário eliminar o problema o quanto antes para evitar complicações.

Causas de caspa em gatos

Diferentes situações podem provocar o aparecimento de caspa em gatos, como por exemplo:

Obesidade

O sobrepeso pode fazer com que o seu gato não consiga se limpar e se lamber facilmente, pois a obesidade pode limitar o movimento dele deixando certas regiões do corpo mais secas, favorecendo assim o aparecimento da caspa. Para evitar a obesidade em gatos, é importante que o seu pet mantenha atividades físicas constantes e uma boa alimentação.

Dieta inadequada

Uma dieta com carências alimentares pode provocar problemas na pele do gato. Você deve evitar rações comerciais de baixa qualidade, pois a falta de Omega 3 resseca a pele e pode provocar o aparecimento da caspa.

É importante oferecer ao seu gato uma boa alimentação, escolhendo uma ração de qualidade, ou oferecendo comida caseira feita especialmente para o seu bichano, assim como uma boa hidratação.

A deficiência de Omega 3 pode ser corrigida se você oferecer óleo de peixe ou suplementos vitamínicos na dieta do seu gato. Para isso, você deve consultar um médico veterinário de confiança.

Pele seca

Viver em um ambiente muito seco e com baixa umidade pode provocar o ressecamento da pele do seu gato. Isso pode ser corrigido colocando um umidificador em casa para aumentar o nível de umidade no ar.

Além disso, o sol intenso pode produzir queimaduras na pele, por isso é importante evitar a exposição prolongada.

Alergias

As alergias produzidas por alimentos ou condições ambientais provocadas por problemas na pele, podem causar a produção de caspa. Se você quer conhecer mais sobre a alergia em gatos, confira esse artigo.

Ácaros

A presença de ácaros, conhecidos como Cheyletiella ou "caspa ambulante", pode simular a presença caspa no gato. Na verdade, são pequenos parasitas que se alimentam da pele do seu pet. É muito contagiosa entre gatos, por isso é importante eliminá-la o quanto antes.

O veterinário recomendará uma loção ou shampoo que eliminará a infestação de ácaros. Você também deve limpar a caminha do gato e as zonas em que ele gosta de dormir. Por se tratarem de parasitas, é fundamental eliminar qualquer resto para que não voltem a se reproduzir. Saiba mais sobre ácaros em gatos nesse outro artigo.

Estresse

Os gatos são muito suscetíveis ao estresse e às mudanças. Além disso, cada gato é afetado de forma diferente. Para reduzir o estresse em gatos, você deve enriquecer o ambiente, proporcionar exercícios físicos e uma alimentação saudável.

Doenças que podem provocar caspa em gatos

Algumas doenças, inicialmente, podem ser confundidas com a caspa. Normalmente, essas doenças apresentam outros sintomas como pele irritada e fortes coceiras. Se você está se preocupando por ver o seu gato com caspa, essas podem ser as origens clínicas:

Dermatite

Os gatos podem sofrer de um tipo de dermatite que pode ser confundido com caspa. Costuma ser provocada pela presença de algum alérgeno no ambiente ou pelo contato direto com algum produto irritante e causa erupções cutâneas e crostas na pele do pet.

Micose

A micose é uma doença cutânea produzida por fungos. Causa perda de pelo, resseca a pele e provoca o apareciment de caspa. É uma doença muito grave e contagiosa, tanto para animais como para humanos. Os gatos com Cheyletiella ou "caspa ambulante" são mais propensos a contrair essa doença.

Tratamento para caspa em gatos

O problema de caspa leve pode ser tratado facilmente com shampoos ou loções específicas para gatos. Nunca utilize produtos humanos, mesmo que sejam anti-caspa. É fundamental determinar a causa para tratar a caspa de forma correta. Para isso, você deve levar o seu gato ao veterinário, fazer os exames necessários e descartar assim as possíveis doenças, assim como a presença de ácaros ou outras infestações. Consulte se a alimentação do seu gato é a mais adequada ou se precisa ser alterada.

Se o seu gato não está acostumado com o banho, pode ser complicado banhá-lo pela primeira vez. Além disso, você deve eliminar todo o resto de shampoo para evitar irritações. Por isso, é recomendável banhar o sue pet desde pequeno, acostumá-lo às brincadeiras e fazer com que esteja confortável com a água. Se o seu gato é idoso ou muito resmungão e você não se sente à vontade para dar banho nele, uma boa alternativa são as toalhinhas higiênicas para gatos.

Lembre-se de realizar escovações periódicas para eliminar o pelo morto e manter a pelagem limpa e saudável. Escolha a melhor escova para seu gato e acostume-o à atividade. Se o seu gato estiver com a pele irritada e sensível, escove com cuidado e sem pressionar muito. Além disso, existem alguns remédios caseiros que ajudam a combater a caspa em gatos, confira as indicações nesse outro artigo.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Caspa em gatos: causas e soluções, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.