Carne crua para cachorro faz mal?

Carne crua para cachorro faz mal?

Pode ser que muitos não se lembrem, talvez por serem jovens, mas a ração para cachorros nem sempre existiu. Como era possível então que sobrevivesse e se alimentassem adequadamente? Sem dúvida o único caminho era seguir uma alimentação caseira.

Muitas pessoas começaram a apostar nas receitas naturais (ração verde), por isso o grande sucesso da dieta BARF para cães, que em português é conhecida como dieta ACBA (Alimentação Crua Biologicamente Adequada), a qual defende parte do que vamos expor na sequência deste artigo. Ainda tem dúvidas sobre se a carne crua para cachorro faz mal? Esclareça todas suas dúvidas neste artigo de Perito Animal.

Carne crua ou cozida para cachorros?

No mundo da nutrição canina é possível encontrar uma infinidade de estudos e opiniões. Alguns são contrários à alimentação crua pela possível presença de parasitas e patógenos, enquanto outros rechaçam que se cozinhe por provocar a perda de enzimas, probióticos naturais e vitaminas. O que está certo disso tudo? Qual a melhor opção?

O processo de domesticação que o cão sofreu mudou alguns aspectos de sua fisiologia digestiva, assim como outras estruturas, por isso que, neste ponta da história, as diferenças entre cães e lobos, parentes próximos, sejam tão óbvias.

Embora o cachorro se tenha tornado num animal omnívoro e capaz de digerir alimentos que o seu ancestral lobo não é capaz, a carne crua não faz mal para o cachorro porque se adapta perfeitamente a seu organismo:

  • Os dentes têm força suficiente para rascar a carne.
  • O estômago, pequeno e musculoso, é preparado para a digestão da carne.
  • O intestino é curto, o que evita a putrefação da carne durante a digestão.
  • Os sucos digestivos do cão, assim como sua saliva são capazes de assimilar a proteína da carne.

O sistema digestivo do cachorro está preparado para digerir sem problemas a carne, de preferência crua, que é como a consumiria no meio natural. Também devemos assinalar algumas lendas como "a carne crua deixa o cachorro mais agressivo" são totalmente falsas.

No entanto, como comentamos no princípio, existem possíveis parasitas e patógenos que podem ser encontrados na carne crua, o que torna imperativo buscar alimentos que tenha sua qualidade certificada. De qualquer forma, para assegurar totalmente que nosso cachorro não contraia infecções por salmonela, E.coli o triquinoses, por exemplo, podemos congelar a carne ou passá-la levemente na chapa antes de servir. O tutor tem a opção de escolher servir totalmente crua, para um melhor aporte nutricional, ou ligeiramente cozida, para evitar problemas de saúde. É questão de escolha pessoal.

Finalmente destacamos que, no final, será o próprio cachorro que escolherá comer um produto ou outro. Enquanto alguns cães salivam ao ver um pedaço de carne crua, outros la rechaçam com evidente cara de desprezo, o que ocorre em raças pequenas e cachorros idosos, ou nos que não se acostumaram a este tipo de alimento desde filhotes.

Carne crua para cão é boa?

Embora o cachorro não deva se alimentar unicamente de carne, o ideal é que a carne seja o alimento de maior presença em sua dieta. Como mencionamos na seção anterior, o cachorro tem um estômago pequeno e por isso as refeições não devem ser grandes e devem repetir-se três vezes ao dia.

Na dieta canina, a proporção de carde deve ser de cerca de 75% do total da porção, e, ao contrário do senso comum, as vísceras não são boas pois geralmente estão muito intoxicadas. Por exemplo, todas as medicações que se dão a uma vaca são metabolizadas em seu fígado, o que leva a que este órgão acumule resíduos que não são benéficos para o cachorro.

Tipos de carne crua para o cachorro?

É conveniente brindar nosso cão com sobras de carne magra, preferencialmente de ovelha, cabra ou vaca, entretanto, quando falamos de cachorros de pequeno porte, o que mais se recomenda seja a carne de coelho e de ave.

Sabemos que dar carne crua diariamente a um cachorro pode supor um impacto econômico significativo para algumas famílias, mas estamos falando de sobras de carne magra, as quais são adequadas, o cão não necessita de mais e têm preço acessível nos açougues.

Como dar carne crua ao cachorro?

Sempre é preferível que a carne esteja fresca, mas não é imprescindível, podemos apostar na carne congelada, uma opção mais econômica. No entanto, caso optemos por esse produto, devemos ser prevenidos e deixar que a carne se descongele completamente e à temperatura ambiente. de forma que suas propriedades não sejam afetadas.

Não é necessário moer a carne, apenas cortá-la em pedaços, lembre que seu cachorro está preparado para comê-la assim. Se quiser melhorar a saúde de seu cão, não hesite em experimentar uma alimentação baseada principalmente em carne crua.

Lembre-se também que os cachorros digerem sem problemas a carne e os ossos crus, no entanto, não são capazes de assimilar os nutrientes dos vegetais que não tenham passado por um processo de cocção o pré-digestão.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Carne crua para cachorro faz mal?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.