Câncer em gatos - tipos, sintomas e tratamento

Câncer em gatos - tipos, sintomas e tratamento

Quando falamos de câncer nos gatos estamos nos referindo a um conjunto de doenças que provocam a divisão descontrolada de células em distintas partes do corpo, provocando, na maioria dos casos, a aparição de um tumor. Devido a uma melhor qualidade de vida dos gatos domésticos, o que implica uma maior longevidade, são cada vez mais frequentes os casos de câncer em gatos.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos explicar para você tudo o que precisa saber sobre o câncer em gatos, repassando os distintos tipos de câncer que existem, os sintomas mais frequentes, os métodos de diagnóstico e os diferentes tratamentos.

O câncer nos gatos

O câncer é um termo que se utiliza para descrever um conjunto de doenças. Todas elas têm em comum que as células de determinadas partes do corpo crescem e se dividem sem descontroladamente, o que provoca uma expansão dos tecido ao redor. Alguns tipos de câncer formam umas protuberâncias que conhecemos como "tumores" ou "neoplasias" que na realidade são uma acumulação de células. Outros, como a leucemia (câncer no sangue) não forma tumores sólidos.

Existem vários tipos de neoplasias, como as comumente conhecidas por tumores "benignos" que são as que não invadem tecidos e não se disseminam a outras partes do corpo. Por outro lado, encontramos os tumores "malignos", aqueles que se estendem pelo organismo, formando o que se conhece como "metástases".

Nem sempre é possível conhecer as causas que provocam o câncer em gatos, mas as mais comuns são:

  • Predisposição genética
  • Exposição a determinados fatores como fumos e toxinas ambientais
  • Infeções virais

Câncer de mama em gatos, linfoma em gatos e outros tipos de câncer

Infelizmente, existe uma grande variedade de tipos de câncer que podem afetar os nossos felinos. Por isso, vamos te dar alguns exemplos dos tipos de câncer mais comuns em gatos e as suas características:

  • Linfoma: o câncer linfoma em gatos é um dos mais frequentes e tem origem nos linfócitos, ou seja no sangue, na medula óssea, nos gânglios ou tecidos linfáticos. Pode aparecer em qualquer lugar ou em vários ao mesmo tempo. O aparecimento deste câncer está fortemente associado à infeção pelo vírus da leucemia felina e o vírus da imunodeficiência felina.
  • Carcinoma das células escamosas: este tipo de câncer afeta a derme e pode passar despercebido na sua fase inicial, sendo confundido com uma ferida que não acabou de se curar. Costuma afetar o nariz, as orelhas e não é habitual existirem metástases pelo resto do corpo.
  • Carcinoma mamário: o câncer de mama em gatos é frequente nas fêmeas não castradas, embora também possa ocorrer em fêmeas castradas e em machos. Geralmente manifesta-se através de nódulos numa ou várias glândulas mamárias.
  • Adenocarcinoma intestinal: o câncer intestinal em gatos pode afetar o intestino grosso e o delgado, invadindo o intestino de uma forma extensa e rápida. É comum surgirem sinais clínicos como a perda de apetite, perda de peso, vômitos e diarreias.
  • Sarcoma dos tecidos moles: também conhecido como fibrossarcoma, este tipo de câncer tem origem nos fibroblastos, geralmente debaixo da pele. Podem ser observados nódulos firmes que aumentam de tamanho.
  • Osteossarcoma: este tipo de câncer dos ossos em gatos é bastante comum. Os sintomas mais comuns são os sinais evidentes de dor, dificuldade em caminhar e fraturas.
  • Mastocitoma: tem origem nos mastócitos, células que encontramos por todo o corpo. Pode se apresentar numa única massa ou em forma de múltiplos nódulos, por vezes acompanhado de uma úlcera.

Sintomas de câncer em gatos

Como você leu, existem diferentes tipos de câncer em gatos, que podem afetar diferentes tecidos do organismo, o que provoca sinais clínicos muito distintos entre si e difíceis de reconhecer. Para além disso, numa fase inicial, o câncer pode se desenvolver de uma forma lenta, causando uma sintomatologia semelhante à de outras doenças, o que torna difícil detectar de uma forma rápida esta doença. A idade está relacionada com este problema, sendo que os gatos mais idosos estão mais predispostos a sofrer de câncer.

Os sintomas de câncer em gatos mais comuns são:

  • Aparecimento de caroços no corpo;
  • Sangramento;
  • Feridas que não cicatrizam;
  • Ulceras;
  • Mau hálito;
  • Dificuldade em comer;
  • Salivação intermitente ou continua;
  • Coxear;
  • Roncos e tosse;
  • Ruídos respiratórios;
  • Vômitos e diarreia;
  • Icterícia;
  • Distensão abdominal;
  • Debilidade;
  • Perda de apetite;
  • Perda de peso;
  • Depressão.


Se o seu gato apresenta um ou mais dos sinais clínicos mencionados, é aconselhável visitar de forma urgente o seu médico veterinário de confiança, já que quanto mais depressa for diagnosticado o problema, melhor será o prognóstico do seu felino.

Como diagnosticar câncer em gatos

Perante a suspeita de que o seu gato possa ter câncer, o mais recomendável é dirigir-se ao centro veterinário para realizar as diferentes provas de diagnóstico. É importante destacar que o exame físico nem sempre é suficiente para diagnosticar uma doença, pelo que veterinário poderá ter de recorrer a diferentes métodos.

É comum a realização de uma ecografia, uma análise sanguínea e um raio x para determinar a localização e extensão do tumor. Para a confirmação do diagnóstico é essencial analisar o tecido afetado, através de uma biópsia, ou seja, uma extração do tecido e posterior análise microscópica. Dependendo do tipo de câncer e da sua localização, pode ser necessário realizar provas mais complexas, como um eletrocardiograma, ressonância magnética ou um TAC.

Câncer em gatos tem cura?

Embora dependa de diversos fatores, o câncer nos gatos pode ser tratado se for detectado de forma precoce e se forem feitos os tratamentos adequados. Um correto tratamento pode aumentar de forma significativa a esperança de vida do felino. Mesmo assim, é importante referir que nem todos os gatos respondem de forma positiva ao tratamento e inclusive, em alguns casos o veterinário pode optar por não tratar o animal, quando a qualidade de vida dele está comprometida, por exemplo. Em qualquer caso, deve ser o especialista a orientar e guiar você para a melhor decisão.

Os três tipos de tratamento de cancro em gatos mais comuns são:

  • Cirurgia: é o método mais utilizado na presença de câncer e pode ter diferentes objetivos. O seu veterinário irá decidir se é recomendável apostar na eliminação total do tumor, a eliminação parcial do tumor em combinação com um tratamento de quimioterapia ou radioterapia ou mesmo a eliminação do tumor com o único objetivo de melhorar a qualidade de vida do animal. A cirurgia evolve sempre alguns riscos para o gato e pode ser necessário o uso de analgésicos e outros cuidados pós-operatórios.
  • Radioterapia: nem todos os centros veterinários dispõem deste método de tratamento e o seu veterinário pode optar por encaminhá-lo para outro centro. Este método consiste em aplicar uma radiação externa no tumor, que têm a capacidade de matar as células tumorais, embora também algumas células saudáveis. é necessário fazer várias sessões e o tratamento costuma durar entre 3 a 5 semanas. Os efeitos secundários mais frequentes são os vômitos, as náuseas, a perda de pelo a irritação da pele, que podem controlar-se com o uso de medicação.
  • Quimioterapia: atualmente encontramos uma grande variedade de fármacos anticancerígenos que atuam atacando as células tumorais, quer seja em forma de comprimidos ou injeção. Os efeitos secundários da quimioterapia podem incluir a perda de pelo, a supressão da medula óssea ou a irritação gastrointestinal.

Os gatos que mantêm um tratamento contra o câncer precisam de cuidados especiais para manter a qualidade de vida deles. Pode ser útil anotar diariamente os sintomas e comportamento que mostre o felino, com o objetivo de ajudar o veterinário a adequar o tratamento.

Entre os cuidados destacamos uma alimentação de qualidade, assegurar zonas de conforto para o felino, o uso de medicação para a dor (analgesia), medicação para infeções bacterianas secundárias (antibióticos) e anti-inflamatórios.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Câncer em gatos - tipos, sintomas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças hereditárias.