Curiosidades do mundo animal

Como o camaleão muda de cor?

 
Aline Nunes
Por Aline Nunes. Atualizado: 11 maio 2020
Como o camaleão muda de cor?

Pequeno, pitoresco e muito habilidoso, o camaleão é a prova viva de que, no reino animal, não importa o tamanho para ser espetacular. Originário de África, está entre os seres mais fascinantes da Terra, devido aos seus grandes e delirantes olhos, que podem se mover independentemente uns dos outros, além da sua extraordinária habilidade de mudar de cor e se camuflar entre os diferentes ambientes da natureza. Se você quer saber como o camaleão muda de cor, não deixe de ler este artigo do Perito Animal.

Também lhe pode interessar: Animais que mudam de cor

Índice

  1. Os hábitos do camaleão
  2. É necessário que o camaleão mude de cor?
  3. Como o camaleão muda de cor
  4. Camaleão camuflado - um dos motivos para mudar de cor
  5. Os camaleões mudam de cor de acordo com o seu humor?
  6. Quantas cores o camaleão pode ter?

Os hábitos do camaleão

Antes de saber por quê os camaleões mudam a cor do seu corpo, é preciso conhecer um pouco mais sobre eles. O verdadeiro camaleão habita grande parte do continente africano, embora também seja possível encontrá-lo na Europa e em certas regiões da Ásia. Seu nome científico Chamaeleonidae engloba quase duzentas espécies diferentes de répteis.

O camaleão é um animal muito solitário que, geralmente, vive no topo das árvores sem qualquer grupo ou companheiros. Ele desce a solo firme somente quando é hora de encontrar um parceiro e se reproduzir. Em cima das árvores, alimenta-se principalmente de insetos como grilos, baratas e moscas, e também vermes. Este réptil apanha a sua presa usando um método bastante peculiar, que consiste em lançar a sua língua longa e pegajosa sobre as vítimas onde permanecem presas. A língua do camaleão pode atingir até três vezes o comprimento do seu corpo e ele realiza esse movimento tão rapidamente, apenas um décimo de segundo, tornando impossível escapar dele.

É necessário que o camaleão mude de cor?

É fácil adivinhar que essa capacidade surpreendente permite ao camaleão se adaptar a praticamente qualquer meio existente, protegendo-o de predadores enquanto se esconde dos olhos da sua presa. Como dissemos, os camaleões são nativos da África, embora também sejam encontrados em algumas áreas da Europa e da Ásia. Quando existem muitas espécies, elas são distribuídas por diferentes ecossistemas, sejam savanas, montanhas, selvas, estepes ou desertos, entre outros. Neste panorama, os camaleões conseguem se adaptar e chegar a qualquer tom encontrado no ambiente, protegendo-se e contribuindo para a sua sobrevivência.

Além disso, dentre as suas habilidades também está uma grande capacidade de saltar de uma árvore a outra, devido à força das suas pernas e cauda. Como se isso não bastasse, eles podem trocar a pele, assim como as cobras.

Como o camaleão muda de cor

Sabendo tudo isso, certamente você está se perguntando: "mas, como o camaleãoo mudam de cor?". A resposta é simples, eles têm células especiais, chamadas cromatóforos, que contêm certos pigmentos com os quais o camaleão pode alterar a sua cor dependendo da situação em que se encontra. Essas células estão localizadas na parte externa da pele e são distribuídas em três camadas:

  • Camada superior: contém pigmentos vermelhos e amarelos, especialmente visíveis quando o camaleão está em risco.
  • Camada intermediária: abriga principalmente os pigmentos brancos e azuis.
  • Camada inferior: contém pigmentos escuros como preto e marrom, que são normalmente manifestados dependendo das mudanças de temperatura no ambiente.
Como o camaleão muda de cor? - Como o camaleão muda de cor

Camaleão camuflado - um dos motivos para mudar de cor

Agora que você sabe como o camaleão muda de cor é hora de descobrir por quê ele faz isso. Obviamente, uma das principais razões é que esse artifício serve como um método de escape contra predadores. No entanto, também existem outras razões, tais como:

Mudanças de temperatura

Os camaleões mudam de cor dependendo da temperatura existente no ambiente. Por exemplo, para aproveitar melhor os raios solares, eles utilizam tons escuros, pois, absorvem melhor o calor. Da mesma forma, se o ambiente estiver frio, eles mudam a pele para cores mais claras, para resfriar o corpo e se proteger de climas adversos.

Proteção

A proteção e a camuflagem são as principais causas da sua mudança de cor, conseguindo se esconder de seus predadores, que geralmente são pássaros ou outros répteis. A capacidade de se camuflar com as cores oferecidas pela natureza parece não ter limites, não importa se são plantas, rochas ou terra, esses animais adaptam o seu corpo a tudo que lhes permita confundir as outras criaturas que representam um risco para a sua vida.

Leia o nosso artigo "Animais que se camuflam na natureza" e descubra outras espécies com essa capacidade.

Estados de ânimo

Esses pequenos répteis também mudam de cor dependendo do humor. Na próxima seção iremos nos aprofundar neste tópico e explicar, também, os diferentes tons que os camaleões podem adotar.

Os camaleões mudam de cor de acordo com o seu humor?

Não só os seres humanos possuem humor como também animais e, esta é outra razão pela qual os camaleões mudam de cor. Algumas pesquisas mostraram que dependendo do humor que eles estão em dado momento, adotam um certo padrão de cores.

Por exemplo, se os camaleões estão cortejando uma fêmea ou em uma situação perigosa, eles mostram um jogo de cores em que predominam as cores vivas, já quando estão relaxados e calmos, eles apresentam cores levemente suaves e mais naturais.

As cores do camaleão segundo o seu humor

O humor é extremamente importante para os camaleões quando mudam de cor, especialmente porque eles se comunicam com os seus pares dessa maneira. Contudo, de acordo com o seu humor, eles alternam as suas cores da seguinte maneira:

  • Estresse: em situações de estresse ou nervosismo, eles se pintam em tons escuros, como o preto e uma variada gama de marrons.
  • Agressividade: durante uma briga ou quando se sentem ameaçados por outros da mesma espécie, os camaleões mostram uma variedade de cores brilhantes, onde o vermelho e o amarelo predominam. Com isso, eles dizem ao adversário que estão dispostos a lutar.
  • Passividade: se um camaleão não está pronto para a luta, as cores mostradas são opacas, indicando ao seu adversário que ele não está procurando por problemas.
  • Acasalamento: quando a fêmea está pronta para o acasalamento, exibe cores brilhantes, usando especialmente o laranja. Os machos, por outro lado, tentam chamar a sua atenção usando um matiz arco-íris, mostrando as suas melhores roupas: vermelho, verde, roxo, amarelo ou azul são apresentados ao mesmo tempo. É, então, o momento em que o camaleão mostra com maior força a sua capacidade de mudar de cor.
  • Gravidez: quando a fêmea é fertilizada, ela altera o seu corpo para cores escuras, como o azul profundo, com poucas manchas de cores vivas. Desta maneira, indica aos outros camaleões que está nesse estado gestacional.
  • Felicidade: seja porque eles saíram vitoriosos de uma briga ou, porque se sentem confortáveis, quando os camaleões estão calmos e felizes, os tons verdes brilhantes são comuns. Este também é o tom dos machos dominantes.
  • Tristeza: um camaleão derrotado em uma briga, doente ou triste será opaco, cinza e castanho-claro.
Como o camaleão muda de cor? - Os camaleões mudam de cor de acordo com o seu humor?

Quantas cores o camaleão pode ter?

Como mencionamos, existem cerca de duzentas espécies de camaleões distribuídas pelo mundo. Agora, eles mudam de cor da mesma maneira? A resposta é negativa. Nem todos os camaleões são capazes de adotar todas as variedades de cores, isso depende muito das espécies e do ambiente em que elas se desenvolvem. Como se isso não bastasse, algumas espécies desse gênero nem sequer mudam de cor!

Algumas espécies, como o camaleão de Parson, só podem variar entre diferentes tons de cinza e azul prateado, enquanto outras, como o camaleão-de-jackson ou camaleão-de-três-chifres, ostentam uma gama de cerca de 10 a 15 tonalidades, formado com escalas de amarelo, azul, verde, vermelho, preto e branco.

Um terceiro tipo somente oscila em matizes de ocre, preto e marrom. Como você pode ver, estes são animais muito complexos!

Como o camaleão muda de cor? - Quantas cores o camaleão pode ter?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como o camaleão muda de cor?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como o camaleão muda de cor?