Calendário de vacinação para gatos

Calendário de vacinação para gatos

Se é dono de um gato ou vai adotar um, como dono responsável, deverá se informar sobre muitas coisas. Uma das mais importantes é a prevenção perante muitas doenças graves para eles. Esta prevenção é conseguida com a vacinação adequada.

Dependendo do local onde morar algumas vacinas poderão ser obrigatórias ou não e, a periodicidade também poderá variar. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal para se informar sobre o calendário de vacinação para gatos, assim irá certificar-se que a saúde do seu felino fica mais forte.

O que é e para que serve uma vacina?

As vacinas são substâncias criadas para ajudar o corpo a combater certas doenças. Estas substâncias costumam ser administradas por via subcutânea e contêm os antígenos necessários para criar os anticorpos no organismo do gato. Dependendo da doença que pretender combater, as vacinas podem conter fracções de vírus, microrganismos atenuados, etc. É com este leve contato com a doença, que o sistema imunológico do felino criará as defesas necessárias para lutar contra essa doença no caso de aparecer.

As vacinas que devem ser administradas aos gatos podem mudar na obrigatoriedade e periodicidade dependendo da zona geográfica em que se encontrar, pois pode acontecer que nessa zona existam doenças endêmicas concretas e que outras estejam erradicadas. Por isso, é da nossa obrigação como cidadãos dessa zona e como donos responsáveis do nosso pet, informarmo-nos de que vacinas são obrigatórias e com que frequência devem ser administradas ao nosso gato. É tão simples como ir ao veterinário e pedir-lhe que nos informe sobre o calendário de vacinação que deveremos seguir, uma vez que além das obrigatórias por lei, é provável que nos recomende alguma vacina voluntária por ser realmente importante para a saúde do nosso companheiro.

É necessário que antes de vacinar o seu gato se certifique que se encontra desparasitado, com boa saúde e que o seu sistema imunológico esteja suficientemente maduro, uma vez que esta é a única forma da vacina atuar e ser eficaz.

Como pode ver é realmente importante vacinar o seu pet e, por este motivo no PeritoAnimal recomendamos que o vacine todos os anos, embora lhe possa parecer desnecessário, na realidade é algo fundamental e vital tanto para a saúde do seu felino como para a sua, pois existem algumas zoonoses que podem ser evitadas com uma simples vacinação.

Infelizmente, não vacinar os gatos, é um dos erros mais comuns dos tutores de gatos.

A partir de que idade deve vacinar o seu gato?

O mais importante é saber que deve esperar mais ou menos até à idade do desmame, uma vez que é fundamental que o seu gato já tenha o sistema imunológico um pouco maduro. Enquanto os filhotes estão no útero da mãe e enquanto são lactantes, parte das defesas imunológicas da mãe são passadas para os filhotes e assim estão protegidos durante um tempo enquanto criam o seu próprio sistema de defesas. Esta imunidade que a mãe lhes transmite começa a desaparecer entre as 5 e as 7 semanas de vida. Por isso, o momento ideal para vacinar pela primeira vez o seu gato são os 2 meses de vida.

É muito importante que enquanto o seu gato não tiver a primeira vacinação completa, não saía para o exterior nem interaja com gatos que estejam de passagem pelo seu jardim. Isto porque não tem a certeza do nível de defesas que pode ter neste lapso de tempo, entre o qual se vai esgotando a imunidade adquirida da sua mãe e que a primeira vacinação tenha efeito completo.

Calendário de vacinas

À exceção da vacina da raiva, não existem outras vacinas obrigatórias por lei para os felinos domésticos. Por isso, deverá seguir o calendário de vacinação que o veterinário recomendar dependendo da zona em que viver e alguns aspetos da saúde do seu gato.

É fundamental que antes de ser vacinado, o seu gato realize um teste de doenças como a leucemia felina e a imunodeficiência felina.

De qualquer forma, apresentamos-lhe de seguir um calendário básico que se costuma seguir para a vacinação de gatos:

  • 1,5 meses: Deve desparasitar o seu gato para que a vacinação primária seja mais para a frente. Saiba mais sobre a desparasitação em gatos no nosso artigo.
  • 2 meses: Teste de leucemia e imunodeficiência. Primeira dose de trivalente, esta vacina contém a vacina contra a panleucopenia, o calicivírus e a rinotraqueite.
  • 2,5 meses: Primeira dose da vacina contra a leucemia felina.
  • 3 meses: Reforço da vacina trivalente.
  • 3,5 meses: Reforço da vacina da leucemia.
  • 4 meses: Primeira vacina contra a raiva.
  • Anualmente: A partir daqui, deverá ser administrada uma vacina anual de cada uma das anteriormente administradas, pois os efeitos devem se manter ativos uma vez que com o tempo diminuem e perdem-se. Por isso, deve vacinar o seu gato uma vez por ano com a vacina trivalente, a vacina contra a leucemia e a vacina contra a raiva.

Outras informações sobre as vacinas para gatos

É muito importante para a saúde do seu gato que o vacine anualmente, mas é ainda mais importante para os gatos que saem à rua e entram em contato com outros gatos, dos quais muitas vezes desconhecemos o seu estado de saúde.

A vacina trivalente protege contra duas das doenças respiratórias mais comuns nos gatos, a rinotraqueite felina e a calicivirose felina, além disso a trivalente também contém a vacina contra uma das doenças que atacam o sistema digestivo e sanguíneo de forma mais grave, a panleucopenia felina. A vacina contra a leucemia é essencial para a saúde do gato, pois se contrair esta doença é muito complicado e, muitas vezes leva à morte do animal.

É essencial dar a vacina da raiva ao seu gato, pois ao se tratar de uma zoonose muito grave, quer dizer que esta doença também se transmite aos humanos, por isso é realmente aconselhável que vacine contra a raiva os gatos que saírem para a rua.

Existem outras vacinas para os felinos domésticos como a vacina contra a peritonite infecciosa felina e vacina para a clamidiose.

Por fim, se vai viajar com o seu gato para outra zona do mundo, é muito importante que se informe se existem vacinas obrigatórias para os gatos no país para o qual viajar, como costuma acontecer com a vacina para a raiva, além de se informar das doenças vacináveis que são endêmicas da zona.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Calendário de vacinação para gatos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Vacinação.