Partilhar

Cachorros que parecem lobos: 10 raças

Por Aline Nunes. Atualizado: 13 agosto 2018
Cachorros que parecem lobos: 10 raças

Ver fichas de  Cachorros

Muitas pessoas acreditam que os cachorros se parecem com lobos por descenderem diretamente deles, no entanto, alguns estudos começam a mostrar que realmente o cão não descende do lobo como se acreditava. Ainda assim, ambos animais pertencem ao gênero Canis (como chacais, coiotes ou dingos), por isso não é de estranhar que eles sejam tão semelhantes fisicamente.

Se você ama os lobos, os cães ou os cães que se parecem com lobos, você veio ao lugar certo! Neste artigo do Perito Animal reunimos 10 raças de cachorros que parecem lobos. Você quer conhecê-las? Então, se prepare. Algumas são de tirar o fôlego!

Também lhe pode interessar: Cachorros que parecem urso – TOP 20!

Cão-lobo

O cão lobo é um híbrido de lobos e cachorros que vários criadores estão cruzando em diferentes áreas do mundo. A carga genética de lobo é subdividida em 3 níveis:

  • LC. Nível genético entre 1% e 49%.
  • MC. Nível genético entre 50% e 75%.
  • HC. Nível genético maior que 75%.

Os especialistas debatem sobre este híbrido e se ele deve ou não ser considerado um cão. Em muitos países, a sua posse é proibida. De qualquer forma, nesse animal coincidem as semelhanças físicas com o lobo, devido a sua alta carga genética.

Nos Estados Unidos, estima-se que existam entre 300.000 e 500.000 lobos convivendo como animal de estimação. Contudo, foram detectadas inúmeras fraudes e existem exemplares que de lobo só têm mesmo a aparência. Existem estados que limitam a sua carga genética.

Os cães-lobo genuínos são animais incrivelmente saudáveis. O seu comportamento tende a ser similar ao comportamento dos lobos, mais que dos cães. Geralmente eles rosnam ou uivam em vez de latir.

Cachorros que parecem lobos: 10 raças - Cão-lobo

Tamaska

O Tamaska é um verdadeiro lobo que alguns de seus criadores (nem todos eles) criam em um ambiente familiar para socializar melhor os espécimes. Segundo os criadores, esses animais são muito longevos, dada a sua pureza genética, eles asseguram que a vida média de um tamaskan é de 15 a 20 anos.

As origens do tamaska genuíno vêm da Finlândia, dando início aos primeiros exemplares de um cruzamento entre o husky siberiano e o malamute do Alasca. Posteriormente, alguns criadores aumentaram a genética (de lobo) do cão nas gerações seguintes.

A aparência do tamaska é impressionante, dada a sua enorme aparência de lobo. Originalmente, era considerado um cão de trabalho muito usado para puxar trenós. As fêmeas são menores que os machos. Medem entre 60 cm e 70 cm até a altura da cruz e pesam entre 25 e 40 kg.

Cachorros que parecem lobos: 10 raças - Tamaska

Malamute do Alasca

O malamute do Alasca é uma antiga raça canina que os Inuítes criaram como cão de tiro e de carga. São cães extraordinariamente fortes, pois, podem carregar até 20 kg por vários quilômetros (praticamente metade do próprio peso).

A sua expectativa de vida é de 10 ou 12 anos. Os machos medem até 66 cm na altura da cruz e as fêmeas 61 cm, o seu peso pode chegar a 45 kg e as fêmeas a 38 kg.

O malamute do Alasca é um cachorro que se parece com um lobo de um jeito fiel e espetacular. A sua pelagem é muito especial e requer cuidados específicos, curiosamente, não perde volume ainda que se molhe.

Cachorros que parecem lobos: 10 raças - Malamute do Alasca

Husky siberiano

O husky siberiano é um cão grande, porem, é menor que o malamute do Alasca. Os machos chegam a medir 60 cm até a cruz e as fêmeas medem até 56 cm e os pesos respectivos são de até 27 kg e 23 kg. A expectativa de vida do husky é de 12 a 14 anos. A sua pelagem requer uma escovação constante para eliminar pelos mortos.

É um cão gregário de pastoreio que não tolera bem a solidão. Ele é um animal muito carinhoso, ativo e cordial, e precisa de uma boa dose de exercício diário. A obediência não é a melhor das suas virtudes, algo que faz com que seja um dos cães que se parecem com lobos de um jeito mais fiel.

Cachorros que parecem lobos: 10 raças - Husky siberiano

Cão lobo checoslovaco

O cão lobo checoslovaco é o resultado de um experimento realizado em 1955 no qual se cruzou um pastor-alemão com lobas dos Cárpatos por várias gerações até alcançar um cão lobo bastante equilibrado. O resultado foi algumas classes de híbridos que se reproduziriam entre si.

Estes cães devem ser devidamente socializados com pessoas e outros animais de estimação desde uma idade muito jovem. A raça foi polida até que em 1982, o cão lobo checoslovaco foi reconhecido como um símbolo nacional da extinta República da Checoslováquia. Se não se socializam adequadamente, tendem a ser tímidos e desconfiados, com repentinas reações agressivas. É um animal muito hierárquico e, se não for bem socializado, pode ser problemático com animais de estimação menores.

O seu tamanho é grande, pois, medem até 65 cm os machos e 60 cm as fêmeas, com peso de 28 kg e 20 kg, respectivamente. A sua expectativa de vida é entre 13 e 16 anos, no entanto, com o passar dos anos, está propenso a displasia da anca, devido à genética proveniente do pastor-alemão.

Cachorros que parecem lobos: 10 raças - Cão lobo checoslovaco

Cachorro esquimó canadense

O cão esquimó canadense, também conhecido como qimmiq, é um cão grande que os Inuítes usam para puxar os seus trenós. É considerada a raça canina mais antiga da América do Norte. O Seu tamanho varia de 50 cm a 70 cm até a altura da cruz, sendo os machos maiores que as fêmeas. Pode pesar entre 20 e 40 kg, dependendo do sexo.

Esta raça está em regressão, devido ao uso moderno de snowmobiles no Ártico. Acontece, também, que eles estão sendo substituídos pelas raças malamute do Alasca e Husky Siberiano, que são mais velozes, contudo, menos resistentes. São uma das raças de cachorros que se parecem com lobos mais bonitas e fiéis.

Cachorros que parecem lobos: 10 raças - Cachorro esquimó canadense

Utonagan

O Utonagan é um impressionante cão de origem britânica. Ele é um híbrido entre 3 raças:

  • Malamute do Alasca
  • Pastor-alemão
  • Husky siberiano

Esse cão é inteligente, amigável, gentil e sociável. A sua expectativa de vida é de 10 a 15 anos. Pode atingir 76 cm de altura e pesar 42 kg e as fêmeas são menores.

Esse cachorro que parece lobo se dá bem com as crianças e é congenial com os outros animais de estimação, no entanto, ainda não é reconhecido como raça por nenhuma agência oficial.

Cachorros que parecem lobos: 10 raças - Utonagan
Fonte: dog-learn.com

Pastor alemão

Devido a sua inteligência, força, perseverança, obediência e disposição, o pastor-alemão é um dos cães mais populares do mundo. As linhas genéticas de trabalho do pastor-alemão são as mais utilizadas pelos bombeiros e pelas forças mundiais da ordem.

A expectativa de vida do pastor-alemão é de 9 a 13 anos e ele pode medir até 65 cm de altura e pesar até 40 kg. As fêmeas são menores. É um animal com grande apego à família e, especialmente, às crianças. Esse cão é um ótimo guardião e um dos cachorros que mais se parecem com lobos.

Cachorros que parecem lobos: 10 raças - Pastor alemão

Cão lobo de Saarloos

O Cão lobo de Saarloos é um cão imponente. Ele mede até 76 cm de altura e tem um peso de 45 kg, sendo que as fêmeas são menores.

Esta raça vem da Holanda e resultou de um cruzamento entre o pastor-alemão e o lobo europeu. Tem pernas muito longas e o seu manto é curto, tem um físico invejável. Em 1975, foi reconhecido como raça. É um cão alegre, curioso, confiante e independente.

Cachorros que parecem lobos: 10 raças - Cão lobo de Saarloos

Samoiedo

O samoiedo é um cachorro que parece lobo de origem russa. A função original dos cães samoiedos era pastorear as renas, puxar os trenós e manter os tutores aquecidos à noite, dormindo com eles.

O pelo do samoieda é denso e comprido. Os machos podem chegar a 60 cm e pesar até 32 kg. É uma raça muito antiga, se considera que existiram samoiedos há 3.000 anos.

O caráter do samoiedo é animado, brincalhão, amigável e sociável, porém alerta. Essas características o descartam como cão de guarda por sua afabilidade. No entanto, ele geralmente late muito quando percebe algum desconhecido que invade o seu território, para o qual ele é um bom vigia. Se for devidamente socializado, pode ser um bom cão de família e se dar bem com os outros animais de estimação. A sua expectativa de vida é de 12 ou 13 anos.

Cachorros que parecem lobos: 10 raças - Samoiedo

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorros que parecem lobos: 10 raças, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Comparações.

Escrever comentário sobre Cachorros que parecem lobos: 10 raças

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Hanna
esses são os meus eles num são uma gracinha

Cachorros que parecem lobos: 10 raças
Fonte: dog-learn.com
1 de 11
Cachorros que parecem lobos: 10 raças

Voltar ao topo da página