Partilhar

Cachorros potencialmente perigosos

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 13 março 2018
Cachorros potencialmente perigosos

Ver fichas de  Cachorros

Se a sua intenção é adotar um cachorro potencialmente perigoso é indispensável que verifique a legislação vigente no seu país para levar a cabo todos os procedimentos, caso contrário arrisca-se a uma coima ou inclusivamente a que lhe confisquem o seu animal.

No Perito Animal vamos mostrar-lhe todos os cachorros considerados potencialmente perigosos com uma lista completa e com fotografias para que possa apreciar conosco toda a beleza destas raças.

Pit bull terrier

O Pit bull terrier é sem dúvida um cão entusiasta, energético e obediente. Trata-se de um companheiro inteligente e protetor que gosta de passar o tempo rodeado de quem considera a sua família.

É ideal para pessoas jovens e ativas que gostem de praticar exercício e dedicar tempo ao seu animal de estimação de forma diária. E um cachorro de tamanho médio e por este motivo adapta-se perfeitamente a viver em um apartamento.

Está pensando em adotar um Pit bull terrier? Procure em primeiro lugar um nome adequado e informe-se também sobre as várias raças de cachorros pitbull.

Cachorros potencialmente perigosos - Pit bull terrier

Staffordshire bull terrier

O Staffordshire bull terrier ocupa o posto nº 7 de popularidade no seu país natal, Inglaterra, sendo um dos cachorros mais populares. Não é especialmente grande embora o seu porte seja musculoso e se destaque por isso.

Trata-se de um cão inteligente, curioso, leal e especialmente apegado aos seus familiares mais próximos. Destaca-se pela sua afetividade com crianças e pessoas em geral.

Cachorros potencialmente perigosos - Staffordshire bull terrier

Staffordshire terrier americano

O Staffordshire terrier americano é uma raça muito parecida fisicamente às duas anteriores, embora neste caso se possa observar um cachorro mais estilizado e de cara mais quadrada.

Tem um caráter tranquilo e obediente mas deve ser praticada a obediência desde tenra idade através de uma boa socialização. É um cachorro que precisa de afeto constante por parte de quem o adote.

Cachorros potencialmente perigosos - Staffordshire terrier americano

Rottweiler

O Rottweiler é um cachorro de grande porte tal como de grande beleza. Regra geral podemos afirmar que se tratam de cachorros com um caráter bom e tranquilo, obediente aos seus proprietários.

Embora o seu aspeto escuro possa gerar hostilidade ou medo, trata-se sem dúvida de um cão inteligente e tímido que costuma esperar para ver a reação da sua família antes de se apresentar. De caráter reservado, o Rottweiler é tremendamente fiel e corajoso.

Embora se trate de um cachorro doce e afetuoso é necessário um proprietário experiente na conduta dos cachorros e nas suas necessidades de aprendizagem, socialização e obediência.

Cachorros potencialmente perigosos - Rottweiler

Dogo argentino

O Dogo argentino é sem dúvida um cão imponente devido ao seu grande tamanho, mas não se deve deixar enganar, tratam-se de cachorros bastante tranquilos e bons, geralmente utilizados como cães de busca, resgate e ajuda policial.

Depois de uma boa socialização o Dogo argentino é sem dúvida um cachorro doce, amável e aberto com todo o tipo de pessoas. Também costuma dar-se bem com outros cães e animais de estimação.

Cachorros potencialmente perigosos - Dogo argentino

Fila brasileiro

O Fila brasileiro é outro cachorro de tamanho e aspeto imponente, aqui no seu país natal temos o ditado "fiel como um fila" e é sem sombra de dúvidas outros dos cães mais fieis que existem.

Tem um temperamento tranquilo e reservado com os estranhos, prefere a companhia de quem conhece e respeita. No entanto, o fila é um cachorro que precisa de um dono experiente devido à sua força. a rapidez com que poderia proteger o seu dono é inigualável daí a necessidade de ter um dono muito experiente.

Cachorros potencialmente perigosos - Fila brasileiro

Tosa inu

O Tosa inu é um cão grande, elegante e bonito. De aspeto musculoso e porte atlético, fazendo com que tenha grandes necessidades de exercício, é também muito amável e sociável.

Um pouco teimoso requer também um proprietário experiente, mas sem dúvida que é um dos molossos mais apreciados no mundo inteiro pela sua valentia, bondade e trato com as crianças.

Cachorros potencialmente perigosos - Tosa inu

Akita inu

Fechamos a lista de cachorros potencialmente perigosos com o Akita inu, que é um dos cachorros orientais mais bonitos que conhecemos. Ficou famoso e conhecido depois da história de Hachiko, um cão fiel que dormia em uma estação esperando o seu dono voltar, que cativou todo o mundo. De fato, é uma boa sugestão ver o filme do Hachiko e Richard Gere.

O Akita é um cão venerado no Japão, o seu país natal. Neste país, ter um Akita inu supõe uma grande demonstração de respeito e veneração por quem os possui, deve ser uma pessoa com sensibilidade para comunicar com os cachorros. Trata-se de uma das raças mais fieis do mundo, o seu instinto protetor é incomensurável.

Este cachorro inteligente é cada vez mais popular em todo o mundo, embora o Akita tenha um caráter marcado e é muito independente.

Cachorros potencialmente perigosos - Akita inu

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorros potencialmente perigosos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de O que precisa saber.

Escrever comentário sobre Cachorros potencialmente perigosos

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Cachorros potencialmente perigosos
1 de 16
Cachorros potencialmente perigosos

Voltar ao topo da página