Partilhar

Cachorro tem noção de tempo?

Cachorro tem noção de tempo?

Ver fichas de  Cachorros

Muitas pessoas se perguntam se os cachorros têm noção do tempo, ou seja, se o cão vai sentir a falta dos donos ao estar ciente da sua ausência prolongada. Especialmente quando eles precisam estar ausentes por um considerável número de horas, por exemplo, quando saem para trabalhar fora de casa.

Neste artigo do Perito Animal, vamos compartilhar os dados disponíveis sobre a sensação de tempo que os cães parecem ter. Embora os nossos cães não usem relógios, eles não são alheios ao passar das horas. Continue lendo e descubra tudo sobre a noção do tempo dos cães.

Também lhe pode interessar: Os cachorros têm memória?

A sensação de tempo para os cachorros

A sequência de tempo, tal como conhecemos e usamos os seres humanos, é uma criação da nossa espécie. Contar o tempo em segundos, minutos, horas ou organizá-lo em semanas, meses e anos é uma estrutura estranha aos nossos cães, o que não significa que eles vivam completamente fora da temporalização, já que todos os organismos vivos são regidos pelos seus próprios ritmos circadianos.

Os ritmos circadianos nos cachorros

Os ritmos circadianos dirigem as atividades diárias com base nos cronogramas internos dos seres vivos. Assim, se observamos o nosso cão, veremos que ele repete as rotinas como o sono ou a alimentação, e essas ações serão executadas normalmente nas mesmas horas e durante o mesmo período. Portanto, com respeito a isso, os cães têm um sentido de tempo e já veremos como é a percepção do tempo nos cães nas seções seguintes.

Cachorro tem noção de tempo? - A sensação de tempo para os cachorros

Então, os cães estão cientes do tempo?

Às vezes, temos a sensação de que o nosso cachorro tem noção de tempo porque ele parece saber quando saímos ou chegamos a casa, como se tivesse a possibilidade de consultar um relógio. Porém, não prestamos atenção na linguagem que exibimos, independentemente da comunicação verbal.

Damos muita importância à linguagem, priorizamos tanto a comunicação por meio das palavras que não temos consciência de que produzimos constantemente uma comunicação não verbal, o que, é claro, os nossos cães coletam e interpretam. Eles, sem linguagem verbal, se relacionam com o ambiente e com os outros animais através de recursos, como o olfato ou a audição.

As rotinas que compartilhamos com os nossos cachorros

Quase sem perceber, repetimos ações e rotinas de horários. Nós nos preparamos para sair de casa, colocamos o agasalho, pegamos as chaves, etc., de modo que o nosso cão associa todas essas ações com a nossa saída e assim, sem dizer uma palavra, ele sabe que é hora da nossa partida. Mas, isso não explica como eles podem saber quando voltaremos para casa, como veremos nas seções seguintes.

Ansiedade de separação

A ansiedade da separação é um distúrbio comportamental que alguns cães manifestam geralmente quando estão sozinhos. Estes cães podem chorar, latir, uivar ou quebrar qualquer objeto enquanto seus cuidadores estiverem ausentes. Embora alguns cães com ansiedade comecem a exibir o comportamento assim que são deixados em paz, outros podem passar uma maior ou menor solidão sem manifestar a ansiedade e é somente após esse período que começam a sofrer o distúrbio.

Além disso, os profissionais que tratam do comportamento dos nossos cães, como os etólogos, podem definir os horários nos quais o cão está se acostumando progressivamente a passar mais tempo sozinho. Isso transmite a sensação de que os cães têm um sentido de tempo, já que alguns apresentam a característica sintomatológica da ansiedade de separação apenas quando passam muitas horas de solidão. Então, como os cães podem controlar o tempo? Responderemos na seguinte seção.

Cachorro tem noção de tempo? - Ansiedade de separação

A importância do olfato em cachorros e o conceito de tempo

Já falamos que os humanos baseiam a sua comunicação na linguagem falada, enquanto os cães possuem sentidos mais desenvolvidos, como o olfato ou a audição. É através deles que o cão captura as informações não verbais que emitimos sem perceber. Mas, se o cão não manipula o relógio e não o vê, como sabe que é hora de voltarmos para casa? Isso significa que os cães têm noção do tempo?

Para resolver esta questão, foi realizado um experimento em que se pretendia relacionar a percepção do tempo e do olfato. Concluiu-se que a ausência do cuidador fazia com que o cão percebesse que o seu cheiro na casa diminuía até chegar a um valor mínimo que o cachorro relacionava com a hora que o seu dono retornaria. Assim, o sentido do olfato, como também os ritmos circadianos e as rotinas estabelecidas nos permitem pensar que os cães estão cientes da passagem do tempo, embora a sua percepção não seja igual à nossa.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro tem noção de tempo?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre Cachorro tem noção de tempo?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Cachorro tem noção de tempo?
1 de 3
Cachorro tem noção de tempo?

Voltar ao topo da página