Cachorro tem dente de leite?

Cachorro tem dente de leite?

A idade de um cachorro pode ser determinada pelos seus dentes. Assim como acontece com os humanos, a dentição canina passa por uma série de transformações conforme ele se desenvolve. Quando são recém-nascidos não têm dentes, mas filhotinhos já apresentam alguns, característicos por serem mais fininhos e quadrados. Pode ser que ao acompanhar essa evolução enquanto seu peludo cresce você até tenha perdido a conta de quantos dentes ele tinha. E aí é normal que surja a dúvida: cachorro tem dente de leite? Preparamos esse post do PeritoAnimal 100% dedicado a esclarecer esse tipo de dúvida e as questões mais comuns relacionadas à dentição canina.

Cachorro tem dente de leite?

Sim, cachorro tem dente de leite, assim como os humanos. A maioria dos filhotes nasce sem dentes (alguns nascem com dois dentes semi-desenvolvidos) e é nessa fase que se alimentam exclusivamente do leite materno de sua progenitora. Não existe uma data predeterminada para o surgimentos dos dentes de leite do cachorro, no geral, podem começar a nascer a partir dos 15 a 21 dias de vida, quando eles começam a abir os olhos, ouvidos e a explorar o ambiente.

Com o passar das semanas vão surgindo caninos (2 superiores e 2 inferiores), 12 molares (6 inferiores e 6 superiores) e 12 pré-molares (6 inferiores e 6 superiores). Os primeiros a serem notados são os caninos e incisivos superiores de leite, seguidos pelos incisivos molares e inferiores.

Não é por acaso que esse desenvolvimento dos dentes de leite do cachorro acompanham a sua transição alimentar durante o desmame e adaptações fisiológicas. Ao final desse ciclo os filhotes já podem comer por conta própria e passam a comer alimentos sólidos

Repare que essa dentição se diferencia da definitiva pelo seu aspecto mais fino e quadrado. Os tutores podem e devem acompanhar esse crescimento para evitar qualquer problema antecipadamente, além de proporcionar as consultas veterinárias para checagem geral, realizar as desparasitações e seguir o calendário de vacinas.

É normal cair dente de cachorro filhote?

Sim, a nível cíclico cachorro troca de dente de uma maneira bem parecida com os humanos. Após a queda dos dentes de leite, nasce a dentição que acompanhará eles pelo resto da vida. Nessa fase o dente do cachorro nasce de novo dando lugar à dentadura definitiva.

Com quantos meses o cachorro troca os dentes?

Essa troca definitiva costuma começar lá pelos 4 meses de vida. Se você acompanha de perto esse desenvolvimento, pode notar que a partir dos 3 meses começa a ocorrer um desgaste os dentes de leite quando os incisivos centrais superiores e inferiores provavelmente ainda não nasceram (costumam ficar visíveis a partir dos 4 meses). Essa troca total dos dentes de leite pelas peças definitivas pode durar até os 9 meses de vida e até 1 ano em algumas raças.

Meu cachorro perdeu os dentes, o que fazer?

Como vimos, a troca dos dentes de leite no cachorro é um processo natural e exige pouca intervenção externa além da observação para ter certeza de que tudo está acontecendo normalmente. A troca dos dentes pode gerar algum desconforto ao filhote com dor e inflamação das gengivas. Nessa caso, você deve optar por brinquedos molezinhos e, se possível, resfriá-los para aliviar o inchaço. Evite ossos e alimentos duros.

Complicações

A complicação dental mais comum nessa fase é quando o dente de leite não cai sozinho e isso dificulta o desenvolvimento do dente definitivo, o sintoma costuma ser dor intensa e dificuldades em mastigar. A longo prazo isso pode comprometer a mordida e seu encaixe, deixando o cachorro com dente pra fora.

Caso você repare que passado o tempo esperado o cachorro não tenha desenvolvido essa dentição adequadamente, é muito importante acudir assistência veterinária já que uma pequena intervenção cirúrgica pode ser necessária.

Quantos dentes tem um cachorro?

Um filhote de cachorro com todos os dentes de leite desenvolvidos tem 28 dentes. Após a troca, a partir de 1 ano de idade, o esperado é que tenha 42 dentes na dentição permanente.

  • 28 dentes de leite;
  • 42 dentes na dentição permanente.

Cachorros idosos podem perder os dentes de maneira definitiva e nesse caso o dente do cachorro não nasce de novo. Será preciso uma consulta veterinária para avaliação e cuidados adequados.

O tártaro também deve ser tratado pois pode causar mau hálito e outros problemas dentais sérios, inclusive a perda dos dentes. No vídeo abaixo explicamos como combater o mau hálito canino e, consequentemente, o tártaro e placa bacteriana:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro tem dente de leite?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Prevenção.