Cachorro sorrindo: é possível?

Cachorro sorrindo: é possível?

Os cachorros são capazes de experimentar uma grande variedade de emoções, entre as quais está a alegria. Você que tem o prazer de conviver com um melhor amigo cachorro, sabe bem que, além de iluminar cada um dos seus dias, os cachorros também se mostram particularmente felizes em certas ocasiões, como quando vão passear, brincar com os tutores ou com outros cães, quando recebem carinho de pessoas que gostam, apreciam a comida favorita, entre outras coisas.

Mas afinal, cachorro sorrindo é possível? E caso o façam, por que cachorros sorriem? Eles têm seu próprio senso de humor? Neste artigo do PeritoAnimal, vamos tentar responder as perguntas mais frequentes sobre o sorriso canino, você não pode perder!

Cachorros têm sentimentos?

Afinal, os cachorros têm sentimentos? Para saber se os cachorros sorriem, primeiro você deve saber como os cachorros sentem as emoções, como a alegria, o amor e o medo. Graças aos avanços na ciência e tecnologia, é possível saber que os cachorros (assim como muitos outros mamíferos) sentem as emoções básicas de maneira semelhante aos humanos. Isso acontece principalmente porque os cachorros têm a mesma estrutura cerebral que os humanos e as emoções são "processadas" nas regiões profundas do cérebro que compõem o sistema límbico.

Em cachorros e humanos, as emoções são produzidas a partir da captação de estímulos, mas também estão relacionadas à memória. Esse processo de interpretação que torna possível sentir emoções de maneiras tão diferentes, como a alegria e medo, envolve não apenas a atividade neuronal no cérebro, como também leva à liberação de hormônios que produzem algumas alterações químicas no organismo.

Felizmente, a ciência também nos permitiu entender que os cachorros, ao sentir uma certa emoção, passam por mudanças químicas e hormonais muito semelhantes as dos humanos. Inclusive, o corpo dos cachorros produz a oxitocina, mais conhecida como o "hormônio do amor", e é por isso que os cães sentem amor pelos seus tutores e o expressam de maneiras diferentes em suas vidas diárias, principalmente por meio de sua incomparável lealdade.

Logicamente, ainda há muito a aprender sobre a mente e os sentimentos dos pets, e é por isso que aqui no PeritoAnimal estamos constantemente compartilhando novos artigos e curiosidades sobre os cachorros, gatos e outros animais. Mas, podemos afirmar que os cachorros têm emoções muito complexas, as vivem de uma forma semelhante a nós e isso quer dizer muito sobre o estilo de vida e o ambiente em que se desenvolvem.

Cachorro sorri?

Em geral, um tutor percebe o cachorro sorrindo e feliz quando eles fazem os enérgicos movimentos com o rabo. No entanto, os cachorros expressam alegria de várias formas através da linguagem corporal, o que inclui as posturas, expressões faciais, gestos e ações. E se você está se perguntando se o cachorro sorri, a resposta é: sim, cachorro sorri, embora não façam isso exatamente como os seres humanos.

Cachorro sorri, mas como?

Não foram poucos os especialistas que se dedicaram a estudar o cachorro sorrindo e as expressões corporais, isso fez com que fosse possível saber que um cachorro sorrindo geralmente fica com a boca aberta, relaxada e esticada para os lados, fazendo com que sua boca se curve ligeiramente e seu ângulo fique mais pronunciado. Geralmente, você consegue observar as orelhas para trás e relaxadas, a língua à vista e o rabo balançando. Os olhos ficam relaxados e podem se fechar como sinal desse relaxamento.

Embora seja possível ver os dentes pela abertura da boca, você pode notar claramente a diferença com um cachorro raivoso que mostra os dentes e adota uma postura defensiva. Ao experimentar uma emoção positiva como a alegria, logicamente, a linguagem corporal não deve incluir sinais de medo ou agressão. Um cachorro sorrindo, que está feliz, é um cachorro estável e confiante. Gosta de compartilhar as atividades que aprecia com seus tutores, familiares e amigos caninos.

É claro que a linguagem canina é muito complexa e cada cachorro é um indivíduo único, de modo que a maneira de sorrir pode variar de acordo com a personalidade, o estado de espírito, o ambiente e o contexto em que se encontra a cada momento de sua vida.

Cachorro dando risada: como soa?

Quando algo é engraçado o suficiente pra produzir gargalhadas, é comum que os humanos emitam um som característico que acompanha um sincero e prolongado sorriso. E, de acordo com um interessante estudo conduzido pela etóloga Patricia Simonet, da Universidade de Nevada (EUA), os cachorros também podem dar gargalhadas quando estão muito felizes.

Para ampliar o conhecimento disponível até então sobre o riso dos cachorros, a Dra. Simonet teve a grande ideia de gravar os sons emitidos pelos cachorros quando se encontravam e brincavam com outros cachorros nos parques. Ao ouvir e analisar as gravações, ela e uma equipe de pesquisadores descobriram que, enquanto os cachorros brincam, os sons ofegantes são muito específicos.

Quando um cachorro interage positivamente com outros cachorros e está feliz, ele emite um som entrecortado em meio à sua respiração ofegante. E imediatamente, seus interlocutores respondem, mostrando-se mais animados e dispostos a brincar, o que intensifica a sessão de brincadeiras entre esses cachorros. Segundo a Dra. Simonet, esse tipo de som seria a vocalização do riso canino, que para nós soaria como um "hhuh, hhuh", quando seu som peculiar é amplificado.

Além disso, eles reproduziram as gravações em alguns abrigos e refúgios, fazendo os cachorros que foram resgatados e estavam esperando uma família nesses lugares os ouvirem. A resposta a esse estímulo sonoro tem sido muito positiva, já que vários cachorros melhoraram o estado de ânimo, reduzindo os sintomas de estresse e nervosismo. Talvez seja por isso que os cachorros sempre conseguem contaminar as pessoas com sua alegria, melhorando o dia a dia dos tutores.

GIF: Cachorro sorrindo

Depois de ter entendido como os cachorros sorriem e como é o som que emitem quando estão felizes, chegou o momento de conferir uma série de gifs de cachorro sorrindo. Mas cuidado para não se apaixonar:

Cachorro sorrindo: meme

Por último, mas não menos importante, o PeritoAnimal preparou alguns memes com fotos de cachorro sorrindo para terminar esse artigo da melhor maneira possível, confira:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro sorrindo: é possível?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Simonet, O., M. Murphy, A. Lance. Laughing dog: Vocalizations of domestic dogs during play encounters. Animal Behavior Society conference. Corvallis, Oregon, 2001.
  • Susan Milius. Don't look now, but is that dog laughing? Science news, Volume 160, No. 4, July 28, 2001, p. 55.