menu
Partilhar

Cachorro sente saudade de seu tutor?

 
Por Maria Besteiros. 23 agosto 2021
Cachorro sente saudade de seu tutor?

Ver fichas de  Cachorros

Como tutor de um ou mais cães, você provavelmente já se fez esta pergunta: o cachorro sente saudade de seu tutor? Quando saímos de casa e os deixamos sozinhos, os levamos para uma hospedagem, mas também se os adotamos depois de terem sido abandonados ou de seu principal cuidador ter falecido, somos confrontados com situações em que nos sentiríamos tristes, com saudades de casa ou preocupados.

Sabendo quão empáticos os cães são, será que eles sentem o mesmo? Descobrimos neste artigo da PeritoAnimal.

O cachorro sente saudade de seu tutor quando fica sozinho?

Há muitos cães que, assim que são deixados sozinhos em casa, experimentam o que é conhecido como ansiedade de separação. Esta é uma condição caracterizada por uivos, choro, destrutividade, movimentos intestinais inadequados, etc. Mas ao invés de ser devido ao que, de uma perspectiva humana, entenderíamos como saudade, é um problema de gestão de separação que, como tal, pode ser resolvido com a ajuda de um especialista em comportamento canino ou etólogo.

Fora deste transtorno, os cachorros não contam o tempo da mesma forma que nós, embora eles internalizem suas rotinas, que na verdade são as nossas rotinas. Em outras palavras, o cachorro sente quando é hora de comer ou caminhar, mas se chegarmos atrasados, ele não sofrerá, pois se adaptará à situação. Os cachorros vivem o momento e têm a capacidade de aprender a viver todos os dias com o que têm.

E isso não é incompatível com o fato de que eles nos recebam com grande euforia toda vez que voltamos para casa. Não somos apenas seu maior ponto de referência, mas representamos o melhor de sua vida, ou seja, afeto, caminhadas, alimentação e, é claro, o companheirismo essencial para um animal tão sociável e social quanto um cachorro.

Cachorro sente saudade de seu tutor? - O cachorro sente saudade de seu tutor quando fica sozinho?

O que o cachorro sente quando eu o levo para uma hospedagem para cachorros?

Por outro lado, às vezes, especialmente quando vamos estar fora por vários dias, não deixamos o cachorros sozinho em casa, mas o levamos a um centro especializado onde ele é cuidado por profissionais da área canina. Pode ser um hotel para cachorro, creche ou outro tipo de hospedagem. Esses locais têm a vantagem de oferecer ao cachorro atenção o tempo todo, além de ser possível interagir com outros cães, se ele for sociável.

Alguns cuidadores ficam relutantes em deixar seu amigo de quatro patas em uma hospedagem para cachorro porque temem que o cão encare isso como abandono. A verdade é que, assim como quando ele é deixado sozinho em casa, o animal não acompanha o tempo como nós fazemos e, embora a princípio ele possa se sentir desorientado pela mudança, se ele for bem cuidado ele aproveitará ao máximo o momento. Em outras palavras, ele não passará seus dias pensando em sua casa ou em seu tutor.

Além disso, escolhendo uma boa hospedagem e mesmo levando o cão com antecedência para dar-lhe a oportunidade de conhecer o lugar e as pessoas antes de ficar por alguns dias, ajudaremos seu período de adaptação a ser mais rápido e bem-sucedido.

Cachorro sente saudade de seu tutor? - O que o cachorro sente quando eu o levo para uma hospedagem para cachorros?

O cachorro sente saudade de um tutor que faleceu?

O vínculo que um cachorro e seu tutor estabelecem pode ser bastante profundo. Se a morte de nosso companheiro peludo é um golpe duro para nós, não é incomoum que os cachorros passem por seu próprio luto. Além disso, é importante saber que eles são especialistas em ler nossa linguagem corporal. Isto significa que, embora não tenham testemunhado a morte ou não a entendam como tal, percebem que a família está sofrendo e que essa dor os atinge.

Não é apenas a morte de um tutor que pode entristecê-los. A ausência de um outro cachorro que era seu companheiro ou qualquer outro animal que os tenha acompanhado ao longo de suas vidas é uma razão para o cão perceber sua ausência. Um cachorro nesta situação pode perder o apetite, passar mais tempo deitado ou dormindo, implorar por afeto e atenção ou apresentar comportamento anormal. Pode também deitar-se no lugar preferido do ente querido desaparecido ou perto de objetos.

Mas, como indicamos na seção anterior, os cães são muito bons em se adaptar às circunstâncias. É por isso que, se estiverem em um ambiente com outras pessoas que cuidam deles e se preocupam com seu bem-estar durante estes tempos difíceis, eles geralmente conseguirão recuperar seu gosto pela vida.

Cachorro sente saudade de seu tutor? - O cachorro sente saudade de um tutor que faleceu?

O cachorro pode esquecer seu tutor?

Como já assinalamos, a estreita ligação que é estabelecida entre um cachorro e seu tutor é indiscutivelmente inquebrável. O cão o incorpora em sua memória de longo prazo, na qual seu tutor está associado a sentimentos positivos. A evocação da pessoa que não está mais conosco, por exemplo, mostrando-lhe uma peça de roupa com seu cheiro ou uma gravação de sua voz, ativa todas essas sensações que o cão guardou em sua memória, mesmo muito depois de sua morte.

Assim, um cachorro nunca esquecerá seu tutor falecido, mas pode se acostumar a desfrutar a vida sem ele se tiver a sorte de ter uma família que cuide de suas necessidades e de seu bem-estar.

Cachorro sente saudade de seu tutor? - O cachorro pode esquecer seu tutor?

Quanto tempo um cachorro demora para se acostumar com outro tutor?

Quando um cachorro é abandonado ou simplesmente retirado do local que ele reconhece como lar, independentemente de ter sido tratado melhor ou pior, seu mundo inteiro desmorona. Os cães precisam de previsibilidade, então se você se pergunta como um cachorro se sente quando muda de tutor, é fácil para ele mostrar sinais de tristeza em uma situação onde ele perdeu todo o controle e qualquer ponto de referência. Alguns cães podem até chegar a um estado de depressão.

De qualquer forma, o cachorro se sentirá deslocado e retomar o controle da situação levará mais ou menos tempo, dependendo tanto de suas circunstâncias quanto daquelas do novo ambiente em que chega. Portanto, nos casos em que sabemos que não há outra opção senão deixar o cachorro em outra casa, a mudança deve ser feita pouco a pouco para minimizar a desorientação do animal. Portanto, definir quanto tempo um cachorro demora para se acostumar com outro tutor é impossível, pois isso depende de uma série de fatores.

Não se deve esquecer que um cachorro que teve a infelicidade de cair em um ambiente hostil onde não teve a oportunidade de desenvolver um laço seguro, não foi capaz de socializar, não recebeu estímulo e, além disso, foi maltratado física ou psicologicamente, não só mostrará tristeza ou desorientação, mas também podemos encontrar um cachorro com sérios danos psicológicos que pode até precisar de ajuda profissional. Sem dúvida, sua nova família é melhor do que a antiga, mas ele precisa de tempo para voltar a confiar nas pessoas. Alguns podem demorar mais de um ano.

É por isso que não há um período de adaptação para todos, pois ele variará de acordo tanto com seu ponto de partida quanto com as características dos novos cuidadores. Em qualquer caso, é importante saber que mesmo os animais adotados em idade avançada ou com problemas de convívio podem se adaptar. Assim, adotar um cachorro permite que ele continue feliz ou, no caso de cães que foram maltratados, que finalmente tenham a vida que todo ser vivo merece.

E para saber se você está oferecendo essa oportunidade ao seu amigo de quatro patas, recomendamos a leitura deste artigo sobre as posições do cachorro que indicam que ele está feliz.

Cachorro sente saudade de seu tutor? - Quanto tempo um cachorro demora para se acostumar com outro tutor?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro sente saudade de seu tutor?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de O que precisa saber.

Bibliografia
  • Fogle, Bruce. 1999. Los Perros hablan sobre sus Dueños. Madrid. Ateles Editores.
  • Morris, Desmond. 1988. Observe a su perro. Barcelona. Plaza Janés.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Cachorro sente saudade de seu tutor?
1 de 6
Cachorro sente saudade de seu tutor?

Voltar ao topo da página