Partilhar
Partilhar em:

Cachorro pode ficar sozinho em casa o dia todo?

Cachorro pode ficar sozinho em casa o dia todo?

Ver fichas de  Cachorros

Tanto se estiver pensando em adotar um cachorro como se já vive com um destes maravilhosos animais de companhia, é normal que tenha com frequência muitas dúvidas, especialmente se compreende a grande responsabilidade que significa adotar um cachorro e cobrir todas as suas necessidades.

Se é apaixonado pelos cães, de certeza que sabe que são animais muito sociáveis, que gostam bastante da interação com a sua família humana e que são capazes de criar vínculos emocionais muito fortes.

O comportamento de um cachorro equilibrado faz com que muitas pessoas pensem que estes animais são os melhores pets, mas tendo em conta este agradável caráter, devemos fazer a seguinte pergunta: será que cachorro pode ficar sozinho em casa o dia todo? Neste artigo do PeritoAnimal vamos esclarecer-lhe esta dúvida.

O que é possível e o que é ideal

É possível que um cachorro permaneça sozinho em casa durante todo o dia? Esta situação pode ocorrer e infelizmente acontece muitas vezes, por isso devemos pensar se é adequado o cachorro ficar sozinho o dia todo ou não. Não, não é uma situação que seja benéfica para o cachorro, pois pode-lhe causar graves problemas de comportamento.

Muitos cachorros ganham um grande apego com a sua família humana e, quando ficam sozinhos em casa sofrem de ansiedade por separação, sentindo-se ameaçados e em perigo quando o seu dono se encontra fora de casa.

A ansiedade por separação pode e deve ser tratada quando ocorre de forma frequente perante separações que não são prolongadas, no entanto, deve se interpretar como uma resposta normal naqueles casos em que o cachorro permanece sozinho em casa durante toda a jornada.

Esta situação é compatível com as necessidades do cachorro?

Um cachorro que permaneça sozinho o dia todo no interior de casa (em casas que não contam com um espaço exterior), como se pode exercitar? Esta é uma das primeiras necessidades do cachorro que não são respeitadas quando ocorre esta situação.

Como referimos inicialmente, o cão é um animal muito sociável e precisa de interagir com humanos, mas se ao longo da jornada a sua família humana não se encontrar em casa, que tipo de interação pode ocorrer?

Isto leva o cachorro a um estado de estresse e frustração, que por fim pode ser canalizado através de comportamentos destrutivos, uma vez que esta será das poucas opções que o cachorro tem para gerir a sua energia. Por vezes, os comportamentos que aparecem são de índole obsessiva-compulsiva.

Um cachorro não será feliz nem gozará de um completo estado de bem-estar se permanecer sozinho em casa o dia todo.

Trata-se de uma situação que ocorre durante um período de tempo definido?

Os cachorros podem não se dar bem com as mudanças que ocorrem no seu ambiente, isto também acontece em várias situações com os seres humanos, no entanto, sabemos que a vida não é linear e que muitas vezes aparecem mudanças que devemos enfrentar da melhor forma possível.

Pode ser que o membro da família que permanecia mais tempo com o cachorro tenha saído durante uns dias para o exterior, também é possível que a jornada de trabalho sofra alterações ou que ocorra uma situação de saúde que precise de hospitalização de algum membro da família.

Estas situações não ocorrem de forma voluntária e devemos nos adaptar o melhor possível, neste caso devemos tentar também que o nosso cachorro se adapte bem à nova situação.

Para isso, não poupe em afeto, brincadeiras nem tempo ao regressar a casa, o seu cachorro precisa de saber que você continua disponível para ele. Tente sempre que outra pessoa possa ir a casa pelo menos uma vez durante o dia para levá-lo a passear e interagir com ele.

Em contrapartida, se a situação vai ser definitiva, deve saber que a melhor opção é procurar uma família para o acolher que possa satisfazer completamente as necessidades do cachorro.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro pode ficar sozinho em casa o dia todo?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de O que precisa saber.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Cachorro pode ficar sozinho em casa o dia todo?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Cachorro pode ficar sozinho em casa o dia todo?
1 de 4
Cachorro pode ficar sozinho em casa o dia todo?