Partilhar

Cachorro pode comer nozes?

 
Cachorro pode comer nozes?

Ver fichas de  Cachorros

Às vezes, os cachorros podem tentar chamar sua atenção para ganhar um pedaço da sua comida, mas ceder nem sempre é uma boa ideia. Embora sejam anatomicamente muito parecidos connosco, eles têm um sistema digestivo diferente do nosso. Os cachorros nem sempre conseguem digerir a comida que nós apreciamos, e é importante lembrar que eles são animais carnívoros, mesmo que os tenhamos acostumado a uma dieta com mais vegetais.

Focando no tema que nos interessa aqui, existem diferentes tipos de nozes e nem todas são igualmente boas para os cachorros. Então, cachorro pode comer nozes? Neste artigo do PeritoAnimal, vamos falar sobre isso e explicar quais nozes são tóxicas para os cachorros.

Também lhe pode interessar: Cachorro pode comer canela?

As nozes fazem bem para os cachorros?

Em geral, frutas secas não são os alimentos mais aconselháveis para cachorros. Elas têm um alto teor de fósforo e geralmente também contêm altos níveis de gorduras. Se você alimenta seu cachorro com uma boa ração, ele já recebe uma quantidade suficiente de fósforo e outros nutrientes e vitaminas, e o excesso de fósforo pode causar pedras na bexiga. Se você alimenta seu cachorro com uma dieta caseira, você mesmo pode regular a quantidade de fósforo.

De toda forma, independentemente do tipo de alimentação que o animal segue, algumas nozes são tóxicas para os cachorros, e este é o caso da noz de macadâmia, que discutiremos com detalhes mais adiante. E o resto das nozes, fazem bem para os cachorros? Se oferecidas muito ocasionalmente e em quantidades muito pequenas, elas não são necessariamente prejudiciais. De fato, como Gemma Konwles, nutricionista canina, indica em seu livro Culinária saudável para o seu cachorro, elas fornecem fibras, minerais e vitaminas. O problema está no excesso, porque pode ser um alimento difícil de digerir, podendo levar a problemas digestivos.

Então, um cachorro pode comer nozes? Sem casca, em quantidades muito pequenas e, ocasionalmente, sim, desde que não haja alergia, é claro. A ingestão da noz sem descascar pode provocar uma obstrução intestinal no animal, o que pode até exigir intervenção cirúrgica nos casos mais graves.

As nozes podem ser tóxicas para cachorros?

Observou-se que a noz comum pode conter juglona, uma substância tóxica que pode ser prejudicial e é encontrada exclusivamente nas folhas e caules da planta ou na casca da noz, e não dentro do fruto. É por isso, além de para evitar uma possível obstrução, que é tão importante descascar completamente as nozes antes de oferecê-las para seu cachorro.

Além do mencionado acima, lembramos que a noz de macadâmia é tóxica.

O que acontece se um cachorro comer nozes?

Novamente, se um cachorro come nozes em pequenas quantidades e sem casca, nada vai necessariamente acontecer. Contudo, se ele tem uma alergia, então desenvolverá uma reação. Vamos te explicar a seguir.

Os cachorros são alérgicos a nozes?

Em geral, dar uma noz a um cachorro não costuma causar uma reação alérgica. No entanto, como mencionamos, você deve ter um cuidado especial com as nozes de macadâmia, pois são muito tóxicas para eles e podem causar problemas neurológicos.

Caso o cachorro tenha alergia dessas frutas secas, ele provavelmente apresentará uma série de sintomas comuns a todas as alergias alimentares, tais como:

  • Vermelhidão e coceira
  • Sensação de sufocar
  • Inflamação da boca e pálpebras

É muito importante revisar os ingredientes dos lanches humanos que você pretende dar ao seu animal, pois eles podem conter nozes de macadâmia, que são tóxicas para eles, ou também açúcar, que não é recomendado em sua alimentação. Você também deve ter cuidado ao passear na rua ou caminhar com seu cachorro, porque se ele comer uma noz que caiu no chão, ela pode ter bolor e também ser tóxica para o animal.

Um cachorro pode comer nozes de macadâmia?

As nozes de macadâmia são tóxicas para os cachorros, embora ainda não se saiba exatamente quais são os compostos que as tornam tóxicas para eles. Se o seu cachorro comeu uma ou duas nozes de macadâmia, pode ter fraqueza nas patas traseiras de leve a severa, sendo o envenenamento mais grave quando são ingeridas mais de 7 nozes de macadâmia. Os sintomas da intoxicação por macadâmia em cachorro são os seguintes, do mais para o menos comum:

  • Fraqueza
  • Depressão
  • Vômitos
  • Ataxia (dificuldade de controle muscular)
  • Tremores
  • Hipertermia

Os sintomas geralmente aparecem 12 horas após a ingestão e, embora possam te assustar muito, eles geralmente desaparecem entre 24 e 48 horas após a ingestão. Contudo, é sempre aconselhável consultar o veterinário.

Meu cachorro comeu noz de macadâmia, o que fazer?

Primeiramente, não precisa se desesperar, entre todas as intoxicações que um cachorro pode ter, comer uma noz de macadâmia não é das mais perigosas e geralmente não requer tratamento. Se ele comeu uma quantidade muito pequena, será suficiente que você fique de olho nele pelas próximas horas, pois certamente começará a mostrar alguns dos sintomas já mencionados. Você deve ficar alarmado se os sintomas forem muito graves ou persistirem após 48 horas. Caso o cachorro tenha ingerido uma grande quantidade de nozes, você pode tentar provocar vômito. Existem várias formas de fazer isso, como por exemplo, utilizando sal.

Outra maneira de tratar o envenenamento é aplicar um enema para reduzir ao máximo a absorção das substâncias tóxicas. Tudo isso sempre com o conselho do seu veterinário, porque algumas dessas substâncias podem ser perigosas se aplicadas em excesso. No entanto, se o seu cachorro não melhorar após várias horas ou você achar que ele está em sério perigo, é essencial que você entre em contato com seu veterinário o mais rápido possível para que ele possa avaliar o caso e decidir se a quantidade ingerida é perigosa ou não.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro pode comer nozes?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Bibliografia
  • Hansen, S. R., Buck, W. B., Meerdink, G., & Khan, S. A. (2000). Weakness, tremors, and depression associated with macadamia nuts in dogs. Veterinary and human toxicology, 42(1), 18-21.
  • Hansen, S. (2002). Macadamia nut toxicosis in dogs. VETERINARY MEDICINE-BONNER SPRINGS THEN EDWARDSVILLE-, 97(4), 274-276.
  • Giffin, J. M., & Carlson, L. (2000). Dog Owner's Home Veterinary Handbook. Howell Book House.
  • Knowles, G. (2016). Cocina sana para tu perro.

Escrever comentário sobre Cachorro pode comer nozes?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Cachorro pode comer nozes?
Cachorro pode comer nozes?

Voltar ao topo da página