Cachorro pode comer batata doce?

Cachorro pode comer batata doce?

A batata-doce (Ipomoea batatas) é um alimento bem tradicional que voltou a ganhar muita popularidade graças à cultura fitness, que cresce no Brasil e no mundo inteiro. Trata-se de uma raiz tuberosa nativa da América do Sul e Central que foi introduzida no continente europeu por Cristóvão Colombo, depois de suas viagens ao continente americano.

Como cada vez mais tutores se animam a oferecer uma nutrição mais natural aos seus cachorros, escutamos com muita frequência dúvidas sobre os alimentos humanos que o cachorro pode comer e os que resultam prejudiciais à sua saúde. “Cachorro pode comer batata doce?”, “cachorro pode comer agrião?” ou “cachorro pode comer cebola?”. Essas são algumas das perguntas que os cuidadores costumam fazer quando decidem ir além da ração e incorporam alimentos frescos na dieta dos seus melhores amigos.

Nesse artigo do PeritoAnimal, falaremos sobre os benefícios e as precauções de dar batata-doce para cachorros. Confira!

Composição nutricional da batata-doce

Para entender se seu cachorro pode comer batata-doce, é fundamental conhecer as propriedades nutricionais desse alimento. Além de aclarar os benefícios de incorporá-lo na dieta do seu cachorro, isso também te ajudará a ser mais consciente sobre sua própria alimentação.

Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), 100 gramas de batata doce crua apresentam a seguinte composição nutricional:

  • Energia total/Calorias: 86kcal;
  • Proteínas: 1.6g;
  • Gorduras totais: 0.1g;
  • Carboidratos: 20g;
  • Fibras: 1.8g;
  • Açúcares: 1.70g;
  • Água: 103g;
  • Cálcio: 30.0mg;
  • Ferro: 0.6mg;
  • Magnésio: 25mg;
  • Fósforo: 47mg;
  • Potássio: 337mg;
  • Sódio: 55mg;
  • Zinco: 0.3 mg;
  • Vitamina A: 709µg;
  • β-caroteno: 8509μg;
  • Vitamina B1 (Tiamina): 0.1 mg;
  • Vitamina B2 (Riboflavina): 0.1 mg;
  • Vitamina B3 (Niacina): 0.61 mg;
  • Vitamina B5 (Ácido pantoténico): 0.8 mg;
  • Vitamina B6: 0.2 mg;
  • Vitamina B9 (Ácido fólico): 11 μg;
  • Vitamina C: 2.4 mg;
  • Vitamin K: 2.4mcg.

Como você pode observar, a batata-doce é um alimento baixo em calorias e gorduras, rico em carboidratos e fibras, que oferece uma quantidade moderada de proteínas de origem vegetal. Isso permite que o consumo limitado de batata-doce gere saciedade, favoreça o ganho de massa muscular, ajude a melhorar a digestão e, ao mesmo tempo, seja uma ótima fonte de energia para o metabolismo.

A batata doce também proporciona níveis significativos de minerais, como cálcio, magnésio, fósforo e potássio. E mesmo que não possa ser considerada como um legume 'super vitamínico', oferece um bom conteúdo de vitamina C, vitamina A e vitaminas do complexo B. Juntos, esses nutrientes são indispensáveis para o fortalecimento do sistema imunológico, prevenindo um amplo leque de doenças, e são ótimos amigos da saúde e da estética da pele e dos pelos.

Também cabe destacar que por conter antioxidantes naturais, como a vitamina C, a batata doce ajuda a combater a ação dos radicais livres e o envelhecimento celular, prevenindo os sintomas do velhice nos cães, entre os quais encontramos o deterioramento progressivo das capacidades cognitivas e sensoriais.

Cachorro pode comer batata-doce?

Se você se pergunta se o seu cachorro pode comer batata-doce, a resposta é sim! A batata-doce não faz parte dos legumes e verduras que cachorro não pode comer, na verdade, oferece vários benefícios para a saúde canina. Porém, é preciso tomar as devidas precauções para garantir que o consumo desse tubérculo resulte benéfico.

Em primeiro lugar, você precisa considerar que a batata-doce não pode ser a base ou o elemento principal da dieta do seu pet, pois os cães precisam consumir uma boa dose de proteínas diariamente. Embora os cachorros tenham se tornado onívoros e sejam capazes de digerir vários alimentos que os lobos não são, as carnes continuam sendo as fontes de proteínas mais adequadas para suprir os requerimentos nutricionais do seu organismo. Por isso, você não deve basear a nutrição do seu cachorro somente em proteínas e carboidratos de origem vegetal, já que isso poderia desenvolver déficits nutricionais e casos de anemia em cães.

Além disso, a batata-doce é um alimento rico em açúcares e carboidratos, que podem ser incorporados na dieta dos cachorros, mas sempre moderadamente.

Sabendo que seu cachorro pode comer batata-doce, cabe destacar que você não deve oferecer nada em excesso. O consumo exagerado de hidratos de carbono pode causar problemas digestivos nos cachorros, como gases, vômitos e diarreias. Por outro lado, os açúcares em excesso podem fazer que seu cachorro ganhe peso rapidamente e fique mais propenso a desenvolver algumas patologias associadas à obesidade canina, como a diabetes, problemas articulares e doenças cardiovasculares.

Por isso, recomendamos que você sempre consulte um veterinário antes de incorporar qualquer novo alimento, inclusive a batata-doce para cachorro. Esse profissional devidamente capacitado te ajudará a definir a quantidade e a frequência de consumo recomendada de acordo com tamanho, idade, peso e estado de saúde do seu animal.

Como preparar batata-doce para cachorro

Você provavelmente estará se perguntando como dar batata-doce para cachorro e aproveitar ao máximo os benefícios nutricionais. Vamos explicar aqui.

Batata-doce crua faz mal?

O primeiro ponto que você deve considerar é que seu cachorro jamais deve comer batata-doce crua, pois é difícil de digerir e pode causar sérios transtornos digestivos ou até sintomas de intoxicação em casos mais graves. Ou seja, a batata-doce crua faz mal e não deve ser oferecida para o seu amigo peludo.

Lembre-se de sempre dar batata-doce cozida, seja em pedaços ou em forma de purê, para favorecer a digestão e assimilação dos nutrientes. Se você quiser agradar o seu peludo, também pode usar a batata-doce para preparar receitas caseiras deliciosas, como um escondidinho de batata-doce com carne moída ou frango.

Além disso, você o cachorro pode comer batata-doce em forma de snacks saudáveis de batata-doce ao forno e utilizá-los como reforço positivo na educação do seu cachorro, para recompensá-lo por seus esforços e conquistas, assim como estimulá-lo a continuar aprendendo. Mas lembre-se de não incluir sal, temperos ou óleos que possam fazer mal ao cachorro.

Por último, você também pode oferecer batata-doce para cachorro com diarreia, para favorecer a reposição de água, nutrientes e energia. Mas é fundamental respeitar uma dose moderada para evitar que as fibras em excesso tenham um efeito adverso e voltem a estimular o trânsito intestinal, piorando o quadro de diarreia.

Agora que você já sabe que cachorro pode comer batata-doce, desde que seja cozida, você pode se interessar por este vídeo do nosso canal YouTube em que comentamos sobre 8 frutas para cachorro, seus benefícios e doses recomendadas:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro pode comer batata doce?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Bibliografia
  • DONADÃO, Fabíola; MOTTA, Jacquelyne. GUIA COMPLETO PARA ALIMENTAÇÃO NATURAL; GATOS, CÃES E. DIETA NATURAL-MANUAL DO TUTOR.Disponível em: <http://www.taopetcuisine.com/uploads/9/1/1/0/91102740/dieta_natural_-_manual_do_tutor.pdf>. Acesso em 29 de janeiro de 2021.
  • G1. Refeição caseira para cachorro: veja dicas de como fazer. Disponível em: <https://g1.globo.com/como-sera/interatividade/noticia/2019/11/09/refeicao-caseira-para-cachorro-veja-dicas-de-como-fazer.ghtml>. Acesso em 29 de janeiro de 2021.