menu
Partilhar

Cachorro lambendo as patas constantemente - Causas e o que fazer

 
Por Maria Besteiros, Auxiliar técnica veterinária. 29 outubro 2021
Cachorro lambendo as patas constantemente - Causas e o que fazer

Ver fichas de  Cachorros

Não é incomum para um cachorro lamber suas patas ocasionalmente. Por exemplo, um cachorro lambe muito as patas antes de dormir após um passeio e suas patas ficaram sujas ou emitem um odor particularmente interessante.

Mas uma lambida insistente em uma ou mais patas indica a presença de um problema, que pode ser físico ou psicológico, como veremos neste artigo do PeritoAnimal sobre um cachorro lambendo as patas constantemente, suas causas e o que fazer. É sempre recomendado realizar uma visita ao veterinário a fim de obter um diagnóstico preciso e o tratamento correspondente.

Também lhe pode interessar: Porque cachorro lambe a pata?

Meu cachorro lambe as patas compulsivamente

Se um cachorro está lambendo suas patas constantemente, nosso primeiro passo deve ser examinar cuidadosamente a área onde ele está lambendo. Normalmente é a pele entre os dedos das patas, especialmente nas patas dianteiras. Como esta área está em constante contato com o solo, pode ter sido ferida ou pode ter um espinho, farpa ou similar. Neste caso, se for uma ferida menor, podemos desinfetá-la em casa e verificar se está melhorando.

Se houver um corpo estranho preso na ferida e se pudermos vê-lo claramente, podemos removê-lo com uma pinça e depois limpar a área. Se não pudermos fazer isso ou se a ferida for grave, devemos ir ao veterinário. Mas existem outras causas de lambidas de pata, tais como dermatite atópica, pododermatite ou cistos interdigitais, bem como problemas psicológicos.

Para ajudar a tratar o animal de estimação, você pode encontrar este outro artigo do PeritoAnimal sobre como curar ferida na pata de cachorro.

Cachorro lambendo as patas constantemente - Causas e o que fazer - Meu cachorro lambe as patas compulsivamente

Por que o cachorro fica lambendo a pata constantemente?

Para descobrir por que o cachorro está lambendo as patas constantemente, você precisa consultar um veterinário. É importante enfrentar o problema cedo porque, caso contrário, veremos que o cão lambe as patas e se machuca em decorrência desta lambida excessiva. Isto pode complicar ainda mais a situação gerando infecções. Por trás das lambidas das patas em cachorros, destacamos os seguintes distúrbios a nível físico, já que os psicológicos são tratados em outra seção:

  • Dermatite atópica: é uma reação alérgica que provoca coceira, que leva a arranhões e lambidas, não apenas das patas. O cão lambe suas patas dianteiras e traseiras e o pelo da área fica de uma cor marrom-avermelhada. Pode ser difícil controlar esta alergia porque nem sempre é fácil identificar o alérgeno que a causa, nem podemos manter o cão longe das coisas que provocam a alergia, que podem ser pólen, poeira, mofo, etc. Em qualquer caso, o tratamento deve se concentrar na redução dos sintomas, nos quais são utilizados anti-histamínicos, anti-inflamatórios e até mesmo imunoterapia.
  • Pododermatite: é uma inflamação da área interdigital, tanto nas pernas traseiras quanto nas dianteiras. Geralmente ocorre após um impacto, lesão, contato com alguma substância agressiva, alergias, parasitas, doenças sistêmicas, cistos interdigitais ou problemas psicológicos. O veterinário terá que identificar a causa a fim de estabelecer o tratamento adequado.
  • Cistos interdigitais: mais do que cistos, são reações inflamatórias entre os dedos das patas do cão. Parecem um caroço e, em alguns casos, se rompem e expulsam um conteúdo purulento. São geralmente causados por um ferimento, que pode ser um golpe, um corpo estranho ou uma mordida. O tratamento consiste na administração prolongada de antibióticos.
Cachorro lambendo as patas constantemente - Causas e o que fazer - Por que o cachorro fica lambendo a pata constantemente?

Por que o cachorro lambe a pata: causas psicológicas

Tendo examinado as causas físicas mais comuns para um cachorro lamber suas patas dianteiras e traseiras, não se deve esquecer que, em alguns casos, a lambida compulsiva é devida a um problema psicológico. O cão lambe as patas como uma forma de canalizar a ansiedade e o estresse que está vivenciando. O cachorro também deve ser levado ao veterinário porque, antes de diagnosticar um problema psicológico, é essencial descartar uma causa física.

Um cão que está confinado por longas horas, recebe pouca atenção, está muito nervoso, está amarrado, entediado, etc., pode desenvolver comportamentos repetitivos, incluindo lamber as patas constantemente de maneira compulsiva. Um cão idoso com síndrome de disfunção cognitiva também pode apresentar este comportamento. Esta síndrome está relacionada ao envelhecimento e é considerada semelhante à doença de Alzheimer em humanos. Não pode ser curada, mas pode ser tratada.

Não é importante resolver o problema só porque ele é a expressão do sofrimento físico, mas também porque a lambida constante umedece e danifica a pele, o que pode desencadear infecções que complicam o quadro do cão. Nesses casos, é essencial modificar as condições de vida do cachorro. Para isso, um veterinário especializado em comportamento canino, um educador ou um etólogo pode ajudar.

Enquanto isso, este outro artigo sobre soluções para reduzir o estresse em cães também pode ajudar você.

Cachorro lambendo as patas constantemente - Causas e o que fazer - Por que o cachorro lambe a pata: causas psicológicas

O que fazer quando o cachorro fica lambendo as patinhas constantemente

É claro que é essencial ir ao veterinário para obter um diagnóstico e, uma vez prescrito um tratamento, devemos segui-lo e qualquer remédio que desejemos implementar em casa deve ser previamente aprovado pelo veterinário. Devemos também ter em mente que pode ser necessário colocar uma colar elizabetano no cão para evitar que ele lamba suas patas. Em casa, também podemos fazer o seguinte para evitar que o cachorro fique lambendo a pata constantemente:

  • Mude a rotina de vida do cachorro.
  • Passe tempo com ele, brinque com ele e proporcione a ele oportunidades para gastar suas energias.
  • O estimule com atividades, tanto físicas quanto intelectuais.
  • Inclua ácidos graxos essenciais derivados de óleos de peixe em sua dieta por seu efeito benéfico sobre a pele.
  • Use shampoos hidratantes para equilibrar e manter a pele saudável.
  • Mantenha seu cachorro desparasitado durante todo o ano.
  • Verifique as patas após os passeios em áreas arborizadas.

Agora que você sabe por que está diante de um cachorro lambendo as patas constantemente, talvez você também esteja interessado neste outro artigo do PeritoAnimal sobre por que o cachorro morde as próprias patas.

Cachorro lambendo as patas constantemente - Causas e o que fazer - O que fazer quando o cachorro fica lambendo as patinhas constantemente

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro lambendo as patas constantemente - Causas e o que fazer, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Bibliografia
  • Carlson y Giffin. (2002). Manual práctico de veterinaria canina. Madrid. Editorial el Drac.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Cachorro lambendo as patas constantemente - Causas e o que fazer
1 de 5
Cachorro lambendo as patas constantemente - Causas e o que fazer

Voltar ao topo da página