Cachorro doente: 13 sintomas comuns

Cachorro doente: 13 sintomas comuns

Um cachorro doente pode manifestar essa condição de diferentes maneiras, sendo que muitas delas são perceptíveis em mudanças no comportamento de cada dia, enquanto outras precisam de um pouquinho mais de atenção. Tão importante quanto identificar esses sinais é ter consciência que apenas um veterinário pode diagnosticar e recomendar o tratamento mais adequado para caso. Se você suspeita que o seu cachorro não esteja bem, nesse post do PeritoAnimal explicamos 13 sintomas comuns em um cachorro doente, para que seja possível tratá-lo o quanto antes.

Cachorro doente

Se você não tem certeza de que o seu amigo está mal, um dos pontos chaves é a saber que um cachorro doente altera a sua rotina. Para isso, você pode reparar em alguns desses sinais bem simples, mas essenciais para detectar o problema o quanto antes:

Alterações nas fezes

É fácil reparar se o seu cachorro está fazendo mais ou menos cocô do que o normal. Tanto o intestino preso, quanto a diarreia são sinais de cachorro doente para alguns casos. O mesmo também vale para a consistência das fezes ou a presença de sangue nelas. Em caso de diarreia é imprescindível acudir a uma clínica veterinária para evitar a desidratação.

Gases

A expulsão de gases com mais frequência do que o normal pode ser uma simples reação a uma mudança na dieta, mas também pode ser sinal de problemas no estômago causados por indigestão, reações, infecções alimentares ou parasitas intestinais.

Frequência e quantidade do xixi

Você também pode tentar reparar na quantidade de urina do seu cachorro. Se você acha que ele anda fazendo menos xixi do que o normal ou percebeu um excesso nas quantidades (poliuria), observe os outros sintomas e procure ajuda veterinária.

Bebe mais ou menos água do que o normal

Um cachorro doente também pode manifestar sintomas relacionados à ingestão de água. No geral, a quantidade normal de água que um cachorro bebe por dia é de 100 ml para cada quilo. Se você nota sede em excesso (polidipsia) ou a falta dela, é fundamental buscar ajuda veterinária. Esses sintomas podem ser comum em problemas nos rins ou estômago, por exemplo.

Cansaço constante (letargia)

As mudanças comportamentais também são sintomas de um cachorro doente. Se você sente falta de coisas que ele costumava fazer antes como te esperar na porta, pedir para passear, querer brincar ou subir no sofá, por exemplo, saiba que esses também podem ser sinais de que o cão não está bem. Letargia pode ser sinal de problemas no estômago, coração, anemia ou parasitas.

Mau hálito

A falta de higiene costuma ser uma das causas comuns do mau hálito canino, ela pode levar a outros problemas como gengivite ou periodontite, mas não é a única causa. Alguns transtornos patológicos também têm a halitose como sintoma do cachorro doente. Um hálito mais adocicado ou frutado, por exemplo, pode ser sinal de diabetes, enquanto um hálito com cheiro de amoníaco pode ser sinal de problemas nos rins.

Perder ou ganhar peso

Se o cachorro segue uma dieta balanceada e não houve mudanças, tanto a predisposição a engordar quanto o emagrecimento são sinais de alerta para um problema de saúde.

Falta de apetite

As alterações no peso, descritas anteriormente, não necessariamente estão relacionadas a alterações no apetite. Por isso, assim como no caso da hidratação, também vale ficar de olho na quantidade de comida que o seu cachorro anda comendo. A anorexia canina, por exemplo, pode ser sinal de parasitas, problemas no estômago, rim ou fígado.

Alterações na pelagem

A pelagem é um importante indicador da saúde canina. Um cachorro doente pode apresentar sinais perceptíveis em seu pelo como mudanças na cor, queda em excesso ou falta de brilho, por exemplo. Se você reparou nessas mudanças, consulte um profissional da veterinária para um diagnóstico correto.

Náusea e vômito

Todo tutor deve saber que vômito é um sinal claro do cachorro doente ou com algum problema naquele momento. Esse sintoma pode aparecer em muitas patologias: problemas no estômago, rim ou fígado. A náusea, por sua vez, nem sempre é facilmente detectada e pode ser confundida com tosse.

Febre

A temperatura corporal dos cachorros pode variar entre 38,5ºC a 39,4ºC, bem mais alta do que a dos humanos, sendo que os filhotes costumam ter uma temperatura corporal mais alta do que os adultos. A única maneira de saber se um cachorro está com febre é medindo a temperatura, geralmente com um termômetro retal, como explicado no vídeo abaixo:

Sintomas de cachorro doente mais difíceis de identificar

Os sintomas de cachorro doente descritos anteriormente são facilmente identificados por um tutor atento. A sintomatologia de muitos problemas de saúde canina, no entanto, nem sempre são detectadas em alterações físicas perceptíveis ou mudanças no comportamento. Se você desconfia que o seu cachorro não está bem, também é importante ficar atento aos seguintes sinais:

Abdômen duro

Nem sempre reparamos na rigidez do abdômen dos cachorros, mas se você já detectou outros sintomas de cachorro doente nessa lista, você pode verificar o abdômen do animal. A rigidez pode ser um sinal de problemas no estômago.

Lesões e alterações nas mucosas

As mucosas são outro aspecto nem sempre reparamos nos cachorros. Se você desconfia do cachorro doente e já reparou em outros sintomas, saiba que lesões e mudança de tonalidade nas mucosas (palidez ou cor amarelada) também são sintomas que devem ser avaliados por um veterinário.

Procure assistência veterinária

Nunca é demais repetir: um cachorro doente pode e deve ser tratado pelos seus tutores, mas o diagnóstico correto para que ele se recupere o quanto antes só pode ser dado por uma pessoa especialista. Por isso, ao detectar qualquer um dos sintomas mencionados acima, não espere e procure ajuda. Quanto antes o seu amigo receber atendimento, antes ele estará se sentindo melhor.

No PeritoAnimal estamos conscientes de que em muitas famílias nem sempre o atendimento veterinário entra no orçamento. Mesmo assim, existem opções mais econômicas ou até gratuitas para manter o calendário de saúde canina. Se esse é o seu caso, recomendamos o nosso post Veterinário gratuito: locais de atendimento grátis e com preços baixos.

Desejamos uma rápida recuperação para o seu cachorro!

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro doente: 13 sintomas comuns, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Primeiros socorros.