Cachorro comendo terra: causas e soluções

Cachorro comendo terra: causas e soluções

Os cachorros são animais curiosos. Eles gostam de vasculhar cantos, latir, e com frequência comem quase tudo que encontram pelo caminho. Esse comportamento pode ser perigoso para eles, especialmente se ingerirem substâncias que não apenas são distantes da dieta saudável para um cachorro, como também podem prejudicar à saúde. Entre essas substâncias, está a terra. Você já viu seu cachorro comendo terra?

Esse comportamento não é normal, por isso, nesse artigo do PeritoAnimal vamos explicar o porquê de cachorro comendo terra: causas e soluções. Você quer saber mais? Continue lendo!

Porque cachorro come terra

Ingerir terra é um comportamento bastante comum entre os cachorros, seja a terra de um vaso no seu apartamento ou diretamente do jardim. Na consulta veterinária também é comum os donos mencionarem que "por que cachorro come mato?"ou "porque cachorro come pedra e terra?" que extrai do solo. O que motiva esse comportamento? Existem várias razões que levam os cães a comer terra e é necessário que você as conheça, pois serão de grande ajuda na hora tomar medidas contra este hábito. Aqui estão as principais razões:

1. Síndrome de pica

A síndrome de pica é um dos vários distúrbios alimentares que um cão pode sofrer e explica porque o cachorro come terra. Ela se manifesta como o desejo de ingerir substâncias não comestíveis, como a terra. É um comportamento que não deve ser considerado normal ou positivo em cachorros e requer o diagnóstico de um veterinário. Pode aparecer por vários motivos, desde estresse até problemas de saúde.

2. Explorar o ambiente

Os filhotes de cachorro descobrem o mundo através de seus sentidos, assim como os bebês humanos. Por isso, não é estranho que um filhote de cachorro ingira coisas não comestíveis, como a terra, de forma pontual. Naturalmente, esse comportamento não deve continuar a se manifestar após os 4 meses de idade.

3. Tédio ou estresse

Um cachorro que passa muitas horas sozinho, vive em um ambiente com enriquecimento ambiental deficiente, recebe castigos ou não sai para passear, pode começar a desenvolver tédio, estresse e ansiedade. Desta forma, uma das maneiras de canalizar a ansiedade é através de comportamento destrutivos ou compulsivos, o que explica porque o cachorro come terra.

4. Necessidade de atenção

Cachorros que recebem pouca atenção de seus donos podem manifestar "comportamentos inadequados" com o único propósito de receber atenção, mesmo que isso signifique receber também uma punição (que nunca deve ser efetuada através de reforço negativo, mas sim positivo). Nestes casos, é importante rever a rotina diária do cachorro e procurar alternativas que ajudem a melhorar o bem-estar envolvendo todos os membros da família.

5. Fome

Embora seja raro, a fome pode ser uma das razões que explica "porque cachorro come terra", por isso recomendamos que você verifique o pote de comida do seu cachorro para confirmar que a quantidade de ração que você oferece está sendo suficiente. Lembre-se de que a ração deve sempre ser adaptada à idade e nível de atividade física do cachorro. Se você aposta nas dietas caseiras, consulte um veterinário.

Cachorro comendo terra: o que fazer

Te explicamos algumas razões que respondem sua pergunta "por que meu cachorro come terra", no entanto, você pode querer saber o que fazer se o seu cachorro come terra, certo? A primeira coisa a salientar é que você deve ir ao veterinário para ter um diagnóstico preciso. A partir daí, o veterinário irá prescrever formas de lidar com esse comportamento, medicações ou o que ele considerar apropriado.

Mas além disso, de maneira geral, vamos oferecer algumas dicas que ajudarão você a melhorar o bem-estar e o estado de saúde de seu melhor amigo:

  • Medicina preventiva: além de visitar o veterinário de forma regular, não se esqueça de seguir o calendário de vacinas do cachorro a as desparasitações regulares, tanto internas como externas.
  • Uma rotina diária: os cachorros gostam de ter uma rotina bem definida. Sempre ofereça a comida em duas ou três tomadas, de acordo com a sua disponibilidade, três passeios por dia, horas de brincar e se divertir, carinhos, entre outros.
  • Alimentação balanceada: oferecer uma dieta de qualidade que garante as necessidades nutricionais é algo que tem impacto no comportamento e na saúde do seu cachorro. Verifique a composição da ração do seu cachorro para garantir que é de qualidade e que as porções estão corretas. Caso mude de dieta, lembre-se de fazer isso de maneira gradual, ao longo de uma ou duas semanas, misturando ambos os alimentos.
  • Impeça-o de acessar a terra: você deve evitar que seu cachorro possa ingerir terra. Para isso, mantenha os vasos longe do chão e permita que o cachorro acesse o jardim apenas na sua presença.
  • Não castigue seu cachorro: evite repreender seu cachorro quando ele come terra, pois como explicamos, a necessidade de atenção é uma das causas que podem motivar esse comportamento. Faça atividades com seu cachorro ao ar livre para distraí-lo e reforçá-lo regularmente.

Cachorro comendo areia: causas

Cachorros que vivem perto da praia ou têm acesso à areia podem começar a comê-la, e esse comportamento pode se tornar um problema real de saúde. Como resultado disso, esses cachorros desenvolvem diarreia, vômito, enfraquecimento e sede excessiva. Além disso, a areia pode conter pequenas pedras, detritos de plástico, cigarros e outros materiais inorgânicos perigosos. As razões que desencadeiam esse comportamento são as mesmas que levam o cachorro a comer terra. No entanto, a areia é mais perigosa pelas razões que acabamos de explicar.

Se você também quiser saber porque cachorro come mato, confira nosso vídeo no YouTube:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro comendo terra: causas e soluções, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de alimentação.