Cachorro comendo parede: causas e soluções

Cachorro comendo parede: causas e soluções
Imagem: Golden Acre Dogs

Uma das coisas mais desagradáveis é ver o seu cão comer a parede até abrir um buraco nela como se fosse o prato favorito dele. Com certeza você já se perguntou algumas vezes qual o motivo do seu pet estar destruindo a casa.

Existem diferentes hipóteses para explicar porquê os cachorros comem ou lambem a parede, uma atividade compulsiva mais comum do que pensamos. A primeira coisa a saber é que não se trata de um comportamento isolado e que o mesmo tem as suas razões. Em segundo lugar, deve ser feita uma avaliação detalhada da situação, do cachorro e do ambiente. E terceiro e muito importante, saber que é um problema que pode ser revertido.

Algumas das razões comuns para este comportamento serão exploradas neste novo artigo do PeritoAnimal onde revelaremos o mistério do porquê o seu cachorro está comendo parede, as causas e soluções para o problema.

Medo e insegurança

Os cachorros são muito sensíveis ao ruído e é comum terem medo de fogos de artifício ou de tempestades, entre outras coisas. Os cães que dormem num espaço fechado da casa podem desenvolver uma mastigação da parede depois de viverem eventos dramáticos como os mencionados acima.

Não esqueça que os cachorros são como crianças pequenas. Estes ruídos altos que vêm de repente podem desencadear medos e emoções que causam estresse no seu pet, e ele/ela pode muito bem começar a lamber as paredes ou a comê-las numa tentativa de escapar da situação.

Também é possível que o seu cachorro tenha sido mordido por um inseto, tenha se intoxicado ou tenha sofrido uma experiência traumática nesse cômodo. Sem dúvida, o seu pet vai querer sair dali, por isso vai tentar quebrar a parede se necessário.

Solução

Se o seu cão tem um medo profundo, a primeira solução é a mais óbvia e simples, não o force a estar naquele lugar. Encontre outro espaço onde ele possa se sentir confortável e à vontade.

No entanto, se é uma situação generalizada que não diminui mesmo com a sua presença, devemos optar por tentar diminuir o nível de estresse dele. Primeiro, tente deixar a porta aberta para que ele sinta que pode ir e vir como bem entender e que não está preso dentro daquelas paredes. Depois, e especialmente nas tempestades ou noites em que existe pirotecnia, reproduza música canina relaxante e disponibilize algum brinquedo de relaxamento como o kong.

Comportamento predador

Não devemos esquecer que a audição e o cheiro de um cachorro são muito mais desenvolvidos do que os de um ser humano. Ver um cachorro comendo parede pode ser explicado pela natureza predatória dele, já que usam esses sentidos para identificar a presença de outros animais como um inseto, gatos, cobras, ratos, térmitas, do outro lado da parede ou internamente.

Solução

Impregnar a parede com algum odor forte que sirva de repelente para o seu cachorro. O objetivo é fazer com que ele se afaste da zona, por isso pulverizar um pouco de spray cítrico ou de especiarias pode funcionar. O seu cachorro pode passar de uma parede para outra, portanto tenha em mente que esta é apenas uma medida temporária enquanto você educa o seu pet a não comer, em geral, quaisquer paredes da casa.

Ansiedade de separação

A ansiedade de separação em cachorros é um problema muito comum. Basicamente, o seu cachorro sofre de ansiedade porque sente que você o abandonou. Isso acontece sempre que o(a) tutor(a) sai de casa. Muitos cachorros sentem angústia e ansiedade quando são separados dos membros da família.

Quer você esteja a ver televisão noutro quarto, saindo mais cedo para trabalhar e chegando a casa à noite, ou indo de férias e deixando o seu pet com outras pessoas, o seu cão não conseguirá evitar sentir-se um pouco excluído e até mesmo rejeitado. A forma de lidar com essas emoções será comendo as paredes e, possivelmente, incluindo outros comportamentos destrutivos também.

Solução

O principal será analisar se você passa tempo suficiente com o seu cão. Se você deixar seu cachorro sozinho por muitas horas, não pode esperar que ele se encontre em perfeitas condições quando você regressa. O cachorro é um animal social que precisa de companhia, carinho, exercício e estímulo à sua mente. A ansiedade da separação é um problema de saúde complicado de tratar, no entanto, há algumas dicas que podem ajudar:

  • Modifique as suas rotinas de passeio.
  • Exercite o seu cão para eliminar o estresse.
  • Passe tempo de qualidade com ele.

Não se esqueça de usar o kong para tratar a ansiedade de separação, bem como outros brinquedos de mastigar e/ou que liberam petiscos. Este tipo de atividade tende a relaxá-los e a mantê-los entretidos, pelo que é altamente recomendado e positivo. Eles ajudam o cão se distrair e a esperar pela sua chegada quase sem se dar conta. Se você vir o cachorro comendo parede quando chegar a casa, corrija o comportamento com um firme "Não", mas sem agressão. Logo, você deve distrair a atenção dele com algum brinquedo como os mencionados acima.

Desmotivação e tédio

Um cão entediado pode virar a casa do avesso. Os cachorros adoram roer, por isso, comer as paredes é melhor que não fazer nada. De acordo com alguns estudos, muitos cães podem roer a parede porquê isso proporciona um reforço sensorial.

Para um cachorro comendo parede, essa é uma forma de distração e isto ajuda a mantê-lo ocupado até você brincar com ele. Não esqueça que os cachorros precisam de atenção, de atividade (especialmente ao ar livre) e de jogos para descarregar toda a sua energia interna. Caso contrário, a descarga será feita mas em modo de mordida em todas as paredes da casa.

Solução

Uma boa dose diária de exercício físico e amor. Leve o seu cachorro a dar um passeio mais longo e esgote as reservas de energia dele de uma forma positiva e saudável. Você vai conseguir um cão mais feliz e paredes intactas num instante.

No entanto, se o cachorro comendo parede é um hábito que se mantém há muito tempo, pode demorar um pouco para quebrar completamenteo ciclo. Nestes casos, o ideal é ter vários brinquedos de inteligência em casa, assim como realizar outras atividades que incentivam o desenvolvimento mental. Em seguida, te damos 5 sugestões de brincadeiras para fazer em casa:

Alimentação

O corpo de um cachorro precisa de uma dieta equilibrada de vitaminas, minerais, nutrientes e gostosa. Reavalie a dieta do seu pet, porque essa pode não ser a mais apropriada. Talvez você tenha oferecido a mesma comida toda a vida e isso já não proporcione a mesma excitação ou os mesmos benefícios nutricionais que antes. O seu cachorro pode estar comendo parede para indicar, de alguma forma, que já não gosta do menu e que está na hora de mudar.

Solução

Obtenha outro tipo de comida para cachorro, sempre de alta qualidade. Varie os pratos e adicione uma colher de azeite de oliva aos alimentos, isto não só será muito nutritivo, como também lhe dará um sabor diferente do habitual. Você também pode oferecer comida úmida ocasionalmente e receitas caseiras feitas por você ou um nutricionosta canino. Garanta que a ração é da melhor qualidade e tão natural quanto possível. Ofereça também biscoitos e prêmios e garanta que ele faça exercícios para que não ganhe peso.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro comendo parede: causas e soluções, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.