Cachorro comendo parede: causas e soluções

Cachorro comendo parede: causas e soluções
Imagem: Golden Acre Dogs

Uma das coisas mais desagradáveis é ver o seu cão comer a parede até abrir um buraco nela como se fosse o prato favorito dele. De certeza que você já se perguntou algumas vezes por que motivo seu pet está destruindo a casa.

Existem diferentes hipóteses para explicar por que os cachorros comem parede, uma actividade compulsiva mais comum do que pensamos. A primeira coisa a saber é que não se trata de um comportamento isolado e que o mesmo tem as suas razões. Em segundo lugar, deve ser feita uma avaliação detalhada da situação, do cachorro e do ambiente. E terceiro e muito importante, saber que é um problema que pode ser revertido.

Algumas das razões comuns para este comportamento serão expandidas neste novo artigo do PeritoAnimal onde revelaremos o mistério desse comportamento - cachorro comendo parede: causas e soluções.

Medo e insegurança

Os cachorros são muito sensíveis ao ruído e acabam por ganhar medo dos fogos de artifício ou de tempestades, entre outras coisas. Os cães que dormem num espaço fechado da casa podem desenvolver uma mastigação da parede depois de viverem eventos dramáticos como os mencionados acima.

Não esqueça que os cachorros são como crianças pequenas. Estes ruídos altos que vêm de repente podem desencadear medos e emoções que causam estresse no seu pet, e ele/ela pode muito bem começar a lamber as paredes ou a comê-las numa tentativa de escapar à situação.

Também é possível que o seu cachorro tenha mordido por um inseto, se tenha intoxicado ou tenha sofrido uma experiência traumática nesse cômodo. Sem dúvida, o seu pet vai querer sair dali, por isso vai tentar quebrar a parede se necessário.

Solução

Se o seu cão tem um medo profundo, a primeira solução é a mais óbvia e simples, não o force a estar naquele lugar. Encontre outro espaço perto de sua presença onde ele possa se sentir confortável e à vontade.

No entanto, se é uma situação generalizada que não diminui mesmo com a sua presença, devemos optar por tentar diminuir o nível de stress dele. Primeiro, tente deixar a porta aberta para que ele sinta que pode ir e vir como bem entender e que não está preso dentro daquelas paredes. Depois, e especialmente nas tempestades ou noites em que existe pirotecnia, reproduza música canina relaxante e disponibilize algum brinquedo de relaxamento como o kong.

Comportamento predador

Não devemos esquecer que a audição e o cheiro de um cachorro são muito mais desenvolvidos do que os de um ser humano. Ver um cachorro comendo parede pode ser explicado pela natureza predatória dele, já que percebem, através destes sentidos, a presença de outra criatura como um inseto, gatos, cobras, ratos, térmitas, do outro lado da parede ou internamente.

Solução

Impregnar a parede com algum odor forte que sirva de repelente para o seu cachorro. O objetivo é fazer com que ele se afaste da zona, por isso pulverizar um pouco de spray cítrico ou de especiarias pode funcionar. O seu cachorro pode passar de uma parede para outra, portanto tenha em mente que esta é apenas uma medida temporária enquanto você educa o seu pet a não comer, em geral, quaisquer paredes da casa.

Ansiedade de separação

A ansiedade de separação em cachorros é um problema muito comum. Basicamente, o seu cachorro sofre de ansiedade porque sente que você o abandonou. Isso acontece sempre que o(a) tutor(a) sai de casa. Muitos cachorros sentem angústia e ansiedade quando são separados dos membros da família.

Quer você esteja a ver televisão noutro quarto, saindo mais cedo para trabalhar e chegando a casa à noite, ou indo de férias e deixando o seu pet com a avó, o seu cão não conseguirá evitar sentir-se um pouco excluído e até mesmo rejeitado. A forma de drenar essas emoções será comendo as paredes e, possivelmente, incluindo outros comportamentos destrutivos também.

Solução

O principal será valorizar se você passa tempo suficiente com o seu cão. Se você deixar seu cachorro sozinho por muitas horas, não pode esperar que ele se encontre em perfeitas condições quando você regressa. O cachorro é um animal social que precisa de companhia, carinho, exercício e estímulo à sua mente. A ansiedade da separação é um problema de saúde complicado de tratar, no entanto, há algumas dicas que podem ajudar:

  • Modifique as suas rotinas de passeio.
  • Exercite o seu cão para eliminar o estresse.
  • Passe tempo de qualidade com ele.

Não se esqueça de usar o kong para tratar a ansiedade de separação, bem como outros brinquedos de mastigar e/ou que liberam prêmios. Este tipo de atividade tende a relaxá-los e a mantê-los entretidos, pelo que é altamente recomendado e positivo. Vai ao cachorro a se distrair e a esperar pela sua chegada quase sem dar por isso. Se você vir o cachorro comendo parede quando chegar a casa, corrija o comportamento com um firme "Não", mas sem agressão. Logo, você deve distrair a atenção dele com algum brinquedo como os mencionados acima.

Desmotivação e tédio

Um cão aborrecido pode virar a casa do avesso. Os cachorros adoram roer, por isso, comer as paredes é melhor que não fazer nada. De acordo com alguns estudos, muitos cães podem roer a parede por que isso proporciona um reforço sensorial.

Para um cachorro roendo parede, essa é uma forma de distracção e isto ajuda a mantê-lo ocupado até você brincar com ele. Não esqueça que os cachorros precisam de atenção, de atividade (especialmente ao ar livre) e de jogos para descarregar toda a sua energia interna. Caso contrário, a descarga será feita mas em modo de mordida em todas as paredes da casa.

Solução

Uma boa dose diária de exercício físico e amor. Leve o seu cachorro a dar um passeio mais longo e esgote as reservas de energia dele de uma forma positiva e saudável. Você vai conseguir obter um cão mais feliz e paredes intactas num instante.

No entanto, se o cachorro comendo parede é um hábito que se mantém há muito tempo, pode demorar um pouco para quebrar completamente. Nestes casos, será ideal ter vários brinquedos de inteligência em casa, assim como realizar outras atividades que incentivam o desenvolvimento mental. Em seguida, te damos 5 sugestões de brincadeiras para fazer em casa:

Alimentação pobre

O corpo de um cachorro precisa de uma mistura equilibrada de vitaminas, minerais, nutrientes e bom gosto. Reavalie a dieta do seu pet, porque essa pode não ser a mais apropriada. Talvez você tenha oferecido a mesma comida toda a vida e isso já não proporcione a mesma excitação ou os mesmos benefícios nutricionais que antes. O seu cachorro pode estar comendo parede para indicar, de alguma forma, que já não gosta do menu e que está na altura de mudar.

Solução

Obtenha outro tipo de comida para cachorro, sempre de alta qualidade. Varie os pratos e adicione uma colher de azeite de oliva aos alimentos, isto não só será muito nutritivo, como também lhe dará um sabor diferente do habitual. Você também pode oferecer comida úmida ocasionalmente e receitas caseiras feitas por si. Garanta que a ração é da melhor qualidade e tão natural quanto possível. Ofereça também biscoitos e prêmios e garanta que ele faz exercício para que não ganhe peso.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro comendo parede: causas e soluções, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.