Cachorro com refluxo: sintomas, causas e tratamento

Cachorro com refluxo: sintomas, causas e tratamento

Você já deve ter sentido alguma vez na vida um gosto ácido ou amargo abaixo da garganta ou mesmo uma sensação de queimação próxima ao peito. E até mesmo pode ter regurgitado. E os cachorros também passam por situações semelhantes.

O refluxo ou refluxo gastroesofágico ocorre quando o esfíncter esofágico externo permite o retorno do conteúdo dos órgãos mais distais anatomicamente: o estômago e a primeira porção do intestino delgado (duodeno). Portanto, não apenas o ácido gástrico pode retornar, mas também outras substâncias que causam mais danos e lesões ao revestimento do esôfago. É um processo que pode ser muito incômodo e até doloroso para nossos cachorros, que também correm o risco de desenvolver pneumonia por aspiração.

Continue lendo este artigo do PeritoAnimal para entender melhor o que acontece com um cachorro com refluxo: sintomas, causas e tratamento.

O que é o refluxo em cachorros

O refluxo em cachorros consiste no retorno do fluxo do estômago ou intestino delgado para o esôfago (ácido gástrico, pepsina, tripsina, bicarbonato e sais biliares), que causa irritação e danos ao revestimento do esôfago e pode causar esofagite (inflamação do esôfago) mais ou menos grave, chegando a causar muita dor. A esofagite leve ocorre quando apenas o ácido gástrico retorna, e a esofagite grave ocorre quando todos os componentes retornam.

O refluxo gastroesofágico ocorre quando a cárdia, esfíncter estomacal que conecta o esôfago com o estômago e impede que o conteúdo retorne, permite a passagem reversa do conteúdo estomacal para o esôfago, causando esse refluxo. Às vezes, ele pode chegar até a boca e é neste momento que normalmente notamos nosso cachorro com refluxo.

Refluxo em cachorros recém-nascidos

Cachorros filhotes correm maior risco de refluxo porque seu esfíncter ainda não se desenvolveu por completo e, por isso, é mais suscetível a permitir que o conteúdo retorne.

O que causa refluxo em cachorro

As causas que podem nos levar a termos um cachorro com refluxo, são:

  • Vômitos crônicos devido à passagem frequente do conteúdo alimentar com ácido gástrico e os produtos da digestão, que corroem o esôfago e podem induzir o retorno do conteúdo, afetando o esfíncter.
  • Hérnia de hiato, que ocorre quando uma parte do estômago entra na cavidade torácica através do diafragma. Essa condição torna mais fácil o retorno do conteúdo do estômago para o esôfago devido à disfunção do esfíncter.
  • Redução da pressão do esfíncter esofágico caudal induzida por anestesia. Ocorre principalmente quando o cachorro se posiciona em decúbito dorsal (com a boca para cima), se o jejum anterior à cirurgia não foi respeitado e devido aos efeitos de medicamentos anestésicos.
  • Esofagite ou inflamação do revestimento do esôfago. Geralmente é acompanhada de refluxo, pois a inflamação dificulta a correta funcionalidade do esfíncter, permitindo que o conteúdo retorne. Uma coisa induz à outra.
  • Gastrite ou inflamação e irritação da parede do estômago. Essa alteração atinge o esfíncter, o que permite que seu conteúdo retorne em direção ao esôfago.
  • Obesidade: é considerada um fator de risco em um cachorro com refluxo, principalmente devido à pressão da gordura sobre os órgãos e porque a própria gordura altera a funcionalidade do esfíncter. O mesmo aconteceria quando um cachorro é alimentado com uma dieta rica em gordura.

Sintomas do refluxo em cachorros

O refluxo gastroesofágico em cachorros, como já mencionamos, pode levar à esofagite, observando-se os seguintes sinais clínicos nestes animais:

  • Vômitos ou regurgitação.
  • Salivação excessiva.
  • Lambidas frequentes.
  • Dor ao engolir (odinofagia).
  • Extensão da cabeça e pescoço ao engolir.
  • Relutância a comer.
  • Perda de peso.
  • Depressão.
  • Apatia.
  • Febre em casos de esofagite grave.

Em algumas ocasiões, esse conteúdo na deglutição pode entrar nos pulmões e causar pneumonia por aspiração. Nesses casos, o cachorro também apresentará tosse e respiração ruidosa (ruídos pulmonares).

Como confirmar que temos um cachorro com refluxo?

O diagnóstico de um cachorro com refluxo costuma ser identificado diante de suspeita. Assim, o diagnóstico diferencial do refluxo deve incluir:

  • Hérnia de hiato.
  • Estenose esofágica.
  • Esofagite.

As radiografias não auxiliam no diagnóstico, pois geralmente não refletem nenhuma alteração do esôfago. A endoscopia no cachorro é o melhor método diagnóstico para avaliar o estado do esôfago e a gravidade da esofagite.

O procedimento que permite o diagnóstico definitivo do relaxamento do esfíncter, mas que a grande maioria dos cachorros não tolera, é a medição contínua da pressão do esfíncter esofágico caudal e do pH intraluminal ao longo de um dia inteiro.

O que fazer quando o cachorro está com refluxo? - Tratamento

As dietas ricas em gordura favorecem o relaxamento do esfíncter esofágico caudal e retardam o esvaziamento gástrico, razão pela qual a ingestão diária de gordura deve ser reduzida em cachorros com refluxo para evitá-lo.

Por outro lado, o tratamento médico para um cachorro com refluxo, inclui:

  • Sucralfato para proteger a mucosa esofágica danificada e promover sua cura.
  • Inibidores da secreção gástrica (cimetidina, ranitidina, famotidina) para reduzir a quantidade de refluxo.
  • Inibidor da bomba de prótons (omeprazol) para reduzir de forma mais eficaz a secreção e o refluxo.
  • Procinéticos (metoclopramida).

Se o cachorro desenvolveu esofagite severa e não quer comer, um tubo de gastrostomia deve ser colocado para fornecer alimentação parenteral sem passar pelo o esôfago danificado e manter o animal nutrido e hidratado.

Remédios caseiros para o cachorro com refluxo

É importante ressaltar que não existem remédios caseiros para um cachorro com refluxo além de uma dieta adequada, portanto, quando esse problema ocorrer, o cachorro deve ser levado ao veterinário para iniciar o tratamento e impedir que o dano ao esôfago se agrave. Reforçamos que única forma de aliviar o refluxo em cachorros é seguindo os conselhos de um profissional após descobrir sua causa.

Prognóstico do refluxo em cachorros

Se o tratamento médico for seguido e suas causas resolvidas, o prognóstico para refluxo gastroesofágico em cachorros costuma ser bom.

Como evitar o refluxo em cachorros?

É possível evitar que tenhamos um cachorro com refluxo, desde que o animal siga uma alimentação correta, pratique exercícios e tenha hábitos de vida saudáveis em geral. Como vimos, a obesidade está entre suas principais causas, por isso é muito importante manter o cachorro em seu peso ideal. Naturalmente, também será importante ir ao veterinário para check-ups de rotina e para verificar se sua saúde está em boas condições.

E falando em uma boa alimentação, quantas vezes um cachorro deve comer por dia? Não perca o vídeo abaixo para saber a resposta:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro com refluxo: sintomas, causas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas intestinais.

Bibliografia
  • E. J. Hall, J.W. Simpson, D.A. Williams. (2009). Manual de gastroenterología en pequeños animales, 2º edición. BSAVA, Ediciones S.
  • L.E. Thomas. Reflujo ácido en perros: síntomas y tratamientos (2019). Disponível em: <https://misanimales.com/reflujo-acido-perros-sintomas-tratamientos/>. Acesso em 16 de março de 2021.
  • Z. Balsameda. (2020). Reflujo gastroesofágico en perros. Disponível em: <https://soyunperro.com/reflujo-gastroesofagico-en-perros/>. Acesso em 16 de março de 2021.