Cachorro com nariz entupido: causas e tratamentos

Cachorro com nariz entupido: causas e tratamentos

Os espirros e secreções nasais caninas podem ser menos comuns e mais preocupantes do que no caso dos seres humanos. No caso dos animais, tanto os espirros quanto as secreções são considerados sintomas mais sérios que devem ser diagnosticados por um veterinário quando passam mais de um dia assim. Se você reparou no seu cachorro fungando o nariz ou fazendo algum barulho estranho, pode ser sinal de obstrução nasal.

Para esclarecer as principais dúvidas antes da consulta veterinária, dedicamos este artigo do PeritoAnimal ao tema cachorro com nariz entupido, suas causas, sintomas e tratamentos. Esperamos que a leitura seja útil e desejamos rápidas melhoras ao seu amigo!

Meu cachorro está fazendo um barulho estranho pelo nariz

Antes de entender as causas e tratamentos para um cachorro fungando ou com nariz entupido, é importante estar consciente que um cachorro que respira roncando nem sempre tem o nariz entupido. Se ele respira roncando enquanto dorme, por exemplo, isso pode ter a ver com a posição dele que faz com que o nariz fique comprimido e dificulte a passagem do ar nesse momento. Em casos assim, se esse ronco para ao mudar de posição, não há motivo para preocupação.

Agora, se você sempre percebe o cachorro fungando o nariz, existem algumas causas e possíveis e seus tratamentos. Explicamos a seguir.

Cachorro com nariz entupido

A mucosa da região nasal é super irrigada e funciona como uma barreira para proteger a região contra a entrada de bactérias e agentes que causam irritações que possam chegar até a garganta e causar a tosse, por exemplo. Devida a essa elevada irrigação, a cavidade nasal é super sensível e pode sangrar com facilidade

A secreção nasal que deixa o cachorro fungando o com nariz entupido sempre é sinal de alguma doença ou substância irritante. Cada caso precisa ser avaliado por uma veterinária ou veterinário já que o sintoma pode ser consequência de algo mais grave. Uma rinite canina, por exemplo, pode ser reflexo de uma alergia comum ou de um tumor ou infecção na boca. Somente uma avaliação profissional consegue diagnosticar o cachorro com nariz entupido de maneira segura e eficaz.

Algumas das causas e sintomas possíveis de cachorro fungando ou com catarro no nariz são:

Rinite

Acompanha espirros, a secreção é persistente e com mau cheiro e pode causar náuseas e engasgos.

Corpos estranhos

Plantas, espinhos e pequenos objetos presos na cavidade nasal do cachorro podem obstruir a passagem de ar e gerar uma infecção. Nesses casos é comum perceber o cachorro fazendo fazendo barulho de porco, como se estivesse roncando, além das tentativas de expulsar o objeto estranho com espirros ou esfregando as patas sobre o nariz. Uma secreção espessa também poderá ser observada. A tentativa de remover o objeto com uma pinça só pode acontecer se for possível vê-lo, caso contrário, é imprescindível pedir ajuda profissional.

Problemas nas vias aéreas

Além da rinite, existem muitas outras possibilidades de problemas na vias aéreas que deixam o cachorro com nariz entupido. Pode ser uma outra alergia, infecções, dentre outras patologias cujos sintomas aparecem no cachorro com catarro no nariz com a secreção em diferentes colorações, secreções oculares (cachorro com secreção no nariz e olhos) e tosse.

Gripes e resfriados

Dentre os diferentes sintomas da gripe e dos resfriados podemos perceber um incômodo no nariz do cachorro quando ele esfrega o nariz com frequência, funga ou apresenta secreção. Além dos cuidados básicos de alimentação e calor nos tratamentos da gripe canina e resfriado, pode ser feita uma vaporização ou lavagem para aliviar as vias nasais do cachorro com nariz entupido, explicaremos em breve.

Pólipos nasais

A presença de uma carne esponjosa no nariz do cachorro pode ser um sinal de pólipos nasais, que são crescimentos da mucosa nasal que obstruem a passagem de ar, o cachorro respira roncando e isso pode deixar o cachorro com nariz entupido e sangrando. Alguns casos costumam ser tratados com cirurgia mas os pólipos nasais podem surgir novamente.

Tumores nasais

Os tumores na cavidade nasal podem surgir em cachorros mais velhos e com mais frequência em algumas raças específicas como Airedale Trrier, o Basset Hound, o Bobtail e o Pastor Alemão. Os sintomas mais comuns são o ronco e o sangramento ou secreção. A avaliação veterinária é indispensável e o tratamento pode envolver intervenção cirúrgica e/ou radioterapia.

Raças braquicefálicas com nariz entupido

Além das causas mencionadas anteriormente, cachorro braquicefálicos devido à sua anatomia apresentam obstruções nasais próprias a essa característica que gera roncos, suspiros e bufadas e causam a impressão de que o cachorro está com o nariz entupido. Tais sintomas podem piorar com avanço da idade e com o calor. A síndrome do cachorro braquicefálico também pode envolver as seguintes malformações:

  • Esteonose nasal: é um problema congênito em que a cartilagem do nasal obstrui as fossas nasais . Costuma ser resolvida com uma intervenção cirúrgica;
  • Alongamento do palato mole: essa má formação pode causar um colapso laríngeo e deve ser encurtado através de cirurgia;
  • Eversão dos ventrículos laríngeos: deve-se ao aumento dos ventrículos laríngeos que gera uma obstrução respiratória. A solução veterinária consiste na remoção dos ventrículos laríngeos.

Como desentupir nariz de cachorro

Consciente das causas citadas anteriormente, vimos que um cachorro fungando o nariz nem sempre é só um sinal de resfriado ou alergia. De qualquer forma, o tratamento nunca envolve apenas desentupir o nariz do cachorro, mas uma série de cuidados que dependerá do diagnóstico. Pólipos nasais e tumores, por exemplo, não podem ser resolvidos com descongestionante nasal para cachorro, já em casos de resfriados e alergias o tutor pode desentupir o nariz do cachorro para aliviar o desconforto do animal, acompanhado dos outros cuidados necessários.

Lavagem com água morna

Um procedimento simples para aliviar esse sintoma em gripes e resfriados é lavar o nariz do cachorro água morna com muita suavidade, secar e aplicar um pouquinho de azeite de oliva.

Vaporização

Manter o ambiente umedecido também é um dos remédios caseiros para desentupir nariz de cachorro com resfriado. A vaporização pode ser feita através de vaporizadores com essências suaves como a de eucalipto ou equinácea, se for usar outra certifique-se de que não é uma das plantas venenosas para cachorros. Se você não tem vaporizador, pode aproveitar o vapor do banheiro com as plantas medicinais. Para evitar acidentes, jamais deixe o cachorro sozinho durante o procedimento.

Vick VapoRub faz mal para cachorro?

Você não deve utiliza Vick VapoRub no seu cachorro com nariz entupido. A automedicação é totalmente contraindicada. Se o cheiro do Vick VapoRub para os humanos já é super forte e chega a lacrimejar os olhos, nos cachorros, que têm esses sentidos mais apurados por natureza, a concentração dos óleos de eucalipto e mental é muito alta e chega a ser tóxica.

O cheiro do Vick Vaporub para os cachorros é extremamente incômodo e pode afetar suas estruturas olfativas além do risco de lamberem e sofrerem intoxicações graves.

A automedicação não é recomendada. Não é difícil perceber que um cachorro está doente. Além do nariz entupido você pode observar outros sintomas citados no vídeo abaixo e levá-lo para avalização análise veterinária para descobrir a causa e ter o tratamento mais eficaz possível:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro com nariz entupido: causas e tratamentos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças respiratórias.

Bibliografia
  • PET POISON HELPLINE. Camphor, Topical Medications. Disponível em: <https://www.petpoisonhelpline.com/poison/camphor/>. Acesso em 30 de junho de 2020.