Cachorro com medo de fogos, o que fazer?

Cachorro com medo de fogos, o que fazer?

Você já se perguntou por que os cachorros têm medo de fogos? Tirar o medo de fogos de artifício do cachorronem sempre será possível, especialmente se há reações imprevisíveis ou muito enraizadas no seu comportamento. No entanto, trabalhar com ele a dessensibilização sistemática é possível e também existem alguns conselhos que podem ajudar a deixar o cachorro mais calmo e tranquilo.

Tratam-se de truques muito úteis e simples de levar a cabo, apropriados para as épocas de fogos artificiais, para que o nosso cão sinta conforto e segurança ao mesmo tempo que redirecionamos o seu comportamento para algo mais apropriado.

Continue lendo e descubra o que fazer se o cachorro tem medo dos fogos e outras curiosidades sobre este tema.

Por que os cachorros têm medo de fogos?

Se você se pergunta por que os cachorros têm medo de fogos, saiba que é bastante normal que um cachorro se assuste com barulhos altos porque seu sentido de audição é muito mais sensível que o nosso, o que significa que ele pode ouvir frequências sonoras que são imperceptíveis para nós e, portanto, sentir mais intensamente os ruídos que nós percebemos. Assim, um barulho tão alto quanto o produzido por um fogo de artifício é recebido pelo ouvido do cão muito mais intensamente. Ao perceber este ruído, o instinto de sobrevivência faz com que o cachorro tente fugir ou se esconder para se proteger. Nos casos mais graves, também podemos observar salivação excessiva, vômitos, diarreia, nervosismo, tremores e comportamentos anormais.

Então o que os cães sentem quando ouvem os fogos de artifício? Eles percebem o barulho até três vezes mais alto do que nós [1]. No entanto, não é apenas a intensidade do ruído que os faz ficar temerosos ou assustados, o fato de ser algo repentino e inesperado, assim como as luzes no céu que muitas vezes acompanham os fogos, também são fatores de estresse. Nem todos os cachorros têm medo ou desenvolvem fobia de fogos (sonofobia), alguns simplesmente se assustam com o som pelas razões explicadas acima, mas não experimentam o pavor. No entanto, muitos o fazem por uma variedade de razões. Há três causas principais que explicam por que cachorros têm medo de fogos:

  • Genética: o medo é uma das características comportamentais que um cachorro filhote pode herdar de seus pais. A propensão para o comportamento temeroso pode ser o gatilho para comportamentos relacionados ao medo.
  • Trauma: Uma experiência negativa, mesmo que não diretamente relacionada a um foguete, pode causar um trauma para a vida inteira de um cão.
  • Socialização: se não tivermos trabalhado corretamente na habituação a ruídos altos em sua fase de socialização (entre 3 semanas e 3 meses de idade), é provável que nosso cão, diante da chegada do medo, aja negativamente ou temerosamente na primeira vez que ouvir fogos de artifício.

Estas são as principais razões pelas quais os cães se assustam com a pirotecnia, mas o medo de fogos de artifício também pode se desenvolver sem experiências ruins e mesmo que o cão tenha sido bem socializado a estes ruídos e situações desde a infância. Algumas doenças ou a perda de alguns de seus sentidos (surdez, cegueira...) podem promover o aparecimento de medos e fobias.

Lembre-se que se seu cão tem medo de tudo, não apenas de fogos de artifício, seria interessante consultar um profissional para descobrir se ele sofreu de síndrome de privação sensorial (cachorros que foram totalmente isolados de seu ambiente) ou se existe um problema de comportamento que precisa ser tratado.

Como agir com um cachorro com medo de fogos de artifício?

Mesmo que você não acredite, a reação diante do comportamento do cachorro é fundamental para o desenvolvimento das fobias. Fugir a toda a velocidade com ele, acariciá-lo, dedicar-lhe palavras de tranquilidade, etc, são atos que reforçam a conduta que o cachorro está tendo sem que a gente perceba. Ao tentar tranquilizá-lo, só estamos reforçando uma atitude de medo que não beneficia em nada o nosso melhor amigo.

Então, como atuar se o cachorro estiver com medo dos fogos? O melhor é tentar manter uma atitude normal (dentro do possível) tentando ignorar os comportamentos temerosos que o cachorro possa ter, fazendo isso com uma atitude tranquila e calma. Não devemos tocar nele, fazer carinho ou premiar em nenhum caso.

É importante ressaltar que o medo é uma emoção e que as emoções não devem ser reforçadas, ao contrário das condutas. Por isso, evite reforçar condutas que incitem o nervosismo, mas podemos fazer carinho nele e oferecer petiscos se ele se mostrar tranquilo, ficar escondido em um lugar ou próximo da gente.

Como acalmar um cachorro com medo de fogos de artifício

Se você não tem tempo para iniciar um processo completo de sensibilização ou não se sente capaz de fazê-lo, você pode seguir as dicas a seguir sobre o que fazer com o cachorro com medo de fogos de artifício em noites como do Ano Novo. Lembre-se que você também pode usar as mesmas dicas com cachorros com medo de trovão.

O cachorro fica louco com fogos de artifício? Quer saber o que fazer para evitar que o cachorro fique assustado com os barulhos das explosões? Estes cinco pontos te ajudarão a acalmar um cachorro assustado por fogos de artifício e em geral, use essas técnicas para acalmar um cão assustado por qualquer tipo de barulho alto:

  1. Não o deixe sozinho: não é aconselhável deixar um cão sozinho em casa, especialmente se ele tiver muito medo e apresentar um comportamento destrutivo. Além de evitar um possível acidente doméstico, estar ao seu lado o ajudará a se sentir mais seguro.
  2. Crie um ninho: para criar um ninho você pode usar uma caixa de papelão, uma caixa de transporte ou uma cama de cachorro tipo "caverna". Deve ser escuro e reconfortante, para que você possa colocar cobertores e um brinquedo dentro dele. Quando estiver pronto, coloque o "ninho" em um lugar longe das janelas e dos ruídos das ruas. Para familiarizá-lo com isso, você deve colocar o ninho alguns dias antes dos incêndios e trabalhar com uma associação positiva. A melhor coisa a fazer é reforçá-lo com um "muito bom" cada vez que ele entra e encorajá-lo a entrar deixando lá petiscos. No entanto, nunca o empurre ou force a entrar. Deixe também um pouco de água por perto.
  3. Música para relaxar o cachorro durante os fogos: além de fechar as janelas durante os fogos de artifício, você também pode colocar músicas tranquilas em um volume alto. Embora ele ainda perceba as vibrações, o som não será tão chocante. Neste ponto, se sua casa não estiver suficientemente isolada, você pode optar por comprar protetores auriculares para cães com medo de fogos de artifício. Este produto isolará completamente o cão de ruídos e sons, mas deve-se notar que nem todos os cães os aceitam e, novamente, forçar o cão a usá-los não é aconselhável. No nosso canal no YouTube temos alguns vídeos com músicas para relaxar cachorros que podem te ajudar.
  4. Ofereça uma distração: Embora alguns cães se recusem a comer ou brincar neste momento, oferecer um osso cru, um kong ou seu bicho de pelúcia favorito pode ajudar a distraí-los.
  5. Usar feromônios: Os feromônios sintéticos têm uma função principalmente calmante e ajudam a diminuir os níveis de ansiedade. Procure por aqueles que têm estudos para respaldar sua eficácia.

Ao seguir estes truques, você isolará o cachorro medroso do ambiente, favorecendo um estado de calma e relaxamento longe do estresse das festas barulhentas. Lembre-se que se o cachorro tiver medo de fogos, é aconselhável que crianças e estranhos não tentem tocá-lo ou incomodá-lo em momentos de medo, pois ele poderia reagir de forma negativa.

Se você ainda está se perguntando como relaxar um cachorro que tem medo de fogos de artifício, o método Tellington Ttouch, desenvolvido pela treinadora e terapeuta de cães, a canadense Linda Tellington Jones, também pode te dar bons resultados, basta executar massagens relaxantes no peludo. Lembre-se, no entanto, que as massagens devem ser iniciadas quando o cão estiver o mais calmo possível para evitar reforçar o comportamento perturbado. Neste vídeo você encontrará uma maneira simples de acalmar seu cão assustado por foguetes ou foguetes com uma massagem:

É indicado dar calmante para um cachorro que tem medo de fogos?

Em casos graves, quando o cão tem diarreia, pânico, vômitos ou anorexia além do medo, sim que é indicado dar um calmante para o peludo, após recomendação de um médico veterinároi. Se você quiser saber quais remédios dar para cães com medo de fogos de artifício, converse o veterinário sobre a opção de uso de ansiolíticos ou outros tipos de medicamentos. Entretanto, seus efeitos sobre o corpo do cão devem ser testados com alguns meses de antecedência para garantir o efeito desejado.

Recomendamos evitar completamente drogas que contenham acepromazina, por exemplo, pois aumentam o estado de consciência do cão, mas o impedem de se mover, o que pode levar ao estresse e ao pânico generalizado.

Geralmente recomenda-se medicação específica ou remédios homeopáticos que relaxem o nosso cachorro em tais circunstâncias.

Agora que você já sabe o que fazer com um cachorro com medo de fogos, conta pra gente nos comentários. Seu cachorro perdeu o medo? Qual técnica você utilizou?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro com medo de fogos, o que fazer?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Bibliografia
  • Linda Tellington-Jones. (2014). El método de Tellington TTouch: Cómo influir sobre el comportamiento, salud y rendimiento de tu perro. Kns ediciones.