Cachorro ciumento: sintomas e o que fazer

Cachorro ciumento: sintomas e o que fazer

As pessoas costumam atribuir emoções ou sentimentos próprios do comportamento humano aos animais. No entanto, afirmar que os cachorros são ciumentos pode ser um termo muito mal atribuído, já que existem diversos motivos que podem explicar porque um cachorro se comporta de forma "ciumenta" com os tutores, com as pessoas em geral ou até mesmo com outros animais.

Nesse artigo do PeritoAnimal você vai obter mais informações sobre cachorro ciumento: sintomas e o que fazer.

Cachorro ciumento existe?

Não é fácil definir o que é ciúmes, no entanto, é possível explicar ciúmes como um conjunto de emoções e sentimentos que aparecem quando uma figura social que se considera importante está ameaçada por um terceiro, o qual é visto como um rival.

O ciúmes é comum em animais gregarios, como o ser humano ou o cachorro e tem uma função adaptativa importante. São emoções complexas que requerem que o indivíduo que as sente tenha capacidade cognitiva elevada que permite racionalizar e comparar com as experiências passadas. Assim, os cachorros podem ter ciúmes de outros indivíduos, mas não de objetos inanimados. Apesar de o uso desse termo ser muito discutido pelos poucos estudos que existem, há uma certa dúvida sobre se esse comportamento é compatível com o dos seres humanos.

Contudo, é importante lembrar que existem outros problemas de conduta que podem explicar alguns comportamentos que são considerados ciúmes, tais como territorialidade, a proteção de recursos, tédio ou brincadeiras. Para entender um pouco melhor, a seguir vamos explicar o comportamento de um cachorro ciumento.

Cachorro ciumento: comportamento

Como mencionamos anteriormente, existem poucos estudos acerca do comportamento de um cachorro ciumento, por isso, é muito complicado determinar as condutas características e as diferenças com relação a outros problemas comportamentais comuns nos cachorros. Apesar disso, alguns sintomas de um cachorro ciumento podem ser:

  • Tentar chamar a atenção do tutor quando se sente ignorado;
  • Tentar interromper a interação do tutor e do possível "rival";
  • Estar atento quando tutor e o "rival" estão se relacionando;
  • Pode chegar a empurrar, atacar ou mostrar diversos sinais de calma negativa.

Cachorro ciumento: vídeo

É possível encontrar uma infinidade de vídeos de cachorros ciumentos na internet, no entanto, você deve ter em conta que alguns tutores acabam reforçando comportamentos inadequados ou agressividade dos cachorros, provavelmente por desconhecimento, e o resultado são mais cachorros com esse tipo de problema comportamental.

Por outro lado, nesse vídeo do canal Milperthusky você pode ver como o tutor administra de forma adequada os ciúmes de um dos seus cachorros, dando atenção e afeto aos dois animais. Nesse caso, o ciúmes não incluem comportamento alarmantes:

Cachorro ciumento: possíveis situações

O cachorro ciumento pode apresentar esses sinais no seguinte contexto:

Cachorro ciumento com outro cachorro

Acontece quando vários cachorros convivem no mesmo lugar e o tutor ignora de forma inadequada continuamente um dos cachorros ou presta mais atenção a outro. É importante diferenciar o ciúme da territorialidade que acontece unicamente com indivíduos desconhecidos.

Cachorro com ciúmes da gravidez

É muito comum que as mulheres grávidas mudem os hábitos e rotina à medida que a gravidez avança. Nesses casos, o cachorro pode se sentir ignorado e por isso, tentar chamar a atenção da mulher grávida de diversas formas. É muito importante preparar o cachorro para a chegada do bebê de forma progressiva, nunca mudando os hábitos repentinamente e sempre contando com o apoio de outra pessoa para que ajude a fazer essas transformações.

Cachorro com ciúmes de um bebê ou criança

É fundamental apresentar o cachorro ao bebê corretamente, em algumas ocasiões, inclusive com a ajuda de um profissional. No entanto, se você não fez isso corretamente ou se houve uma associação negativa, é possível que aconteça, por exemplo, se você brigar com cachorro na presença da criança, se não deixar que o cachorro chegue perto ou se castiga o cachorro quando ele se aproxima. É possível evitar o ciúmes entre crianças, bebês e cachorro com o reforço positivo, pautas adequadas e supervisão profissional.

Cachorro ciumento com namorado(a)

Você pode encontrar muitos vídeos no YouTube com cachorros com ciúmes do tutor quando beija o seu(a) namorado(a). Se por um lado, podemos falar sobre o ciúmes, por outro podemos falar sobre proteção de recursos. O cachorro considera o tutor como sua propriedade e age de maneira a protegê-lo. Os cachorros com ciumes do tutor podem chegar a mostrar comportamentos agressivos.

Cachorro ciumento: o que fazer

Os cachorros ciumentos, especialmente se têm um comportamento agressivo, podem chegar a ser muito perigoso principalmente se é dirigido a uma criança ou um bebê. Por isso, comece a tomar as medidas de segurança pertinentes, evitando assim o contato direto entre o cachorro e a terceira pessoa "rival". Se o seu cachorro estiver acostumado a usar focinheira, você pode utilizá-la temporalmente, mas nunca por mais de 60 minutos. Evite completamente o castigo pois isso pode agravar ainda mais o problema, por outro lado, tente controlar a situação com ordens básicas de obediência, pedindo para seu cachorro sentar, deitar ou ficar quieto.

É fundamental visitar um veterinário especializado em etologia ou adestramento canino para descartar problemas de saúde que possam estar relacionados com as causas dos problemas de conduta e assim, receber um diagnóstico certeiro. Dessa forma, poderá ter indicações sobre como lidar com a situação e começar a realizar sessões de modificação de conduta.

É provável que o profissional peça para que você supervisione as interações do seu cachorro com outros indivíduos, que ofereça conselhos para manejar essa situação e que proponha um plano de atividades que te ajude a melhorar a relação com seu cachorro, utilizando como principal ferramenta o reforço positivo, para melhorar o comportamento do pet.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro ciumento: sintomas e o que fazer, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Bibliografia
  • Abdai, J., Terencio, C. B., Fraga, P. P., & Miklósi, Á. (2018). Investigating jealous behaviour in dogs. Scientific reports, 8(1), 8911.
  • Prato-Previde, E., Nicotra, V., Poli, S. F., Pelosi, A., & Valsecchi, P. (2018). Do dogs exhibit jealous behaviors when their owner attends to their companion dog?. Animal cognition, 21(5), 703-713.
  • Morris, P. H., Doe, C. & Godsell, E. Secondary emotions in non-primate species? Behavioural reports and subjective claims by animal owners. Cogn. Emot. 22, 3–20 (2008).