Cachorro ciumento: possessividade e proteção de recursos

Cachorro ciumento: possessividade e proteção de recursos

O cachorro que sofre com a posse dos recursos é aquele que "protege" através da agressão os recursos que ele considera valiosos. Talvez o alimento seja o recurso mais frequentemente protegido por cães, mas não é o único. Assim, podem existir cachorros ciumentos em relação à comida, lugares, pessoas, brinquedos e sobre quase tudo que se possa imaginar.

A proteção de recursos tem sido sempre utilizada para adestrar cães de guarda de propriedades. De fato, a territorialidade, que faz com que um cão aja agressivamente em relação a estranhos, é uma forma particular de guarda de recursos na qual o cão protege um determinado lugar. Entretanto, não é uma forma típica de proteção de recursos, pois o cachorro protege o território apenas de estranhos.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos detalhar para você o que é um cachorro ciumento e a proteção e posse de recursos e como você deve agir para eliminar este comportamento que pode se tornar muito perigoso.

O que é a posse de recursos para os cachorros?

Em formas típicas deste comportamento, o cachorro ciumento ou protetor de recursos reage à proximidade tanto de conhecidos quanto de estranhos.

Se você já conheceu um cachorro que não permite que ninguém se aproxime de seu tutor, então você conheceu um cachorro ciumento com proteção de recursos (neste caso, o recurso é o tutor). É semelhante à situação de quando você não pode se aproximar de um cachorro quando ele está comendo ou tem um brinquedo na boca.

Essa estratégia superprotetora, aliada à agressividade, é muito comum entre os cães, e lhes permite defender seus bens quando outros cachorros tentam levá-los embora. Quando um cachorro tomou posse de um recurso (alimento, brinquedo, etc.), outros geralmente respeitam essa situação, mesmo que o primeiro cão seja menor. Entretanto, se outro cachorro tentar tirar esse recurso ou se aproximar, o primeiro cão reagirá com rosnado ou agressão. E isso caracteriza a proteção e posse de recursos.

É claro que há casos em que um cão maior pode tirar um recurso de um menor, mas esses casos geralmente ocorrem apenas quando a disponibilidade desse recurso é muito limitada e o recurso é essencial para a sobrevivência.

Proteção de recursos em outras espécies

Embora seja mais conhecida nos cachorros, a proteção de recursos não é exclusiva dessa espécie. Pelo contrário, é um comportamento típico de todos os animais sociais. Há muitos anos, quando eu ainda estava na faculdade, pude ver este comportamento enquanto fazia um etograma de um grupo de onças em cativeiro no zoológico.

Esse grupo (completamente não natural) consistia de 12 onças-pintadas e todas elas foram alimentadas ao mesmo tempo. Quando um pedaço de alimento não tinha dono, as onças lutavam por ele. Mas quando uma delas levou esse alimento, nenhuma outra tentou tirá-lo (com raras exceções). Isso não teve nada a ver com dominância ou outras interpretações semelhantes, porque até mesmo Cindy, a onça-pintada mais fraca e menor, era respeitada quando ela comia sua comida.

Entretanto, se uma onça se aproximasse de outra onça que estivesse com comida, esta última iniciaria uma série de exibições agressivas. Se a primeira continuasse a se aproximar, o resultado comum era um ataque para proteger seu alimento.

Cachorro ciumento e possessivo com tudo

Embora a proteção de recursos seja um comportamento natural para os cães, ele pode ser tornar perigoso para os humanos e especialmente para as crianças. De fato, muitas vezes são as crianças pequenas que descobrem que seu cachorro de estimação é um protetor de recursos, porque elas não avaliam bem as situações quando se aproximam dele e, muitas vezes, acabam sofrendo as consequências disso, como rosnados ou até agressividade.

Para piorar a situação, o cachorro que está protegendo um recurso pode generalizar esse comportamento a vários recursos. Assim, um cão que começa a proteger sua comida pode passar a proteger seus brinquedos, o sofá, uma determinada pessoa e outros recursos que são valiosos para ele. No final, você terá um cachorro ciumento e possessivo, além de agressivo, com todos que se aproximam de qualquer coisa.

Naturalmente, um cachorro protetor de recursos também pode generalizar suas "vítimas" atacando humanos, outros cães e até mesmo objetos. Mas também pode discriminar, atacando apenas indivíduos de uma espécie (por exemplo, apenas humanos), indivíduos de um sexo (masculino ou feminino, mas não ambos), indivíduos com certas características físicas (por exemplo, apenas homens com barba), etc. Por isso, é comum que muitos tutores digam que convivem com um cachorro ciumento ao extremo.

A boa notícia é que é relativamente fácil evitar que um filhote se torne um protetor de recursos e não é tão difícil eliminar o comportamento na maioria dos casos nos cães adultos (embora haja alguns casos que são mais complicados do que outros).

Como prevenir a proteção e possessividade de recursos em cachorros

Se seu cachorro é filhote e ainda não mostrou sinais de desenvolver a proteção de recursos, você pode evitar que o problema se desenvolva com as seguintes dicas:

1. Adestrá-lo para largar objetos sob comando e ignorar as coisas

Ambos os exercícios lhe ensinam o autocontrole, o que reduz as reações impulsivas, e também lhe ensinam que desistir de recursos (brinquedos, alimentos, etc.) pode ter consequências muito agradáveis (recompensas, elogios, etc.).

2. Evitar a proteção de recursos com brinquedos

Para evitar termos um cachorro ciumento em relação aos brinquedos, o ideal será trabalhar com ele ensinando-o a soltar os objetos. A recuperação de brinquedos deve ser uma atividade divertida na qual oferecemos o brinquedo ao cão regularmente, o recuperamos e o oferecemos novamente.

O importante neste caso é que o cachorro não sinta que estamos "tirando" seu precioso brinquedo, mas sim que estamos compartilhando uma atividade divertida com ele. Nem devemos tentar tirar o brinquedo de sua boca. Visite nosso artigo sobre como ensinar seu cachorro a soltar objetos.

3. Evitar proteger os recursos com as pessoas

Esta é, sem dúvida, a parte mais importante da proteção de recursos. Se nosso cachorro nos considera (ou outra pessoa) como seu recurso, isso não é nada positivo, pois pode levar a sérios problemas de agressão. Por esta razão, trabalharemos minuciosamente na socialização do cão quando ele for um filhote para não termos um cachorro ciumento ao extremo.

Como já mencionamos, a socialização envolve animais, pessoas e meio ambiente. Neste caso será importante apresentá-lo a pessoas de todos os tipos (adultos, crianças, adolescentes...) e deixá-los acariciá-lo, oferecer-lhe petiscos e tratá-lo corretamente.

Se este processo se desenvolver adequadamente, nosso cachorro não sofrerá com a proteção de recursos com as pessoas, pois ele entenderá que os humanos são amigáveis e bons para ele (e para você).

4. Evitar a proteção de recursos com alimentos

Evitar este problema é relativamente fácil. Para fazer isso, começaremos a oferecer pedaços de ração diretamente de nossa mão ao nosso filhote para recompensá-lo no treinamento ou nos comportamentos que gostamos dele.

Então começaremos a lhe oferecer comida de nossa mão antes de colocarmos sua comida e devemos estar certos de que ele nos observa quando esvaziamos a comida em sua tigela. Esta percepção o ajudará a compreender que somos nós que fornecemos os alimentos generosamente. Isso o ajudará a não proteger este recurso de você, pois é muito comum encontrarmos cachorros ciumentos com a própria comida.

Quando vemos que ele confia completamente em nós, podemos até mesmo aproximar nossa mão da tigela quando ele estiver comendo. Especialmente se ele é um filhote e nunca demonstrou nenhum tipo de atitude agressiva ou possessiva antes, nenhum problema deve surgir. Nunca lhe dê o alimento especial se ele mostrar quaisquer sinais de agressão, pois nesse caso você estará reforçando o comportamento agressivo.

Se não ocorrerem problemas durante este programa, você deve continuar a prevenção até ele ficar adulto. Para fazer isso, você pode simplesmente dar-lhe comida de sua mão ocasionalmente, e o resto de sua família fará o mesmo. Isso geralmente acontece durante o adestramento de obediência, pois você estará usando muitos petiscos durante o adestramento, portanto não há necessidade de um programa especial.

Não se esqueça que...

Todos os exercícios que explicamos devem ser aplicados a filhotes, nunca a cães adultos que já sofrem com a proteção de recursos. Neste caso, e principalmente para evitar agressões, devemos ir a um profissional.

O que fazer se meu cachorro é ciumento e possessivo

Geralmente, os cachorros ciumentos que sofrem de proteção de recursos nos avisam antes de atacar com rosnados, um som leve e constante que nos alerta para não continuarmos com nossas intenções. Se mesmo assim nos aproximarmos, ele provavelmente nos morderá.

Em outros casos mais graves os cachorros mordem diretamente, é então quando devemos trabalhar na inibição de mordidas, uma questão complicada quando o cão é adulto e isso deve ser sempre feito por um profissional qualificado em problemas de comportamento.

O que fazer quando o cachorro rosna para você?

Quando o cachorro rosna para nós, ele está nos alertando de uma agressão iminente. Neste momento, o domínio e outros critérios de treinamento baseados em punição tornam-se totalmente perigosos, pois podem provocar uma reação inesperada por parte do cão.

Além disso, nunca devemos repreender o cachorro, pois isso poderia convidá-lo a pensar que é preferível atacar do que "advertir". Um comportamento que, embora ruim, é bom. O rosnado é parte da comunicação natural do cachorro.

O ideal é não forçar a situação e ter cuidado com os limites que o cachorro aceita e adaptar-se a eles. Nestes casos, especialmente se não tivermos conhecimento sobre o adestramento de cães, a melhor opção é ir a um profissional que explicará como adestrar nosso cachorro, quais são as diretrizes que devemos seguir para nosso caso específico e alguns exercícios para lidar com a proteção de recursos, como ensinar um cão a liberar objetos ou praticar para melhorar o hábito de posse com comida.

O que fazer se o cachorro te morder?

Mais uma vez, vamos repetir que não é aconselhável repreender ou punir o cachorro. Devemos evitar a todo custo situações agressivas que, além de serem muito perigosas, estressam o animal e pioram seriamente a relação conosco. Nesses casos graves, devemos recorrer imediatamente a um profissional.

Agora que você entendeu melhor como funciona a questão da proteção de recursos para um cachorro ciumento, continuamos falando sobre o tema em situação específicas nos seguintes artigos:

  • Meu cachorro tem ciúmes do bebê, o que fazer?
  • Como evitar ciúmes entre crianças e cachorros

E, também, no vídeo a seguir:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro ciumento: possessividade e proteção de recursos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Bibliografia
  • LATTAL, Kennon A. O lado humano do comportamento animal. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, 2006, vol. 2, no 1.<http://novoperiodicos.ufpa.br/periodicos/index.php/rebac/article/view/798>. Acesso em 6 de maio de 2021.