Bravecto - Tudo o que precisa saber!

Bravecto - Tudo o que precisa saber!
Imagem: allivet.com

Pulgas e carrapatos, para muitos donos de cães é um problema quase sem solução, é uma batalha diária e sem fim. Porém, como estes parasitas transmitem várias doenças tanto para os cães como para os seres humanos é imprescindível que o antipulgas do seu animal esteja sempre em dia.

Há algum tempo, alguns antipulgas disponíveis no mercado deixaram de ser tão eficientes, levando ao surgimento de novos medicamentos top de linha que prometem não apenas eficiência no combate à pulgas, carrapatos e ácaros, como também uma proteção de longa duração. Exatamente por isso, que neste artigo do PeritoAnimal diremos tudo o que você precisa saber sobre a linha da Bravecto.

Bravecto para cachorros

Muitos donos de cães que mantém seus cães desparasitados mensalmente com antipulgas Pour-on, precisam se programar para não dar banho em seus pets dois dias antes e dois dias após a aplicação do medicamento na nuca do cachorro para não lavar o produto diminuindo sua eficácia. Além disso, donos que tem mais de um animal precisam ter o cuidado de não deixarem que eles lambam uns aos outros após a aplicação até que o pelo seque.

Como Bravecto é um antiparasitário em forma de tablete mastigável, ele promete acabar com essas preocupações com a mesma eficácia de um Pour-On, com a vantagem de que o pescoço do seu cão não fica melecado, e ainda protege o animal por até 12 semanas contínuas (em torno de 3 meses). O comprimido é palatável, ou seja, com sabor e cheiro de um petisco, o que deve facilitar para que cães tomem o remédio sem serem forçados a tal e sem estresse para tutores e cães.

Bravecto para cachorros possui amplo espectro de ação, ou seja, protege contra várias espécies de ectoparasitas e começa a agir após 2 horas da ingestão, a partir daí, ele agirá de dentro para fora, então ficará no organismo do seu animal, protegendo-o toda vez que o cachorro entrar em contato com pulgas e carrapatos. A eliminação de 100% das pulgas pode ocorrer após 8 horas da ingestão do medicamento. Importante ressaltar que o Bravecto não é um repelente, então ele não impede que o cachorro seja picado, pois como o comprimido está agindo no organismo do cão, pulgas e carrapatos precisam picar o cão primeiro para então morrerem. Portanto, no verão ou em áreas endêmicas é interessante o uso do Bravecto conjuntamente com um repelente natural a base de citronela ou óleo de neem em spray.

Como o medicamento protege por até 3 meses, acaba saindo por um valor mais em conta, pois os outros antiparasitários disponíveis no mercado protegem por até 30 dias. É necessário escolher o comprimido de acordo com o peso do seu cachorro. Ele é seguro para cadelas gestantes ou em lactação e para cães da raça Collie, que são alérgicos a muitos antiparasitários disponíveis no mercado atualmente.

Bravecto para cães ainda auxilia no controle da DAPP, que é a Dermatite Alérgica a Picada de Pulgas, pois alguns estudos mostraram que mesmo com o uso das pipetas disponíveis no mercado pet, 90% das pulgas picam o animal e se alimentam antes de morrerem ingerindo o sangue do cachorro com o veneno. O que o Bravecto promete é uma morte mais rápida dessas pulgas e carrapatos, o que diminui a quantidade de ovos e consequentemente, a quantidade de pulgas que reinfestariam o animal. Para saber mais sobre a Alergia a picada de pulgas em cães veja este outro artigo do PeritoAnimal.

Bravecto para gatos

Até então, o laboratório criador do Bravecto, a MSD Animal Health, não disponibilizava o Bravecto para gatos. Porém, foi lançado recentemente na Europa, o Bravecto para gatos. Ele contém o mesmo princípio ativo que o Bravecto para cachorros, todavia não é em forma de tablete mastigável, e sim em forma de pipeta, disponível para gatos de porte pequeno (1,2 a 2,8kg), gatos de porte médio (2,8 a 6,25kg) e gatos de porte grande (de 6,25 a 12,5kg) como as das raças Maine Coon, Bengal, Norueguês da Floresta e outras.

Em gatos, a pipeta de Bravecto é aplicada na nuca, na base do crânio. A eliminação de pulgas ocorre em até 12 horas, e a eliminação de carrapatos em até 48horas. O tempo de duração do Bravecto para gatos também é de 12 semanas (3 meses).

Jamais medique o seu gato com o tablete de Bravecto para cachorros. Gatos possuem um metabolismo diferenciado de absorção de medicamentos em relação aos cães, e as chances de intoxicação, além da não eficácia do medicamento são maiores.

O Bravecto para gatos, até a data de publicação deste artigo, não se encontra disponível no Brasil.

Imagem: vetmedic.com

Bravecto para filhotes

O Bravecto é seguro para filhotes de cachorros a partir de 8-9 semanas de vida, ou seja, filhotes com 2 meses e meio.

Não administre o Bravecto para cachorros em filhotes com menos de 2 meses de vida. Procure por antiparasitários que podem ser aplicados em filhotes como antipulgas em spray ou outros disponíveis no mercado.

No entanto, como Bravecto pode ser administrado em cadelas gestantes e em fase de amamentação, se a mãe não tiver pulgas e carrapatos, e o ambiente também estiver sempre limpo e higienizado, dificilmente os filhotes apresentarão ectoparasitas.

Bravecto para sarna

Existem várias espécies de ácaros, e dentre estas espécies estão os causadores das sarnas nos cães. Uma destas espécies, o Demodex canis, é o agente causador da sarna demodécica, popularmente conhecida como sarna negra, e de difícil tratamento, visto que não há uma cura propriamente dita, já que o ácaro não é eliminado totalmente. Para saber tudo o que você precisa sobre a Sarna demodécica em cães - sintomas e tratamento, o PeritoAnimal preparou este outro artigo para você.

Estudos vêm comprovando a eficácia do Bravecto para cachorros no tratamento e na contenção dos sintomas da sarna demodécica em cães jovens e adultos, melhorando a qualidade de vida desses cães excepcionalmente. Apesar disso, a indicação do uso de Bravecto para sarna ainda não possui a aprovação do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e vem sendo debatida por médicos veterinários em congressos e simpósios.

Bravecto para carrapatos

Bravecto também possui eficiência comprovada no combate a carrapatos, porém, a ação contra carrapatos é um pouco mais demorada do que para pulgas. Em cães, a eliminação dos carrapatos ocorre após 12 horas da administração do tablete. Em gatos, a eliminação ocorre em até 48 horas da aplicação da pipeta.

A duração da proteção contra carrapatos, entretanto, também é de 12 semanas.

Bravecto - Bula

O princípio ativo do Bravecto pertence as Isoxazolinas, uma nova classe de antiparasitários. O composto é o Fluralaner, que age no sistema nervoso dos ectoparasitas, causando hiperexcitação do sistema nervoso, paralisia e por fim morte. Estudos comprovam a eficácia de ação da molécula de Fluralaner em relação ao Fipronil.

A bula do Bravecto para cachorros pode ser encontrada gratuitamente no site da MSD Saúde Animal[1], onde constam informações como as espécies de pulgas e carrapatos que combate, dosagem, precauções, contraindicações e efeitos colaterais.

Bravecto para cães é um medicamento, e não deve ser administrado sem uma consulta prévia e orientações de um médico veterinário quanto a saúde do seu animal, pois como todo medicamento, há animais que podem apresentar reações e efeitos colaterais quanto ao uso de Bravecto.

Bravecto genérico

Existem outros produtos no mercado pet, que possuem a mesma fórmula de ação do Bravecto para cães, porém com um valor ainda mais baixo. Como esses outros medicamentos possuem a mesma molécula de ação contra pulgas e carrapatos, a forma como agem no organismo do animal é basicamente a mesma, e também se apresentam em forma de comprimido mastigável.

Entretanto, a duração destas outras marcas para o Bravecto não é a mesma. Por exemplo, a duração do Nexgard, antiparasitário de outra marca é de apenas 1 mês, enquanto que o Bravecto é de 3 meses. Nexgard, considerado como o Bravecto genérico, também não é indicado em cadelas gestantes, diferente do Bravecto.

Imagem: nexgardbrasil.com.br

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Bravecto - Tudo o que precisa saber!, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Desparasitação e vermífugos .

Referências
  1. http://www.msd-saude-animal.com.br/products/copy_BRAVECTO/020_Resumo_da_Bula.aspx