Bolsa primordial em gatos - O que é e para que serve

Bolsa primordial em gatos - O que é e para que serve

"Há uma pelanca na barriga do meu gato" é uma afirmação que muitos tutores de felinos podem fazer ao observar a anatomia do pet. Você já se perguntou como se chama a pancinha do gato? É um nome curioso: bolsa primordial. Na verdade, ela é uma herança dos ancestrais selvagens do gato, que, devido a suas funções de armazenamento de gordura, proteção e facilidade de movimentação, permitiu que os felinos sobrevivessem em condições adversas. A maioria dos gatos domésticos de hoje em dia não precisa desta estrutura e, portanto, nem todos os gatos a possuem, mas apenas aqueles que herdam seus genes ou pertencem a certas raças, para serem consideradas puras, exigem tal característica.

Você quer saber mais sobre as funções da bolsa primordial em gatos? Continue lendo este artigo do PeritoAnimal para descobrir todos os detalhes sobre esta curiosa parte do corpo dos felinos.

O que é a bolsa primordial em gatos?

A bolsa primordial em gatos, popularmente chamada de pancinha de gato ou pelanca na barriga do gato, está localizada entre os membros posteriores. Esta pelanquinha se deve ao excesso de pele e gordura que não estão relacionadas ao excesso de peso. É simplesmente um excesso de de pele que pende e se move com o movimento do pequeno felino.

A bolsa primordial geralmente aparece em gatos adultos ou após 6 meses de idade. Às vezes também surge após a castração. Embora possa ser relacionada ao excesso de peso ou à perda excessiva de peso de um gato obeso, como acontece nas pessoas, na realidade não tem nada a ver com isso.

Por isso, a bolsa primordial em gatos é um resquício ou herança genética das primeiras raças felinas na natureza. Serviu como uma forma de ajuda de subsistência em face das necessidades ou calamidades que poderiam ocorrer na natureza.

Para que serve a bolsa primordial em gatos?

Nem todos os gatos têm uma bolsa primordial, mas nos gatos que a herdaram, ela começa a se desenvolver a partir dos 6 meses de idade e permanecerá para toda a vida, independentemente de o gato ter todas as suas necessidades atendidas ou se viver nas ruas. Então, se você está se perguntando por que os gatos têm pancinha, como você pode ver, é tudo uma questão de genética e agora vamos dar uma olhada em suas principais funções.

Embora atualmente os gatos domésticos vivam em um lar protegido do frio e não precisem desta bolsa primordial, entre as funções presumidas desta pelanca na barriga dos gatos estão as seguintes:

  • Armazenamento de alimentos: a bolsa primordial armazena uma quantidade de gordura que é muito útil para a obtenção de energia em tempos de escassez. Além disso, como os felinos não sabiam se iriam comer no dia seguinte, este excesso de pele permitiu que o estômago se expandisse mais, possibilitando que ele comesse mais do que o necessário para ter energia e nutrição por um período de tempo mais longo. Pensa-se que tenha sido uma função clara para os ancestrais selvagens de nossos gatos domésticos em épocas de escassez de alimentos, como o inverno.
  • Facilita o movimento: por ter um excesso de pele, a bolsa primordial permite uma maior elasticidade por ter uma maior quantidade de tecido que pode ser esticado e estendido para movimentos como pular ou estender os membros para correr. Assim, graças a esta estrutura, os gatos podem realizar movimentos mais amplos, mais altos ou mais extensos do que outros animais.
  • Protege a área abdominal: este excesso de pele e gordura proporciona proteção adicional para os órgãos vitais encontrados nesta área do abdômen contra ameaças, golpes ou ataques. Por exemplo, quando os gatos brigam entre si, muitas vezes usam suas garras e pernas traseiras para se atacar, muitas vezes atingindo a área abdominal, mas se eles tiverem essa camada de excesso de pele e gordura o interior fica mais protegido.

Raças de gatos com bolsa primordial

Nem todos os gatos têm uma bolsa primordial, como mencionado acima, essa característica não depende de sexo, idade, raça ou raça mista, condições individuais ou do ambiente em que vivem. Trata-se de uma herança genética que pode ou não desempenhar um papel, dependendo do gato. Entretanto, há algumas raças de gatos que precisam apresentar uma bolsa primordial para serem consideradas puras em seu padrão de acordo com exigências de federações felinas. Essas raças de gatos são:

  • Mau egípcio
  • Bobtail japonês
  • Pixie bob
  • Bengal

Estas raças retêm muitos traços de felinos selvagens, não deixando este resquício para trás. Os gatos mestiços dessas raças também podem apresentar a bolsa primordial com mais frequência. Entretanto, devido à evolução das espécies, os gatos de hoje estão perdendo cada vez mais a bolsa primordial.

Muita gente acredita que os gatos que têm a bolsa primordial l têm um "gene guerreiro" que lhes dá coragem, determinação e outras grandes qualidades além do que se espera atualmente de um gato. A bolsa primordial não é exclusiva apenas para gatos. Grandes felinos como leões, onças e tigres também a possuem e desempenham as mesmas funções.

Como diferenciar um gato com bolsa primordial de um gato com sobrepeso?

Às vezes é difícil para alguns tutores distinguir entre o excesso de peso e a presença de uma bolsa primordial em gatos. Quando dizem que há uma "pelanca na barriga do gato", isso pode confundi-los pensando que estão com excesso de peso quando este pode não ser o caso. Em caso de dúvida, você pode visitar uma clínica veterinária onde eles observarão, pesarão e apalparão seu gato e lhe dirão qual é seu estado.

A olho nu, um gato com excesso de peso também terá excesso de gordura em outras áreas como o peito, as costas, a cauda e as coxas. Em um gato de peso adequado, os ângulos do corpo serão perceptíveis e a bolsa primordial balançará como um pêndulo enquanto se move, enquanto um gato com excesso de peso terá um abdômen duro e arredondado e não se moverá desta forma.

O excesso de peso não é desejável em gatos, pois os predispõe a doenças e diminui sua qualidade de vida, portanto, você deve manter o gato ativo e alimentá-lo com uma quantidade adequada de alimento de acordo com suas características individuais.

Agora que você já sabe tudo sobre a bolsa primordial em gatos, recomendamos que leia este outro artigo no qual mostramos uma série de exercícios para gatos, se a questão é que ele esteja com sobrepeso. Além disso, no vídeo a seguir apresentamos 5 jogos para gatos em casa:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Bolsa primordial em gatos - O que é e para que serve, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Bibliografia
  • Harvey, A., Tasker, S. (Eds). (2014). Manual de Medicina Felina. Ed. Sastre Molina, S.L. L ́Hospitalet de Llobregat, Barcelona, España.