Berne em cachorro - Como tirar berne de cachorro

Berne em cachorro - Como tirar berne de cachorro
Imagem: squananimalhospital.com

A dermatobiose, mais popularmente conhecida por berne, é uma doença causada pela mosca varejeira (Dermatobia hominis). A mosca deposita os ovos dela no pelos dos animais e humanos, sendo que as larvas saem dos ovos, caminham até à pele e perfuram-na. Estas larvas possuem pequenos espinhos o que fazem com que seja muito doloroso para o animal sempre que elas se movem.

Infelizmente, esta doença acontece mais do que você pode pensar e, por este motivo, o PeritoAnimal escreveu este artigo sobre a berne em cachorro, no qual explicamos em detalhes o que é, seus sintomas e como tirar berne de cachorro. Continue lendo!

O que é a berne em cachorro

A berne em cachorros é uma manifestação parasitária e um tipo de miíase. A responsável por esta miíase é a larva da mosca Dermatobia hominis, uma mosca varejeira.

O ciclo de vida desta mosca é muito interessante, já que não é ela própria que infecta o animal, usando um insecto para esse efeito. Basicamente a mosca apanha um insecto hematófago (que se alimenta de sangue), na maior parte das vezes um mosquito, e deposita no abdômen dele entre 6 e 30 ovos[1]. Quando esse mosquito pica o cachorro, a temperatura aumenta e as larvas saem dos ovos, infetando assim o cachorro. Depois, essas larvas penetram a pele do cachorro, provocando muita dor e desconforto. Na maior parte das vezes, as larvas não penetram totalmente a pele, ficando no tecido subcutâneo do cachorro.

Cada larva produz um nódulo com um poro através do qual a larva respira. Estes nódulos podem ser encontrados por todo o corpo do cachorro infetado.

Sintomas de berne em cachorros

Os principais sinais clínicos da berne em cachorros são os nódulos na pele do cachorro feitos pelas larvas. O cachorro pode apresentar inflamação dessa zona e inclusive pus. Essa inflamação pode provocar coceira e o fato do cachorro coçar pode levar a infecções secundárias e ulcerações.

Assim, os sintomas de berne em cachorro, são:

  • Nódulos formados pelas larvas
  • Coceira
  • Pus
  • Possíveis ulcerações
  • Inflamação da pele

Outro sinal clínico possível é o cachorro ficar lambendo muito uma pata que esteja infectada, por exemplo.

Como identificar a berne em cachorros

A berne em cachorros normalmente afeta as áreas do corpo onde há maior contato com o chão, como a região da cabeça, pescoço, orelhas, dorso e patas. No entanto, a berne pode ocorrer em qualquer parte do corpo do cachorro, especialmente se houver infestação generalizada. É importante estar atento a qualquer protuberância ou lesão cutânea suspeita e procurar orientação veterinária para um diagnóstico adequado e tratamento adequado.

Se você observa o seu cachorro lambendo muito as patas dele, examine atentamente o que se passa, pois pode se tratar de algum corpo estranho, uma pequena ferida, uma alergia ou mesmo uma larva de mosca varejeira. Os cuidados com as patas do cachorro são muito importante na higiene dele.

Berne de cachorro passa para humanos?

Não. A berne de cachorro não passa para humanos. Apesar desta doença poder afetar humanos, ela não passa diretamente do cachorro para o ser humano. Por isso, se o seu cachorro tem berne, você pode estar descansado que não vai pegar em você.

Para os humanos seres infectados com berne, o processo é o mesmo que no cachorro, tem de ser um mosquito a depositar os ovos que a mosca varejeira prendeu no abdômen dele. Assim, a melhor forma de você se proteger não é se afastar do cachorro, mas sim dos mosquitos.

Tratamento para berne em cachorros

O tratamento para berne em cachorros varia de acordo com o estágio da infestação e a gravidade dos sintomas. Em casos iniciais, o veterinário pode realizar a remoção manual das larvas do berne com pinças, retirando-as completamente, seguida de limpeza e desinfecção da área afetada. Em situações mais avançadas, pode ser necessário recorrer à cirurgia para remover os nódulos ou tumores cutâneos causados pelas larvas. Além disso, medicamentos tópicos ou orais podem ser prescritos para ajudar no combate às infecções secundárias e promover a cicatrização.

Alguns fármacos têm sido usados para tratar a berne, como a Ivermectina. Porém, larvas mortas no cachorro provocam inflamação e as feridas não se curam tão facilmente.

Assim, a melhor forma de acabar com berne em cachorro é removendo manualmente as larvas, e isso deve ser feito por um médico veterinário, queo logo fará o tratamento das feridas.

Geralmente, depois de removida a larva, não existe infeção secundária e a ferida cura em uma semana. Muitas vezes, as infeção secundárias ocorrem porque as feridas atraem outros mosquitos e moscas para esse local, que acabam depositando mais ovos.

Remédios caseiros para matar berne em cachorro

A berne em cachorro é muito dolorosa e muitas vezes a remoção das larvas é complicada e precisa de intervenção cirúrgica. Por esse motivo não é aconselhável usar remédios caseiros para a berne em cachorro. Se a remoção não for feita de forma adequada, a situação do animal pode ser agravada.

Muitos tutores tentam retirar a larva ainda viva, e isso pode provocar infecções. Além disso, muito dificilmente você conseguirá retirá-la, pelo fato dela ter espinhos. Relembramos de que cada vez que as larvas se mexem dentro do tecido subcutâneo do seu cachorro, elas provocam muitas dores. Por vezes, o animal precisa até mesmo ser anestesiado para fazer esta remoção manual.

Pode tirar berne de cachorro com esmalte?

O uso de esmalte não é indicado para retirar a berne do cachorro porque seu uso pode causar irritação, alergias, queimaduras e outros danos à pele do animal, que inclusive poderá lamber o esmalte e se intoxicar. Tentar remover berne em cães de forma inadequada, como com o uso de esmalte, pode levar a complicações, como infecções secundárias, inflamação ou danos à pele do cachorro. Isso pode agravar o problema e dificultar o tratamento adequado por parte de um veterinário.

Como tirar berne de cachorro

Se você quer saber como tirar berne de cachorro corretamente, saiba que um dos melhores métodos que os veterinários utilizam para isso é a aplicação de parafina ou óleo mineral na região nodular, seguida de remoção manual das larvas. No entanto, muitas vezes este método não é suficiente e o veterinário precisa de remover cirurgicamente as larvas do cachorro.

É por isso que o mais recomendado é buscar o veterinário, que usará uma técnica adequada e instrumentos específicos para garantir a segurança do animal. A seguir, estão os passos geralmente seguidos pelos veterinários para tirar bernes em cachorros corretamente:

  1. Sedação: o veterinário pode administrar um sedativo ou anestesia geral para garantir que o cachorro esteja calmo e confortável durante o procedimento.
  2. Limpeza da área: antes de remover a larva da berne, o veterinário limpará cuidadosamente a área afetada com um antisséptico suave para reduzir o risco de infecção.
  3. Extração do berne: o veterinário fará uma pequena incisão na pele ao redor do berne e, em seguida, delicadamente, removerá a larva com pinças estéreis ou outro instrumento adequado. É essencial remover toda a larva para evitar complicações futuras.
  4. Limpeza e desinfecção: após a remoção do berne, o veterinário limpará novamente a área afetada para remover quaisquer resíduos e aplicará um antisséptico para ajudar na cicatrização.
  5. Tratamento adicional: dependendo da condição da ferida e do cachorro, o veterinário pode prescrever medicamentos tópicos ou orais, como antibióticos ou anti-inflamatórios, para prevenir infecções e promover a cicatrização adequada.

É fundamental seguir as instruções do veterinário após o procedimento para garantir a recuperação adequada do cachorro e evitar agravantes e cicatrizes. Além disso, é importante manter uma boa higiene do animal e tomar medidas preventivas para evitar futuras infestações de bernes. Agora que você já sabe como tirar berne de cachorro, a seguir mostraremos como evitar estas indesejadas larvas.

Como prevenir a berne em cachorro

Muitos dos casos de miíase ocorrem como consequência da exposição das feridas a mosquitos e moscas. Assim, é essencial que você tenha muita atenção e examine diariamente o corpo do cachorro. Evite que ele se envolva em brigas com outros cães.

Não descuide da higienização do ambiente do cachorro, de modo a evitar a presença de moscas. É importante referir que os ovos podem ser depositados na roupa e as larvas são capazes de penetrá-las. Assim, lave frequentemente a cama, mantas e outros tecidos com os quais você e os seus pets contactem. Veja também o nosso artigo sobre como espantar as moscas do cachorro.

A chave está na prevenção! Por isso, não se esqueça da prevenção de parasitas no seu cachorro. Muitas vezes, os mosquitos são esquecidos e os protocolos de desparasitação não os incluem. Utilizar repelentes adequados para cães, manter o ambiente limpo e livre de fezes de animais, além de evitar o contato com áreas infestadas por moscas são medidas importantes. Além disso, é essencial realizar exames periódicos no seu cachorro para identificar precocemente a presença de bernes e iniciar o tratamento adequado. Sempre consulte um veterinário para obter orientações personalizadas e eficazes para o tratamento e prevenção do berne em cachorros.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Berne em cachorro - Como tirar berne de cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças parasitárias.

Bibliografia
  • Kettle, D. S. (1984) Medical and veterinary entomology. London and Sydney: Croom Helm, 279-83.
  • Rietschel, W. (1989) Beobachtungen zum Sandfloh (Tunga penetrans) bei Mensch und Hund in Franzosisch Guayana. Tierartzliche Praxis; 17: 189-93.