Partilhar

Benefícios do óleo de salmão para cachorro

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 14 março 2018
Benefícios do óleo de salmão para cachorro

Ver fichas de  Cachorros

A dieta habitual do nosso cachorro pode ser complementada e enriquecida com um excelente produto, que usado com moderação, proporciona amplos benefícios ao nosso melhor amigo. Estamos falando do óleo de salmão.

O óleo de salmão é um dos alimentos mais ricos em Omega 3. Ao conter os ácidos graxos EPD e DHA, o óleo de salmão proporciona substâncias saudáveis para o organismo canino que repercutem de forma positiva na saúde geral do cachorro.

Continue lendo este artigo do Perito Animal e descubra todos os benefícios do óleo de salmão para cachorros.

Também lhe pode interessar: Benefícios da aveia para cachorros

Benefícios dérmicos

Como consequência do reforço imunológico que o óleo de salmão provoca, a derme do cachorro acaba sendo muito beneficiada.

Em primeiro lugar são mitigadas possíveis alergias que os cães podem sofrer, o previne-se assim o aparecimento das mesas. Devemos saber que são muitos os veterinários que recomendam aos proprietários de cães com alergias o consumo de salmão, por ser uma alimento altamente digestivo e benéfico para a saúde.

Além disso, o pelo canino reforça o seu brilho, sedosidade e densidade, melhorando muito o seu aspeto. Assim sendo, destacamos como um dos primeiros benefícios do óleo de salmão o impactante efeito que produz no seu pelo.

Benefícios do óleo de salmão para cachorro - Benefícios dérmicos

Benefícios cerebrais

O óleo de salmão na dieta da cadela gestante potencia a formação mental dos fetos, e posteriormente a do cérebro dos filhotes. Além disso, trata-se de um alimento rico em gorduras, perfeito para proporcionar energia nessa mesma etapa. Tanto os filhotes como a cadela gestante serão beneficiados.

Além disso, outros dos benefícios do óleo de salmão para cão incide nos cães "avós", ajudando a melhorar a suas faculdades cognitivas.

Um fator chave para a correta administração do óleo de salmão, e para que não se produza uma sobredose que pode desencadear efeitos negativos, é que um veterinário prescreva a dose adequada para o seu cão em função da sua raça, idade, peso e estado físico.

Benefícios do óleo de salmão para cachorro - Benefícios cerebrais

Benefícios ósseos

A ingestão regular de óleo de salmão, em quantidades recomendadas pelo veterinário, previne o aparecimento de artrite, ou alivia os seus sintomas caso o cão tenha essa doença. Ao melhorar a produção de colágeno reduz a propensão das inflamações articulares. As unhas e dentes também melhoram a sua resistência.

Benefícios do óleo de salmão para cachorro - Benefícios ósseos

Benefícios do aparelho digestivo

O óleo de salmão melhora o trânsito intestinal dos cachorros, repercutindo também efeitos renais benéficos. Como comentado anteriormente, trata-se de um alimento altamente digerível para o sistema intestinal do cão.

As inflamação intestinais melhora. O nível de triglicéridos baixa, e também melhora a pressão arterial do cão. O que permite controlar e diminuir o grau de obesidade do cão, ou pelo menos prevenir isso mesmo.

Benefícios do óleo de salmão para cachorro - Benefícios do aparelho digestivo

Benefícios preventivos

Os efeitos benéficos do óleo de salmão sobre a saúde canina são muitos. Aqui tem uma lista com alguns deles:

  • Previne o câncer canino
  • Combate doenças cardíacas
  • Combate o sobrepeso canino
  • Regula o sistema imunológico

Efeitos colaterais do óleo de salmão

Se ultrapassar a dose de óleo de salmão indicada para o seu cão, ou se ele for alérgico ao mesmo (casos muito pouco frequentes), podem produzir-se efeitos colaterais negativos que é importante conhecer. São eles:

  • Mau hálito
  • Náuseas
  • Dor estomacal
  • Diarreia
  • Tonturas
  • Aumento de peso

Se produzir algum destes sintomas deve parar a ingestão de óleo de salmão, e recorrer ao veterinário para que reveja a dose ideal.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Benefícios do óleo de salmão para cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Escrever comentário sobre Benefícios do óleo de salmão para cachorro

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Benefícios do óleo de salmão para cachorro
1 de 5
Benefícios do óleo de salmão para cachorro

Voltar ao topo da página