Benefícios do óleo de peixe para gatos

Benefícios do óleo de peixe para gatos

Existem uma grande quantidade de suplementos alimentares no mercado utilizados pelo ser humano mas também pelos animais. Entre eles destacamos o óleo de peixe. Mas, é necessário?Em que beneficia os nossos animais? Se comem ração comercial, precisam de um suplemento alimentar?

Temos várias interrogações na hora de oferecer uma alimentação equilibrada aos nossos felinos. Sabemos que o óleo de peixe é gordura de origem animal presente em peixes mas, no Perito Animal queremos mostrar-lhe quais são os benefícios do óleo de peixe para gatos. As vantagens de o incluir na dieta diária dos nossos felinos e como escolher o melhor.

Propriedades do óleo de peixe

O óleo de peixe, como já foi dito na introdução, trata-se de uma fonte marinha de gordura de peixe, rica em ácidos graxos essenciais Omega 3, conhecidas como "gorduras boas". Contém ácido eicosapentaenóico (EPA) e ácido docosahexaenóico (DHA), os quais são muito habituais nos alimentos comerciais de animais de estimação e humanos.

Estes ácidos podem ser metabolizados diretamente pelo corpo do nosso gato mas devemos destacar que carecem das enzimas necessárias para transformar o EPA das fontes vegetais (como o óleo de sementes de linhaça) ou dos frutos secos que também os possuem. Explicado isto, justificamos um pouco a sua incorporação através do óleo de peixe.

No entanto, nem todas os peixes o possuem, encontra-se principalmente no salmão, atum, anchova, sardinha e arenque. Não o encontramos nas quantidades necessárias no óleo de fígado de bacalhau, por isso recomendamos que o evite.

Devemos sempre ler os rótulos dos produtos para comprovar que o óleo seja o mais puro possível, sem aditivos químicos nem conservantes, uma vez que isso irá debilitar a qualidade do óleo e por conseguinte, a sua função.

Benefícios do consumo de óleo de peixe em gatos

  • Melhora o seu sistema imunitário aumentando as defesas
  • Melhora as funções cognitivas, em especial durante a velhice
  • Ajuda a manter o pelo e a pele saudável
  • Efeito anti-inflamatório
  • Atua contra a artrite, artroses ou o desgaste das cartilagens das articulações
  • Regula o nível de colesterol e triglicerídeos
  • Diminui as alergias cutâneas
  • Facilita o correto funcionamento a nível renal
  • Reduz as probabilidades do aparecimento de câncer
  • Mantém um bom funcionamento do sistema cardiovascular
  • Melhora a visão e a audição
  • Favorece a fertilidade
  • Ajuda o desenvolvimento mentar dos fetos e filhotes

Como dar óleo de peixe ao nosso gato?

Para começar, devemos ter uma certa precaução com este suplemento uma vez que não deve entrar em contacto com a luz, o calor nem o ar. O recomendável é armazená-lo em forma líquida em garrafas escuras na geladeira ou refrigerador e comprar quantidades que possamos utilizar em 1 ou 2 meses para evitar que o ranço afete o seu cheiro e sabor, algo que já sabemos como acaba quando tentamos juntar à comida do nosso gato, não irá comer e teremos um problema extra.

Também existem marcas comerciais para consumo humano que têm aromatizantes que muitas vezes os gatos rejeitam. Nunca é fácil dar alguma coisa nova ao nosso gato, mas felizmente temos várias opções:

  1. Rações de alta gama: Também existem marcas comerciais para consumo humano que têm aromatizantes que muitas vezes os gatos rejeitam. Nunca foi fácil dar algo novo ao gato mas temos várias opções.
  2. Comida caseira: tanto se escolhermos uma dieta crua ou cozida devemos adicionar um suplemento no final. Pode acontecer que nos casos que não tenhamos o óleo de peixe, este seja substituído por azeite de oliva.

Devemos sempre consultar um veterinário para ter uma visão mais ampla da alimentação dos nossos felinos e, desta forma, podermos utilizar este valioso suplemento natural que o nosso gato irá agradecer diariamente.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Benefícios do óleo de peixe para gatos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.