O que precisa saber

Benefícios de ter um gato para as crianças

 
Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. Atualizado: 18 dezembro 2017
Benefícios de ter um gato para as crianças
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Se você é pai ou mãe, ou será brevemente, seguramente já viu em mais do que uma ocasião como outros pais repreendem seus filhos quando eles se aproximam de algum animal, quer seja de cachorro, gato ou qualquer outro.

Este comportamento, apesar de ser uma forma de proteger as crianças de possíveis mordidas, ou doenças, pode ser devido à crença de que todos os animais são sujos ou perigosos, crença que é passada às crianças desde tenra idade, promovendo um misto de desprezo e temor por todos os animais.

Não obstante, no PeritoAnimal sabemos que este tipo de atitude é desnecessária e pode ser prejudicial no desenvolvimento da criança como pessoa e, por isso queremos explicar os benefícios de ter um gato para as crianças. Você vai se surpreender pela positiva com o que pode resultar do facto de suas crianças terem um felino em casa. Continue lendo!

Também lhe pode interessar: Benefícios de ter pássaros

Índice

  1. Um pet em casa?
  2. Benefícios para a saúde
  3. Ganhar responsabilidade
  4. Conselhos primordiais

Um pet em casa?

Antes da chegada de um bebê, muitas pessoas se sentem preocupadas sobre como seu pet irá reagir com o novo membro da família, e se perguntam inclusive se o gato machucará a criança, seja arranhando ou mordendo, ou se a sua simples presença pode provocar alergias e infeções.

O mesmo acontece quando já têm crianças de maior idade e estão pensando adotar um pet. A inquietude sobre se o animal pode ser perigoso para os filhos está sempre presente.

Que podemos dizer sobre isto? Que você pode adotar um gato sem problema. Mas, claro, tem de ser consciente das responsabilidades extra que isso implica (médico veterinário, alimentação, limpeza dos espaços, carinho). O animal vai retribuir tudo isso a você e à sua família.

Agora, se você quer fortes razões para considerar ter um gato como pet dos seus filhos, continue lendo!

Benefícios de ter um gato para as crianças - Um pet em casa?

Benefícios para a saúde

O hospital universitário Kuopio na Finlândia é um dos muitos que realizaram experiências com pets e bebês, demonstrando que a presença deles no lar reduz consideravelmente o risco de surgirem alguns problemas de saúde. Se você quer que seus filhos desenvolvam suas defesas e fortaleçam o seu sistema imunitário, ter um gato é a experiência ideal para conseguir isso.

Muitas vezes, como pais, tratamos de proteger os nossos filhos de tudo o que os rodeia, desde situações desagradáveis até poeira e terra. Com isso não estamos dizendo que você deve descuidar do controlo de seus filhos, simplesmente que parte do seu desenvolvimento como pessoas também implica enfrentar as coisas como elas são no mundo real e um pouco de poeira e pelo de gato são parte dessas coisas. Por isso, se você quer prevenir que eles se tornem adultos que sofrem de alergias, um gato é a opção ideal.

Para além disso, vários estudos apontam os gatos como os animais cuja companhia é capaz de prevenir doenças cardiovasculares, acalmar os nervos, libertar o estresse e combater o estados de depressão, graças ao prazer que produz fazer carinho neles e escutar o ronronar e a tranquilidade com que são capazes de transmitir a sua atitude relaxada. Tanto seus filhos como você podem beneficiar disto.

Se você tem um filho com autismo em casa, um gato pode ajudá-lo a comunicar com outras pessoas já que, em muitas ocasiões, a terapia com animais se demonstrou bastante eficaz, tornando as pessoas mais sociáveis.

Quando você tiver um gato, se dará conta da quantidade de situações divertidas que são capazes de protagonizar, por esse motivo não faltarão risadas em sua casa, cujos benefícios para a saúde são mais do que conhecidos.

Benefícios de ter um gato para as crianças - Benefícios para a saúde

Ganhar responsabilidade

Não é nenhum segredo que, a cada dia, aumenta o desinteresse pelos outros seres vivos. Os casos de abandono aumentam e a quantidade de pessoas que vê os animais com desprezo é bastante alta, estamos cada vez menos humanitários.

Num mundo como este, faz parte de seu trabalho como pai ou mãe ensinar seus filhos a serem melhores pessoas e isso incluiu transmitir a ideia de respeito e amor pelos animais, a capacidade de ver os animais como seres que sentem, sofrem e amam, tal como os seres humanos.

Com um gato em casa, o seu filho aprenderá a responsabilidade que significa ter um ser vivo sob o cuidado dele, compreendendo que, tal como ele próprio, necessita de alimento, abrigo e carinho. O seu filho vai se sentir importante ao saber o que o gato precisa, por isso deixe que ele participe nos cuidados do animal, isso vai ajudá-lo a amadurecer e a compreender a importância dos seres mais pequenos, experiência que pode extrapolar a sua relação, por exemplo, com os amiguinhos da escola.

Também aprenderá o respeito pelo espaço dos outros, pois em certas ocasiões, os gatos não querem ser incomodados, o que vai fomentar no seu filho o desenvolvimento necessário da sensibilidade, o que permitirá que ele decida por iniciativa própria qual é o momento de deixar o animal sozinho.

O sentimento que criará pelo gato será tão grande que se tornará no fiel companheiro da criança. Se a relação for positiva, o seu gato facilmente se apegará à criança, olhando por ele, como animais de grupo que são.

Benefícios de ter um gato para as crianças - Ganhar responsabilidade

Conselhos primordiais

Para que a experiência de adotar um gato seja satisfatória para a sua família, deverá ensinar os seus filhos a cuidar do felino, evitando que o incomodem, machuquem ou vejam o gato como um brinquedo, puxando a cauda dele ou fazendo alguma brincadeira que o gato não goste. Lembre que ele é um ser vivo que merece o mesmo respeito e afeto que qualquer outro. Transmitir este ponto ao seu filho é essencial.

Ao estabelecer os limites dos seus filhos, também estabelecerá os do gato, educando o pet sobre onde pode estar ou não.

A higiene dos espaços que o animal utiliza e a visita regular ao médico veterinário são cruciais para manter a saúde do animal. Fazer estas tarefas com o seu filho vai ajudar a ensiná-lo o que significa cuidar de alguém e porque é tão importante cuidar da nossa saúde.

Não se esqueça de dar um bom exemplo e, para isso, pode começar por visitar um refúgio de animais para adotar um novo membro da família. Escolher um gato abandonado ao invés de um de raça revela muito sobre você e ajudará o seu filho a valorizar o que realmente importa!

Benefícios de ter um gato para as crianças - Conselhos primordiais

Se deseja ler mais artigos parecidos a Benefícios de ter um gato para as crianças, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de O que precisa saber.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Benefícios de ter um gato para as crianças