Partilhar

Benefícios de ter um cachorro para as crianças

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. 24 outubro 2016
Benefícios de ter um cachorro para as crianças

Ver fichas de  Cachorros

Os animais de estimação, em especial os cães, são uma parte fundamental e integral na vida do ser humano. Muito pessoas sabem isso, mas não sabem exatamente quais são os inúmeros benefícios que representa ter um cachorro até experimentarem.

Hoje em dia, pais adotam cães para acompanharem os seus filhos ou para ter um cão de guarda em casa. No entanto, estão fazendo muito mais que isso, estão dando aos seus filhos um professor particular na escola da vida. Se tem filhos e se quer saber quais são os benefícios de ter um cachorro para as crianças, continue lendo este artigo do PeritoAnimal e ficará surpreendido.

Também lhe pode interessar: Benefícios de ter um cachorro

Promove o sentido de responsabilidade

Embora, honestamente falando, sabemos que o cachorro é cuidado e mantido quase a 100% pelos pais, enquanto que a criança desfruta de todos os benefícios, o fato de ter um cachorro para uma criança implica muito mais coisas de forma inconsciente.

Primeiro que tudo, promove um certo sentido de responsabilidade, que se for bem levado, poderá beneficiar muito o seu filho. As crianças gostam de imitar os seus pais e irmãos maiores, pelo que ao vê-los nos seus papéis de cuidadores alimentando, dando banho e passeando o cachorro, eles vão querer fazer o mesmo. Irão ver-se como outros pais do pet e florescerá a necessidade de cuidar e proteger o outro ser. Da mesma forma, ao cumprir com todas estas tarefas também se estará desenvolvendo no seu interior as sensações positivas de utilidade, limpeza e motivação.

Benefícios de ter um cachorro para as crianças - Promove o sentido de responsabilidade

Aumenta a autoestima

O bem-estar psicológico é um benefício muito importante de ter um cachorro para as crianças. O aumento dos níveis de autoestima são impressionantes, e isto foi revelado em estudos científicos durante muitos anos. Sem dúvida alguma, a relação que se constrói entre uma criança e o seu pet, pode chegar a ser tão grande que faz com que a criança se sinta uma pessoa muito querida e valorizada. O carinho de um cachorro é dos mais incondicionais.

Ao mesmo tempo, fortalece tanto a personalidade e a autoestima que ensina o pequeno a saber estar sozinho, a cuidar de si, a respeitar-se a si próprio e a sentir satisfação perante os pequenos detalhes e presentes, como por exemplo trazer a bola ou uma simples e suave abordagem.

Benefícios de ter um cachorro para as crianças - Aumenta a autoestima

Ajuda a ter uma boa saúde

Embora não lhes sejam diretamente atribuídos, os benefícios de ter um cachorro para as crianças também se refletem na saúde, e são muito significativos. A interação cachorro/criança diminui o estresse e a depressão. O simples ato de abraçar ou acariciar o cachorro regula a pressão arterial e o ritmo cardíaco. Ao mesmo tempo, reduz as condições psicossomáticas produzidas por fortes emoções, tais como: ansiedade, agressividade, dores de cabeça ou abdominal, problemas cutâneos e alterações do ritmo alimentar. Além disso, ajuda a regular o apetite da criança.

É importante mencionar que o fato de ter um cachorro deixa as crianças longe do sedentarismo e da obesidade infantil (motor principal de outras doenças). Jogar e correr com um cachorro de um lado para o outro faz com que o pequeno se encontre em constante atividade, mantendo o seu bem-estar físico e emocional.

Benefícios de ter um cachorro para as crianças - Ajuda a ter uma boa saúde

Melhora as habilidades sociais

Um cão é um companheiro fiel, um amigo para toda a vida. Assim o vêm as crianças e essas percepções se desenvolvem estando na companhia de um pet e se traduzem depois, a outras pessoas. Ter um cachorro promove o companheirismo e a amizade, ajudando a criança a se adaptar à convivência com outras pessoas, em especial com a família e com outras crianças.

As habilidades sociais e a comunicação crescem, o cachorro é o elo perfeito entre o mundo interior da criança e o mundo exterior, e torna mais simples todo o processo de interação e expressão. Por isso, as terapias com cães para crianças autistas conseguem obter excelentes resultados. Por outro lado, também ajuda a estimular o desenvolvimento psicomotor através das constantes risadas, as perseguições e os jogos.

Benefícios de ter um cachorro para as crianças - Melhora as habilidades sociais

O círculo do amor

Observar as interações entre cães e crianças é algo muito bonito. Um cachorro faz com que a empatia e o amor cresça no coração da criança. Os sentimentos que se geram são tão inocentes como poderosos e importantes.

Ter um cachorro fala e ensina as crianças sobre o amor sem preconceitos e condições. Com o tempo, torna-se cada vez mais importante e natural brincar e acariciar o cachorro do que se dedicar a outras atividades de lazer ou com tendências negativas. A intimidade que se cria fornece à criança uma sensação de segurança quando os maiores não se encontram presentes, o cachorro é como um escudo protetor.

Como vê, os benefícios de ter um cachorro para as crianças vai mais além da diversão. No animal conseguem encontrar um companheiro de vida, um amigo e, inclusive um irmão. Além disso, na hora de pensar na decisão de adotar um cachorro é imprescindível conhecer todos os cuidados que precisará, visto que devemos dedicar tempo e dinheiro para o manter saudável e feliz.

Benefícios de ter um cachorro para as crianças - O círculo do amor

Se deseja ler mais artigos parecidos a Benefícios de ter um cachorro para as crianças, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre Benefícios de ter um cachorro para as crianças

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
vanessa
Adorei esse site
Vanessa Lopes (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Vanessa! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página! :)

Benefícios de ter um cachorro para as crianças
1 de 6
Benefícios de ter um cachorro para as crianças

Voltar ao topo da página