Benefícios de ter um cachorro

Benefícios de ter um cachorro

O cachorro é sem dúvida o melhor amigo do ser humano trazendo-lhe múltiplos benefícios mentais e físicos. Além disso, se contar com a presença de crianças em casa, vai ajudá-las a aprender sobre o compromisso, a responsabilidade e os cuidados.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe explicar todos os benefícios que pode obter se decidir adotar um cachorro para desfrutar da vida ao seu lado.

Continue lendo e descubra todos os benefícios de ter um cachorro e adote um que precise de verdade, como é o caso dos cachorros que vivem em abrigos.

1. Nunca se sentirá sozinho

Tanto se vive sozinho ou acompanhando, o cachorro será o primeiro a recebê-lo quando chegar a casa, mesmo que tenha estado fora de casa apenas 30 minutos. São os que ficam mais contentes com o seu regresso, sem dúvida alguma, e demonstram-no enchendo-o de beijos, emocionando-se e inclusive ladrando de forma divertida.

Os cachorros não gostam de estar sozinhos, por isso o melhor presente para eles é que você regresse para casa junto deles. Por vezes, se os deixarmos sozinhos demasiado tempo podem sofrer da conhecida ansiedade por separação, por isso não adote um cachorro se não vai conseguir passar tempo com ele.

2. Ajudam-no a ficar em forma

Os cachorros precisam de ser passeados. Alguns muito nervosos vão precisar inclusive de fazer exercício ativo consigo para se manter em forma e não acumular estresse ou ansiedade. Se é uma pessoa ativa e gosta de cuidar do seu corpo, ter um cachorro irá ajudá-lo.

Dependendo da idade ou do tipo de cachorro que adotar ele pode ter necessidades de passeio diferentes, por isso descubra no PeritoAnimal quantas vezes deve passear um cachorro.

3. Vão fazê-lo rir

Os cachorros são animais muito divertidos, a sua forma de comunicar, enterrar as suas fezes ou uivar quando ouvem uma ambulância é realmente engraçada. Se decidir adotar um cachorro desfrutará sem dúvida de um companheiro amável com o qual poderá rir sem parar todos os dias da sua vida.

Além disso, quando um cachorro ganha confiança consigo é capaz de deixar você fazer-lhe qualquer coisa, por exemplo, poderá fantasiar o seu cachorro e tirar fotos e memes muito engraçados.

4. Passará bons momentos a ensiná-lo

Se é do tipo de pessoas que gosta de ver um cachorro adestrado, não pense mais e adote um. Os cachorros são animais muito inteligentes, capazes de aprender muitas palavras e ordens diferentes. Mas claro, tudo dependerá do cachorro, existem cachorros muito inteligentes enquanto que outros são mais teimosos e não aprendem tão rapidamente.

Além de ser uma atividade divertida, o adestramento irá ajudá-lo a aprender a comunicar com ele, zelar pela sua segurança e ensinar-lhe truques que irão fazer rir todos os seus amigos.

5. Aprenderá sobre responsabilidade

O cão é um animal de hábitos, precisa de estabilidade para se sentir feliz, calmo e completo. Por esse motivo, se tem um filho que precisa de aprender sobre responsabilidade o cachorro será o seu grande aliado. Descubra quais são os cuidados de um animal de estimação para crianças e comece a instruí-los neste aspeto.

Além disso, lembre-se que o cachorro é um animal que se deve tratar com respeito e carinho. Antes de levar para casa qualquer ser vivo deve explicar aos mais pequenos como devem brincar com ele e porque é tão importante não lhes fazerem mal.

6. Não vai precisar de um alarme em casa

Apesar de alguns tipos de cachorros serem mais vigilantes que outros por natureza, a verdade é que qualquer cachorro que sinta um lugar como sendo "seu" irá alertá-lo perante a presença de estranhos.

De qualquer forma, lembre-se que um cachorro não se deve utilizar como uma ferramenta, mas sim como um companheiro de vida que o ajuda mas que se deve cuidar e tratar com todo o respeito possível.

7. Irá acordá-lo todas as manhãs

Os cachorros são bastantes parecidos a um relógio. Uma vez que se habituarem à sua rotina pessoal, verá que atuam acordando-o pelas manhãs, lembrando-lhe que o deve levar a passear ou que é a sua hora de comer. Serão o seu "assistente pessoal".

8. Vai gostar de o deixar bonito

Efetivamente, escovar o seu cachorro de forma regular ou colocar-lhe um colar bonito são algumas das coisas que você vai fazer, surpreendendo-se a si próprio. No princípio é normal não se sentir habituado, mas com o tempo vai sentir que é algo básico e indispensável para que o seu cachorro seja o mais bonito da sua rua.

9. Será o melhor amigo dos seus filhos

Muitas pessoas têm medo de como reagirá um cachorro perante a chegada do bebê ou como se vai relacionar com as crianças se o adotar depois. À exceção de casos muito concretos, os cachorros são sem dúvida o melhor amigo que pode existir para uma criança.

Eles têm um sexto sentido para entender que se tratam de "cachorros humanos" e costumam tratar de forma paciente e amigável os mais pequenos. Além disso, antes de levar para casa um animal ou antes do nascimento de um bebê deverá descobrir como evitar ciúmes entre crianças e cachorros.

Ter animais de estimação pode ser muito benéfico para as crianças. Não só o cachorro mas também o gato pode ser uma escolha muito interessante para quem tem crianças.

10. O seu coração irá tornar-se animalista

Uma vez que tenha um cachorro na sua vida, o seu coração irá mudar para sempre. Irá sentir-se mais envolvido no mundo dos animais e não entenderá como é possível que exista o maltrato animal na sociedade que vivemos.

Lembre-se que os cachorros têm uma inteligência parecida à das crianças mas ao contrário de nós, os cachorros são muito "humanos". Eles não entendem de riqueza e pobreza ou de lealdade, querem estar do seu lado por quem você é.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Benefícios de ter um cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.