Dietas equilibradas

Benefícios da ração com proteína de insetos para cachorros

 
Cristina Pascual
Por Cristina Pascual, Veterinária. 25 fevereiro 2022
Benefícios da ração com proteína de insetos para cachorros
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Embora os insetos sejam ingredientes pouco habituais em nossa dieta, a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) já considera os insetos como um alimento do futuro. Seus enormes benefícios, não apenas nutricionais mas também ambientais, os tornam uma grande alternativa à outras fontes de proteína convencionais, como a carne ou o peixe. A extrapolação desses benefícios para a alimentação animal fez com que a proteína de insetos seja cada vez mais empregada com frequência nas rações dos cachorros e outros animais.

Se você quer conhecer quais são os benefícios da ração com proteína de insetos para cachorros, recomendamos que continue lendo o seguinte artigo do PeritoAnimal.

Também lhe pode interessar: Ração com proteína de inseto para gatos

Índice

  1. Os cachorros podem comer proteína de inseto?
  2. Como são as rações a base de proteína de inseto para cachorros?
  3. Benefícios das rações a base de proteína de inseto para cachorros

Os cachorros podem comer proteína de inseto?

Os insetos são uma fonte muito nutritiva de alimentos. Entre outras coisas, contêm proteínas de alto valor biológico, gorduras e minerais. Além disso, as proteínas que eles contêm possuem um baixo potencial alergênico e uma elevada digestibilidade em cães. Isso torna os insetos um alimento, não apenas apto, mas também benéfico para os cachorros, especialmente para aqueles que têm alergias ou intolerâncias alimentares. Por todas essas razões, é cada vez mais frequente que os insetos sejam empregados como fonte de proteína nas rações para cachorros.

Por isso que o mercado desse tipo de ração tem crescido nos últimos anos e já é possível encontrar alguns marcas de ração feitas com proteína de inseto.

Neste outro artigo explicamos como escolher a melhor ração para o cachorro.

Como são as rações a base de proteína de inseto para cachorros?

As rações a base de proteína para cachorros são aquelas que incluem proteína de insetos como uma fonte de proteína alternativa a outras mais convencionais, como a carne ou peixe. Normalmente, para a elaboração dessas rações são empregados insetos em seus estados larvais, que são submetidos a um tratamento térmico e triturados até conseguir uma farinha muito rica em proteína. Essa farinha de insetos para rações é misturada com o restante dos ingredientes e processada para conseguir assim um alimento rico em proteína de insetos ideal para cachorros.

No Brasil, a marca Purina, por exemplo, já comercializa uma ração preparada com larvas, ricas em proteínas. No Reino Unido, desde 2019 diferentes marcas contam com o produto, que tem chegado a cada vez mais países.

Benefícios da ração com proteína de insetos para cachorros - Como são as rações a base de proteína de inseto para cachorros?

Benefícios das rações a base de proteína de inseto para cachorros

A incorporação da proteína de inseto nas rações para cachorros não traz apenas uma série de benefícios nutricionais e digestivos, mas também ambientais. Abaixo, listamos as principais vantagens das rações de insetos para cachorros.

Benefícios nutricionais e digestivos

Começamos com os benefícios nutricionais e digestivo da proteína de inseto para os cachorros:

  • Os insetos são alimentos muito ricos em proteína. Algumas marcas de rações comercializadas na Europa, por exemplo, contam com cerca de 37 % de proteína. Além disso, os insetos contêm proteínas de alto valor biológico, pois apresentam um elevado teor de aminoácidos essenciais. Os aminoácidos essenciais são aqueles que o próprio organismo não consegue sintetizar sozinho, por isso é importante que a dieta dos nossos companheiros caninos contenha as quantidades apropriadas desses aminoácidos para atender às suas necessidades nutricionais.
  • Embora os insetos sejam principalmente alimento proteicos, também são uma boa fonte de gordura. A gordura melhora a palatabilidade do alimento e gera a sensação de saciedade. Além disso, os insetos contêm uma boa proporção de ácidos graxos saudáveis, tanto mono como poli-insaturados.
  • Os insetos também apresentam uma proporção elevada de sais minerais, entre os quais se destacam o potássio, cálcio, ferro e magnésio.
  • As rações a base de proteína de insetos para cachorros podem ser consideradas rações hipoalergênicas, uma vez que suas proteínas apresentam baixo potencial alergênico. A dieta de animais que apresentam alergias ou intolerâncias alimentares deve conter proteínas de peixe hidrolisada e/ou fonte de proteínas que não seja familiar para o sistema imunológico, como é o caso dos insetos. No caso específico da Fish Gourmet, a combinação de proteína de peixe hidrolisada com proteína de insetos torna este produto uma ração hipoalergênica muito interessante para cachorros em que se suspeita ou se diagnostica uma alergia ou intolerância alimentar.
  • As rações de insetos para cachorros apresentam uma boa palatabilidade (sabor/textura agradável), a qual é fundamental para a aceitação e prazer dos nossos cães. De fato, os cachorros podem aceitar alimentos que contêm até cerca de 20 % de farinha de insetos.
  • A digestibilidade dos insetos nos cachorros é elevada, alcançando valores muito similares aos de outras fontes de proteínas convencionais. Dependendo da espécie específica de insetos, a digestibilidade pode variar entre 80-90 %. Além disso, as rações que contêm farinhas de insetos não alteram o trânsito intestinal na consistência das fezes, mas que permitem o correto funcionamento do sistema digestivo e mantém as fezes formadas.

Benefícios ambientais

Além dos benefícios nutricionais e digestivos que a proteína de insetos fornece para os cachorros também cabe destacar a vantagem ambiental da inclusão desses alimentos nas rações. Diferente da produção de outros animais para abate, a produção de insetos implica um menor consumo de água e recursos naturais, menor emissão de gases de efeito estufa menor geração de dejetos agrícolas. Essas características tornam os insetos uma fonte de proteína sustentável que permite elaborar rações com baixo impacto ambiental e menor pegada de carbono.

Agora que você conheceu melhor as características e viu os benefícios da ração de proteína de insetos para cachorros, especialmente feita de larvas, não perca este outro artigo em que falamos sobre ração com proteína de insetos para gatos.

Benefícios da ração com proteína de insetos para cachorros - Benefícios das rações a base de proteína de inseto para cachorros

Se deseja ler mais artigos parecidos a Benefícios da ração com proteína de insetos para cachorros, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Bibliografia
  • Arango, G.P., Vergara, R.A., Mejía, H. (2004). Análisis composicional, microbiológico y digestibilidad de la proteína de la harina de larvas de Hermetia illuscens. Revista de la Facultad Nacional de Agronomía, Medellín; 57(2):2491-2499.
  • Bosch, G., Swanson, K.S. (2020). Effect of using insects as feed on animals: pet dogs and cats. Journal of Insects as Food and Feed; 7(5):795-805.
  • Bosch, G., Zhang, S., Oonincx, D.G., Hendriks, W.H. (2014). Protein quality of insects as potential ingredients for dog and cat food. Journal of Nutritional Science; 3.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Benefícios da ração com proteína de insetos para cachorros