Beijar o seu cachorro faz mal?

Beijar o seu cachorro faz mal?

De certeza que sempre que o seu pet o recebe à porta de casa quando você chega começa a mexer a cauda de forma agitada, a saltar sobre as suas pernas e a lamber-lhe as mãos, e você quer devolver-lhe esse carinho acariciando-o e dando-lhe beijos, mas depois uma pergunta passa-lhe pela sua cabeça: será que beijar o meu cachorro faz mal?

Neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe desvendar esta incógnita de se é bom ou mau beijar o seu cachorro e vamos lhe explicar os motivos de porque deve continuar ou deixar de o fazer para ver se este hábito é prejudicial ou não para a sua saúde.

Como os cachorros beijam?

A forma que os cães têm de nos demonstrar o seu carinho e afeto é lambendo-nos o rosto ou as mãos, assim podemos comparar as suas lambidas com os nossos beijos ou carícias. Por nos acompanharem e evoluírem ao nosso lado durante séculos e séculos, os cães são capazes de detetar o nosso estado de humor e tentar melhorá-lo com as suas demonstrações de amor, apoio e compreensão, que são nada mais nada menos que dando lambidas com a sua língua.

Segundo um estudo realizado pela antropóloga Kim Kelly, da Universidade do Arizona, demonstrou-se cientificamente que as pessoas que convivem com cachorros são mais felizes que o resto da população, e a sua linguagem corporal afetiva tem muito a ver com isso.

Além de utilizarem a sua língua para nos fazer sentir bem, os cães também lambem os seus líderes da matilha quando estes estão ofendidos ou para lhe mostrar submissão (tanto se forem humanos como companheiros caninos) ou aos seus filhotes para os limpar e mantê-los quentes. Os cães possuem milhares de terminações nervosas e receptores químicos na língua como no seu focinho, que os tornam muito sensíveis a qualquer contato externo.

Melhoram a sua flora bacteriana

Para além das milhares terminações nervosas que contém, a boca dos cachorros também é uma grande fonte de bactérias e micróbios. Então, faz mal beijar o seu cachorro ou deixar lambê-lo a boca? A resposta é não, sempre e quando seja feito com moderação e cuidado.

Embora seja verdade que os nossos amigos felinos costumem cheirar e lamber tudo o que pisam na rua ou em casa, e como consequência os micro-organismos ou bactérias que eles tenham podem nos contagiar a nós quando os beijamos e causar-nos alguma infecção ou doença, relembrando o tópico de que a saliva dos cachorros é má, o estudo mencionado anteriormente revelou que os micróbios presentes nos seus estômagos têm um efeito probiótico no nosso organismo. Isto significa que graças à coevolução que desenvolveram ao nosso lado, os micro-organismos que podem entrar no nosso corpo melhoram a nossa microbiota (conjunto de micro-organismos que convivem normalmente no nosso organismo) e propiciam o crescimento de bactérias boas reforçando assim o nosso sistema imunológico de defesas.

Claro que, não é recomendável beijá-los de forma contínua e deixando que a saliva do cachorro entre em contato conosco com lambidas contínuas, mas agora já sabemos que se isto ocorrer, não tem problema e melhorará inclusive a nossa flora microbiana. Além disso, nós humanos contagiamo-nos de mais doenças bacterianas, virais e parasitárias por não lavarmos mais as mãos do que pelo fato do nosso cachorro nos lamber demonstrando-nos o seu afeto.

Recomendações para beijar o seu cachorro

Mas, todos os micro-organismos que os cachorros possuem na boca são bons? A verdade é que não, e alguns deles podem nos provocar doenças bucais ou parasitárias. Por isso, é conveniente tomar uma série de medidas sempre que for possível para continuar desfrutando do carinho do seu pet e evitar riscos desnecessários:

  • Recomenda-se ter o calendário de vacinação do cachorro em dia.
  • Desparasitar o cachorro quando necessário e aplicar-lhe uma pipeta ou coleira anti-pulgas.
  • Habituar o seu cachorro a lavar os dentes algumas vezes por semana.
  • Escovar e dar banho ao cachorro quando for necessário, consoante a sua raça e cuidados pertinentes.
  • Evitar lambidas diretamente na boca.

Por isso, agora já sabe que não é mau beijar o seu cachorro, que não há problema em deixar que o seu cachorro lhe lamba a boca, e que a saliva dos cachorros contém bactérias boas e más tal como a nossa e a de todos os seres vivos.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Beijar o seu cachorro faz mal?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.