Aves em extinção: espécies, características e imagens

Aves em extinção: espécies, características e imagens

A Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN) cataloga o estado de conservação das espécies ao redor do mundo, incluindo plantas, animais, fungos e protistas, através de uma metodologia que avalia o estado da espécie a cada 5 anos e seu estado de extinção. Uma vez avaliadas, as espécies são classificadas dentro das categorias de ameaça e categorias de extinção.

É importante não confundir quais são as aves ameaçadas de extinção, ou seja, aquelas que ainda existem mas correm risco de desaparecer, com aquelas que já estão em extinção na natureza (conhecidas apenas pela criação em cativeiro) ou extintas (que já não existem). Já na categoria de ameaça, as espécies podem ser classificadas como: vulnerável, em perigo ou em perigo crítico.

Em memória às espécies que há muito tempo não são vistas e em luta por aquelas que já estão extintas na natureza mas resta alguma esperança, neste post do PeritoAnimal selecionamos algumas aves em extinção que jamais devem ser esquecidas, explicamos as causas desse desaparecimento e selecionamos imagens dos pássaros em extinção.

Aves em extinção

A seguir, portanto, conheceremos algumas espécies de pássaros em extinção, de acordo com a IUCN, BirdLife International e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Até a conclusão deste artigo, o painel de espécies da Bird Life International registrava 11.147 espécies de aves ao redor do mundo, sendo que 1.486 estão ameaçadas de extinção e 159 já estão extintas.

San Cristóbal flycatcher (Pyrocephalus dubius)

Desde 1980 não há notícias sobre a aparição dessa espécie endêmica da ilha de São Cristóvão, em Galápagos, no Equador. Uma curiosidade é que o Pyrocephalus dubius foi taxonomicamente classificado durante uma expedição de Charles Darwin's nas ilhas Galápagos, em 1835.

Imagem: Reprodução/birdlife.org

Bermuda towhee (Pipilo naufragus)

Dentre as aves em extinção, sabe-se que Pipilo naufragus pertencia às Ilhas Bermudas. Apesar de ter sido classificada apenas em 2012 com base em seus restos mortais. Ao que tudo indica, é extinta desde 1612, após a colonização do território.

Acrocephalus luscinius

Ao que tudo indica, essa espécie endêmica de Guam e das Ilhas Marianas do Norte está entre os pássaros em extinção desde 1960, quando uma nova espécie de serpente foi introduzida e, provavelmente, os extinguiu.

Fody da Reunião (Foudia Delloni)

Essa espécie pertencia à ilha da Reunião (França) e sua última aparição foi em 1672. A principal justificativa para que ela esteja na lista dos pássaros em extinção é a introdução a de ratos na ilha.

Oahu Akialoa (Akialoa ellisiana)

O que mais chama atenção nessa ave em extinção da ilha de Oahu,no Havaí, é o seu bico comprido que lhe auxiliava na alimentação baseada em insetos. A justificativa da IUCN para essa seja uma das aves em extinção é o desmatamento do seu habitat e a chegada de novas doenças.

Laysan honeycreeper (Himatione fraithii)

Desde 1923 não se escuta um pio dessa ave em extinção que habitava a ilha de Laysan, no Havaí. As causas apontadas para o seu sumiço do mapa são a destruição do seu habitat e introdução de coelhos na cadeia alimentar local.

Bridled White-eye (Zosterops conspicillatus)

O círculo branco em volta dos olhos dessa ave em extinção desde 1983 em Guam era o aspecto que mais chamava a atenção. Hoje em dia o Zosterops conspicillatus costuma ser confundido com algumas de suas sub-espécies remanescentes.

Codorniz-da-Nova-Zelândia (Coturnix novaezelandiae)

Acredita-se que o último Codorniz-da-Nova-Zelândia tenha morrido em 1875. Essas pequenas aves figuram a lista de pássaros em extinção devido a doenças disseminadas por espécies invasoras como cachorros, gatos, ovelhas, ratos e a caça humana.

Pato-do-labrador (Camptorhynchus labradorius)

O pato-do-labrador é conhecido como a primeira espécie a ser extinta na América do Norte após a invasão europeia. O último indivíduo vivo representante da espécie foi registrado em 1875.

Aves em extinção no Brasil

Segundo relatório de pássaros em extinção da BirdLife International, o Brasil tem 173 espécies de aves ameaçadas de extinção. As aves em extinção, de acordo com a última classificação são:

Ararinha-azul (Cyanopsitta spixii)

Há divergências quanto ao status de extinção da ararinha-azul. Atualmente ela está extinta na natureza. Essa ave costumava viver no bioma da Caatinga e mede 57 centímetros.

Gritador-do-Nordeste (Cichlocolaptes mazarbarnett)

O gritador-do-nordeste, ou trepador-do-nordeste, é uma das aves em extinção no Brasil desde 2018. Costumava ser visto nas florestas do interior de Pernambuco e Alagoas (Mata Atlântica).

Imagem: Reprodução/faunafloraextincao.blogspot.com/

Limpa-folha-do-nordeste (Cichlocolaptes mazarbarnetti)

Até a conclusão deste artigo o status oficial do limpa-folhas-nordeste consta como possivelmente extinto devido à destruição do seu habitat: as matas serranas residuais de Alagoas e Pernambuco.

Imagem: Reprodução/WikiAves

Caburé-de-pernambuco (Glaucidium mooreorum)

A característica mais conhecida dessa pequena coruja, possivelmente extinta, é a sua vocalização e os dois ocelos na parte de trás da cabeça que dão a impressão de olhos falsos e confundem as suas presas.

Imagem: Reprodução/Pinterest

Arara-azul-pequena (Anodorhynchus glaucus)

Assim como no caso anterior, a arara-azul-pequena entra na lista dos possivelmente extintos. Essa espécie costumava ser vista na região sul do Brasil e também era como arara-celeste ou araúna.

Todas as aves em extinção

Qualquer pessoa pode ter acesso ao relatório espécies ameaçadas em extinção ou pássaros em extinção. As maneiras mais fáceis de acessar essas informações são:

  • Livro Vermelho do Instituto Chico Mendes: lista todas as espécies brasileiras ameaçadas de extinção.
  • Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN): basta acessar o link e preencher o campo de busca com a ave procurada;
  • Relatório da BirdLife International: através dessa ferramenta é possível filtrar critérios e consultar todas as espécies de aves em extinção e ameaçadas e conhecer as causas da extinção, além de outras estatísticas.

Conheça outros animais ameaçados de extinção no Brasil.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Aves em extinção: espécies, características e imagens, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Animais em perigo de extinção.

Bibliografia
  • BIRD LIFE INTERNATIONAL. Disponível em: . Acesso em 07 de julho de 2020.
  • Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção: Volume III – Aves / -- 1. ed.-- Brasília, DF : ICMBio/MMA, 2018.
  • THE IUCN RED LIST OF THREATNED SPECIES. Disponível em: . Acesso em 07 de julho de 2020.