Aves de bico longo - Tipos, nomes e fotos

Aves de bico longo - Tipos, nomes e fotos

O bico é o tipo de boca que caracteriza as aves, e embora outros grupos de animais também o possuam (como os ornitorrincos e cefalópodes), o bico das aves se diferencia pela grande variedade de cores, formas e funções que pode apresentar. Anatomicamente, é formado por uma mandíbula superior e uma mandíbula inferior, e o bico é como uma caixa córnea (formada por queratina), a ranfoteca, que é a estrutura que se observa externamente. Essa estrutura não possui dentes, embora possa parecer que sim quando apresenta uma forma serrilhada.

O bico cumpre várias funções, uma vez que está envolvido na alimentação, defesa, reprodução e termorregulação, entre outras. Além disso, o comprimento dessa estrutura pode indicar que tipo de hábitos uma ave possui, uma vez que, dependendo de sua dieta, ele pode ser mais curto ou mais longo. Se você quer saber mais, continue lendo este artigo do PeritoAnimal sobre aves de bico longo.

O bico das aves

Como mencionamos, o bico é formado por uma mandíbula superior ou maxila, e uma mandíbula inferior, assim como nos outros vertebrados. Como não têm dentes, essas aves com bico grande geralmente precisam engolir alimentos inteiros, sem mastigá-los, embora algumas tenham bicos serrilhados característicos, que se assemelham a dentes e que utilizam para abrir frutos muito grandes, por exemplo. Devido à falta de dentes, o estômago destes animais é adaptado e dividido em um estômago glandular e um estômago musculoso (a moela) que lhes permite digerir os alimentos adequadamente.

Os bicos se caracterizam por possuir uma grande variedade de tamanhos e formas: alguns são de cores vivas (tucanos), outros podem ter protuberâncias que lembram um chifre (calaus), escudos faciais que cobrem parte do rosto (galinhas-d'água), podem ter pele na base (pombos), lamelas imitando dentes (patos, gansos), e seus comprimentos e formas variam de acordo com o tipo de dieta que cada espécie possui.

Devido à grande variedade de bicos em aves, recomendamos também a leitura deste outro artigo sobre os tipos de bicos de aves.

Para que serve o bico longo em aves?

Muitas espécies de aves têm bicos longos, principalmente aquelas que possuem hábitos alimentares mais específicos. Para aves que reviram lama, areia ou áreas alagadas, como por exemplo as limícolas, é útil ter um bico deste tipo pois assim não precisam molhar toda a sua plumagem, e conseguem andar nesses ambientes em busca de alimento mantendo seu campo de visão na superfície. Além disso, em muitas espécies o bico tem uma certa flexibilidade, o que também lhes permite enterrá-lo na areia ou lama em busca de pequenos vertebrados.

Para outras aves com bicos grandes, como as cegonhas, que têm pernas longas, um bico comprido e forte permite apanhar os peixes de que se alimentam. Por outro lado, para espécies como o beija-flor, o bico longo facilita o alcance do néctar de algumas flores que apresentam corolas alongadas ou campanuladas, e que outras aves não conseguem alcançar. E para certas espécies que têm hábitos mais arbóreos, um bico longo e às vezes curvado é vantajoso pois pode ser inserido em buracos nos galhos das árvores ou usado para vasculhar sua casca. Veremos todas essas características abaixo com exemplos das aves com bico grande e longo.

Exemplos de aves com o bico longo

A seguir, vamos mostrar alguns exemplos de aves com bico grande e longo de acordo com a ordem à qual pertencem.

Aves de bico longo da ordem Charadriiformes

Dentro das aves Charadriiformes que possuem bicos longos, destacam-se as seguintes:

  • Alfaiate (Recurvirostra avosetta): distribuída pela Ásia, África e Europa, esta ave é inconfundível devido ao seu bico longo e curvo. Alimenta-se de pequenos invertebrados enquanto "varre" áreas com águas rasas e também filtra sua comida a partir da lama.
  • Maçarico-escolopáceo-americano (Limnodromus scolopaceus): esta ave com bico grande habita a América do Norte e a Sibéria, na tundra. Seu singular bico comprido ajuda na busca por alimento, já que essas aves limícolas se alimentam vadeando em águas rasas nas quais submergem seus bicos.
  • Numenius americanus: outra ave limícola que habita a América do Norte e tem um bico longo e curvo que utiliza para procurar alimentos na areia ou na lama. Esta espécie sofreu redução em suas populações devido à perda de seu habitat, e atualmente se encontra na categoria "quase ameaçada de extinção".

Aves de bico longo da ordem Ciconiiformes

Dentro de este grupo de aves com bico grande, destacam-se:

  • Cegonhas: estas aves aquáticas possuem, além de seus bicos, pescoços e pernas longos que lhes permitem vadear em áreas alagadas em busca de alimento. Estão presentes em grande parte do mundo, sendo encontradas na Europa, Ásia e África, e na América apenas três espécies estão presentes.
  • Garças: assim como as cegonhas, seus bicos longos e finos permitem que pesquem e, graças às suas longas pernas, podem se alimentar em corpos d'água sem molhar as penas. Estas aves são encontradas em todos os continentes com exceção da Antártica.

Aves de bico longo da ordem Pelecaniformes

Quanto a este tipo de ave com bico grande, destacam-se especialmente as seguintes:

  • Pelicanos: estas aves são caracterizadas por seu bico longo e forte em forma de gancho, que também possui uma bolsa ou saco gular sob a mandíbula inferior que lhes permite capturar suas presas durante a pesca e, às vezes, reter água doce. Eles estão presentes em quase todos os continentes com exceção da Antártica.
  • Íbis: presentes no hemisfério sul em zonas quentes e temperadas, essas espécies têm pescoços e bicos longos e curvados para baixo, que utilizam para procurar alimento sondando áreas inundadas com água, areia ou no solo.

Aves de bico longo da ordem Apodiformes

Dentro deste tipo de aves, destaca-se especialmente o beija-flor. Muita gente acredita que o beija-flor seja um pássaro com bico grande mas a verdade é que ele não é um pássaro, já que não faz parte da ordem dos Passeriformes. Portanto, ele é uma ave, mas não um pássaro. Neste artigo com nomes de pássaros de A a Z explicamos a diferença.

Os beija-flores, além de serem tão marcantes devido a seu pequeno tamanho e seu voo, também chamam atenção por seus bicos finos e longos. Únicos dos neotrópicos, se alimentam do néctar das flores e, por isso, algumas espécies evoluíram juntamente com espécies vegetais, como é o caso do beija-flor-bico-de-espada (Ensifera ensifera), cujo bico é tão longo que é quase o único animal responsável pela polinização das flores de algumas poucas plantas. Além disso, é a espécie de ave com o bico mais longo do mundo em relação ao comprimento total do corpo.

Aves de bico longo da ordem Passeriformes

Alguns dos pássaros com bico grande que podemos destacar, são:

  • Arapaçus (Campylorhamphus spp.): este gênero está distribuído por todo o Neotrópico ao norte da Argentina, compreendendo espécies conspícuas e características, com um bico longo e muito curvo que utilizam para cavar entre os galhos e ocos das árvores.
  • Arapaçu-de-bico-comprido (Nasica longirostris): esta ave é nativa da Amazônia na América do Sul, sendo muito característica por seu bico longo e reto, que usa como uma pinça para procurar insetos entre as cascas de árvores e serrapilheira.

Agora que você já conheceu algumas das aves com bico grande e conheceu também alguns dos pássaros com bico grande, talvez você possa se interessar por este outro artigo sobre as aves migratórias.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Aves de bico longo - Tipos, nomes e fotos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Barbosa, A. (1997). Características generales de la biología de las aves limícolas. Las aves limícolas en España. Organismo Autónomo. Parques Nacionales. Madrid, 13-21.
  • Colorado, G., & Gabriel, J. (2004). Relación de la morfometría de aves con gremios alimenticios. Boletín SAO, 14(27), 25-32.