Atividades para cães idosos

Atividades para cães idosos

Quando um cão começa a sua etapa de velhice muda a sua fisiologia, tornando-se mais lento e menos ativo, consequência do deterioramento que os tecidos sofrem e também o seu sistema nervoso. Mas todas estas características próprias da velhice não impedem que possa brincar com ele.

No Perito Animal ajudamos a pensar em algumas atividades para cães idosos que farão com que o seu companheiro se sinta feliz todos os dias. São muitas as vantagens de ter um cão mais velho!

Faça-lhe massagens

Nós adoramos massagens, e porque é que o seu cachorro não iria gostar também?

Uma boa massagem relaxa o seu cão e além disso fomenta a vossa união, uma vez que faz com que se sinta querido, seguro e confortável. Não pense que estes são os únicos benefícios, a massagem também melhora a flexibilidade e o sistema circulatório entre outros.

A massagem deve ser uma suave pressão que percorra desde a nuca, passando pela coluna vertebral, em volta das orelhas e na base das patas. A cabeça também é uma região agradável para eles. Veja como ele gosta e siga os sinais que ele lhe for dando.

O cão idoso precisa de uns cuidados especiais, combinando esses cuidados com massagens favorecerá a sua comodidade e felicidade.

Aproveite com ele o ar livre

Quem disse que um cão idoso não pode fazer várias coias? Embora o seu cão progressivamente vá reduzindo o seu nível de atividade o que é certo é que continua a gostar de estar ao ar livre consigo.

Se não pode caminhar longas distância, pegue o carro e leve-o você mesmo para a grama, parque, bosque ou praia para passar um sábado ou domingo agradável com ele. Embora não corra, continuará a gostar da natureza e dos benefícios do sol, uma grande fonte de vitalidade.

Elogie-o sempre que ele merecer

Ao contrário do que muitos acreditam um cão idoso continua a ficar feliz de cada vez que realiza uma ordem corretamente e você o premeia. Fazê-lo sentir-se útil é uma premissa indispensável para que o cachorro se sinta sempre integrado na unidade familiar.

Utilize biscoitos e snacks específicos para ele de cada vez que considerar que o merece, é importante que o seu cão idoso não se sinta afastado. De todas as formas, lembre-se que é muito importante prevenir a obesidade, um fator muito negativo que pode provocar doenças graves no seu cão idoso. As vitaminas também são importantes, consulte o seu veterinário sobre os cuidados que um cão idoso precisa.

Passeie com ele todos os dias

Os cães idosos também precisam de passear embora geralmente tenham tendência a se cansar depois de uma longa caminhada. O que pode fazer? Faça passeios mais curtos mas mais frequentes, com uma média de 30 minutos por dia será suficiente para prevenir a obesidade e continuar mantendo em forma a sua musculatura.

Não se esqueça que embora viva em uma casa com jardim é muito importante que o seu cão saia para passear consigo, para ele o passeio é relaxante e está cheio de informação de quem vive à sua volta, não transforme a última etapa da sua vida em uma prisão.

Leve-o a nadar

Nadar é uma atividade que relaxa e ao mesmo tempo fortalece os músculos. Se o seu cão idoso gosta de nadar não duvide em levá-lo a uma piscina especial ou a um lago.

Evite os locais com muita corrente para que o seu cão não tenha que fazer força excessiva contra a corrente. Além disso, deverá estar com ele para que desfrutem do banho em conjunto e desse modo possa estar atento caso aconteça alguma coisa. Seque-o bem com uma toalha grande, pois os cães mais velhos têm uma maior propensão a sofrer de hipotermia.

Nadar é muito bom para os cães que sofrem de displasia coxofemural (displasia da anca), aproveite o verão junto com ele e melhore a sua qualidade de vida!

Brinque com ele

Não tem a mesma vitalidade que antes? Não importa, o seu cão idoso continua a ter vontade de curtir e perseguir bolas, isso está presente na sua natureza.

Brinque com ele sempre que ele peça embora deve ser sempre com moderação e adaptando as brincadeiras ao envelhecimento dos seus ossos. Utilize distâncias mais curtas, menos altura, etc.

Também aconselhamos a deixar-lhe um brinquedo quando estiver sozinho em casa para que se possa entreter e não se sinta sozinho. Cuide do seu cão idoso, ele merece!

Se deseja ler mais artigos parecidos a Atividades para cães idosos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Jogos e diversão.