Partilhar

Atividades com cachorro

 
Por Liliana Ramos, Jornalista especializada em mundo animal. Atualizado: 12 dezembro 2018
Atividades com cachorro

Ver fichas de  Cachorros

Ainda que os esportes caninos pareçam atividades dedicadas exclusivamente aos cães, a verdade é que eles requerem grande envolvimento por parte do cuidador. De fato, não só o animal deve ser treinado para realizar a atividade selecionada, como também, em muitos deles, o dono deve participar.

Neste artigo do Perito Animal você conhecerá os esportes caninos mais populares e praticados. Alguns deles são destinados à competição através de regulamentos estipulados, enquanto outros podem ser praticados livremente em espaços autorizados ou que apresentem as condições necessárias. Você quer conhecê-los? Continue lendo PeritoAnimal, descubra os esportes caninos que selecionamos abaixo para saber qual deles combina melhor com você e com o seu companheiro peludo.

Também lhe pode interessar: Atividades para cães idosos

Esportes caninos: lista dos esportes mais populares

Se você está interessado em saber quais são os esportes praticados com animais mais populares, neste artigo vamos te descrever cada um e explicar um pouco como são:

  • Cachorro pastoreio: herding;
  • Schutzhund ou IPO;
  • Agility;
  • Freestyle canino;
  • Canicross.

Além de serem excelentes para o desenvolvimento do seu pet, são uma ótima maneira de evitar a obesidade canina.

Cachorro pastoreio: herding

O herding ou pastoreio é um esporte excitante em que o guia deve dirigir o cão para que este mova o gado em uma determinada direção. Esse talvez seja o mais complexo dos esportes caninos em relação ao treinamento que os cães precisam.

Em geral, as ovelhas, patos ou gado são usados para realizar os exercícios, sempre sem prejudicar nenhum dos animais. Da mesma forma, as raças de cães mais indicadas para a prática deste esporte canino são aquelas classificadas no grupo 1 de acordo com a FCI, que é o cachorro para pastoreio de gado.

Atividades com cachorro - Cachorro pastoreio: herding

Schutzhund Brasil ou IPO

Schutzhund é um dos esportes praticados com animais mais antigo e popular. Exige muita concentração, esforço e colaboração entre o cão e o seu guia. Inicialmente, nasceu com o objetivo de provar cães pastores alemães e verificar se eles eram adequados ou não para o trabalho. Atualmente, todas as raças podem praticar, sendo o pastor belga a mais comum e é usado tanto para treinar cães de trabalho quanto para desfrutar de um esporte canino e competir.

O schutzhund brasil é composto de três partes: obediência, rastreamento e proteção. Desta forma, vemos como este esporte canino é destinado, principalmente, à formação de cães de proteção. Para isso, além de treinar o animal para rastrear, é fundamental adestrar o cão para atacar somente quando for estritamente necessário. Neste sentido, apenas recomendamos a prática deste esporte canino aos tutores experientes, já que um treinamento incorreto pode ocasionar um comportamento agressivo. Além disso, se você pretende usar o schutzhund para uma prática que não coincide com esportes ou trabalho, como cachorro policial, no PeritoAnimal não recomendamos.

Embora o schutzhund seja um esporte, muitas pessoas consideram que os cachorros de Schutzhund são perigosos porque são treinados para atacar. No entanto, os praticantes deste esporte canino pensam o contrário e dizem que os cães de Schutzhund são seguros e estáveis. Como discutimos, se o esporte é praticado adequadamente, o objetivo é de proteger e não atacar.

Atividades com cachorro - Schutzhund Brasil ou IPO

Agility

Criado em 1978 como um entretenimento para os intermediários da prestigiada exposição de cães "Cruft's", em Londres, o agility logo se tornou um novo esporte para cachorros. Atualmente, é o esporte canino que ganhou maior popularidade nos últimos anos. É como uma variante canina das provas de equitação e, na verdade, o seu criador era um entusiasta da corrida de cavalos.

Este esporte consiste na preparação de uma pista com uma série de obstáculos que o cão deve superar através das ordens do seu guia. A ordem desses testes é aleatória e o tutor não a conhece até minutos antes do início do exercício.

Este esporte canino é aberto a todas as raças de cachorros, independente do grupo a que pertencem ou do seu tamanho. Claro, deve ser praticada apenas com cachorro que não sofre de qualquer doença ou desconforto físico que o impeça de realizar as provas sem se lastimar. Por outro lado, é recomendado que o participante tenha mais de um ano e possua um treinamento básico interiorizado.

Se você está pensando em entrar neste esporte para cães, não duvide e consulte o nosso artigo que explica como começar no agility.

Atividades com cachorro - Agility

Freestyle canino: dança com seu cachorro

O freestyle canino ou dog dancing é um dos esportes caninos mais recentes e espetaculares. Fascinante e cativante, consiste em apresentar uma coreografia musical entre o cão e o dono. É um dos esportes caninos mais difíceis, pois, leva a criatividade e as habilidades dos treinadores ao extremo.

Apesar de um dos principais objetivos do freestyle canino consistir na realização de etapas de dança criativas, originais e artísticas, algumas organizações como a Federação Canina de Freestyle exigem a presença de uma série de movimentos obrigatórios. Como cada organização tem a sua lista de movimentos obrigatórios, aconselhamos que você consulte as informações da competição em questão. Os movimentos mais comuns em todas elas, são:

  • Heeling: o cão caminha junto ao dono, sem importar a posição;
  • Trabalho frontal: Exercícios realizados na frente do proprietário (sentar, deitar, andar sobre duas pernas, etc.);
  • Mudanças de passo: o cão acelera ou reduz a velocidade;
  • Caminhar para trás e para os lados;
  • Meias-voltas e giros.
Atividades com cachorro - Freestyle canino: dança com seu cachorro

Canicross

Neste esporte canino o dono e o cachorro correm juntos, ligados por uma corda presa à cintura do dono, através de um cinto específico e ao arreio do animal, são os canicross equipamentos. Para a realização da atividade é essencial que o cão use um arreio e não uma coleira.

Embora atualmente existam circuitos de canicross Brasil e campeonatos, esse esporte canino pode ser praticado livremente, em qualquer floresta, trilha ou caminho, sem a necessidade de competir. Desta forma, se consegue não só se divertir com o cão, como também reforçar o vínculo entre o dono e o animal de estimação. Se você quiser saber mais sobre este esporte para cães, não perca o nosso artigo contando tudo sobre o canicross.

Atividades com cachorro - Canicross

Entretenimento para cachorro

Embora os esportes caninos citados acima sejam os mais populares, eles não são os únicos que você pode praticar com o seu cão. Em seguida, mostraremos uma lista com outros esportes para cachorro:

  • Drafting;
  • Flyball;
  • Mushing;
  • Mensageria;
  • Skijöring;
  • Obediência de competição;
  • Trickdogging;
  • Frisbee para cachorro;
  • Mondioring.

Deixamos algum esporte canino de fora? Você pratica outras atividades além das mencionadas? Deixe-nos o seu comentário e adicionaremos a sua sugestão.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Atividades com cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Esportes.

Vídeos de Atividades com cachorro

Vídeos de Atividades com cachorro

Escrever comentário sobre Atividades com cachorro

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Atividades com cachorro
1 de 6
Atividades com cachorro

Voltar ao topo da página