Até quando um gato é filhote?

Até quando um gato é filhote?

Pode ser que para você, não importa quanto tempo passe, seu lindo gatinho pareça sempre um bebê. Mas até que idade um gato é considerado filhote? A partir de quando um gato passa a ser adulto de fato?

Nas diferentes fases de vida de um gato, especialmente durante seu crescimento, ele passa por muitas transformações e muda muito tanto na aparência física quanto na maturidade e temperamento. Cada etapa é única, e neste artigo do PeritoAnimal, nós vamos revelá-las para que você entenda melhor como até quando um gato é filhote e com que idade ele para de crescer, além de detalhar o peso médio dos gatos de acordo com sua idade.

Até que idade os gatos crescem?

Os gatos passam por várias fases antes de se tornarem gatos adultos. Embora não exista um consenso entre os especialistas sobre os critérios para saber quais são essas fases e especialmente quando elas começam e terminam exatamente, é possível diferenciar 6 estágios fundamentais de crescimento dos gatos:

  1. Período neonatal: o período neonatal começa após o nascimento e termina por volta dos 9 dias de vida. O gatinho é apenas um recém-nascido, tem pouco peso e ainda não abriu os olhos. Neste momento, ele tem sentido de tato e olfato, um sistema locomotor limitado e é totalmente dependente de sua mãe para sobreviver.
  2. Período de transição: a partir de 9 dias até 14 ou 15 dias após o parto, ocorre o período de transição, no qual observaremos que o gatinho começa a ganhar mobilidade e autonomia. Neste momento o gatinho abre os olhos e os canais auditivos.
  3. Período de socialização: após duas semanas, o gatinho passará a consumir alimentos além do leite materno, tornando-se mais independente, passando a correr e brincar o tempo todo com os irmãos menores, brincando de perseguir e morder uns aos outros. Começa também uma etapa fundamental: a socialização do filhote de gato. Considera-se que nesta idade o mais importante é que o animal entre em contato com outros animais e com diversas pessoas, para se habituar a interagir com pessoas diferentes e ter uma personalidade mais sociável e amigável. Termina por volta das 7 a 8 semanas de vida.
  4. Período juvenil: é neste período que o gato assume o seu tamanho e forma definitivos, tornando-se oficialmente um jovem adulto. Eles geralmente começam a parecer mais relaxados, embora ainda se destaquem por seu desejo de brincar e fazer atividades. Assim, diante da dúvida sobre em que idade os gatos param de crescer, vemos que é neste momento que seu tamanho começa a se estabilizar. Dependendo da raça, vai demorar mais ou menos para eles pararem de crescer. Nessa época também aparecem os comportamentos sexuais, passando assim para a puberdade.
  5. Puberdade: os gatos machos atingem a puberdade por volta dos 6 ou 7 meses, enquanto as fêmeas o fazem entre 5 e 8 meses. Esta fase é muito semelhante à adolescência típica que podemos observar nas pessoas, por se tratar de um período de rebeldia, sendo muito comum que nessas idades os gatos se mostrem desobedientes e façam o que querem.
  6. Idade adulta: passado esse período crítico de rebeldia, o gato adota sua personalidade definitiva, estando plenamente maduro e normalmente mais equilibrado e calmo.

Até quando um gato é filhote?

Agora que revisamos as diferentes fases do crescimento dos gatos, já podemos saber até quando um gato é filhote: ele é considerado adulto a partir de 1 ano de idade. No entanto, sua personalidade e temperamento se equilibram apenas a partir de seu terceiro ano de vida. Neste outro artigo, você descobre os sintomas de velhice de um gato e, no vídeo abaixo, mais detalhes sobre as fases de vida de um gato.

Crescimento dos gatos de acordo com a raça

Embora de modo geral o crescimento dos gatos seja semelhante independentemente das raças, se o compararmos com outras espécies, difere um pouco de uma raça para outra.

Por exemplo, gatos gigantes como o Maine Coon demoram até 4 anos para atingir seu tamanho final, e os British também têm crescimento lento, com média de 3 anos para atingir a idade adulta. Por outro lado, é de se esperar que os gatos de raças pequenas terminem o seu crescimento mais cedo, e as raças de tamanho médio ficam a meio termo. Assim, os gatos Siameses e Persas terminam o crescimento por volta de um ano de vida, enquanto o Gato Comum Europeu pode crescer até quase 2 anos de idade.

Confira neste outro artigo do PeritoAnimal como saber a idade de um gato.

Com que idade os gatos param de brincar?

Normalmente, os gatos filhotes são mais ativos e brincalhões do que os adultos, embora isso, como quase tudo, dependa em grande parte da personalidade particular de cada gato, bem como das tendências de sua raça.

Se falamos de maneira geral, os gatos têm maior probabilidade de passar os dias brincando sem parar a partir de um mês e meio ou dois meses e até 6-7 meses de idade, sendo esses os períodos de maior atividade, ou podemos dizer até hiperatividade. No entanto, o seu gato com certeza permanecerá querendo brincar continuamente até cerca de um ano de idade, altura em que começa a relaxar.

Embora digamos que depois de um ano de idade os gatos tendem a brincar menos, a verdade é que a maioria dos gatos gosta de brincar durante praticamente sua vida inteira. Assim, é extremamente difícil estipular com que idade os gatos param de brincar, pois alguns brincam até a velhice. O importante é oferecer a eles diversos brinquedos para mantê-los entretidos, assim como arranhadores com diferentes alturas. Para mais detalhes, não perca este artigo sobre 10 brincadeiras para gatos.

Tabela de peso dos gatos por idade

Apesar do peso de um gato variar bastante de acordo com cada raça, uma vez que existem grandes diferenças entre raças pequenas, grandes ou gigantes, podem ser estabelecidos os pesos médios de acordo com a idade do felino em questão. Caso haja dúvida sobre seu gato estar abaixo do peso ou acima do recomendado para um bom estado de saúde, a melhor opção sempre é consultar um veterinário.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Até quando um gato é filhote?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.