As tartarugas têm dentes?

As tartarugas têm dentes?

As tartarugas são animais tradicionalmente classificados na classe Reptilia e na ordem Testudines. Sua aparência é inconfundível, pois a presença da carapaça, da qual sua cabeça e membros se projetam, as torna facilmente reconhecíveis.

Existem espécies de habitats marinhos, terrestres ou de água doce, mas geralmente todas elas desovam em terra. Em relação a estes vertebrados, há vários aspectos curiosos e neste artigo do PeritoAnimal queremos falar sobre um em particular, que está relacionado com seus dentes. Portanto, se você já se perguntou se as tartarugas têm dentes ou não, nós te convidamos a ler para descobrir.

As tartarugas aquáticas têm dentes?

Há tartarugas tanto de água doce quanto marinhas e, destas últimas, há várias espécies com uma ampla distribuição em diferentes oceanos. Algumas das espécies de tartarugas marinhas que podemos mencionar, são:

  • Tartaruga-verde (Chelonia Mydas)
  • Tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricado)
  • Tartaruga-comum (Caretta caretta caretta)
  • Tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea)
  • Tartaruga-de-kemp (Lepidochelys kempii)

Quanto a algumas espécies de tartarugas de água doce ou semi-aquáticas, encontramos o seguinte:

  • Cágado-da-orelha-vermelha (Trachemys scripta)
  • Tartaruga-nariz-de-porco (Carettochelys insculpta)
  • Tartaruga-pintada (Clemmys guttata)
  • Tartaruga-almiscarada (Sternotherus carinatus)

Embora as tartarugas tenham certas características comuns que as tornam visivelmente semelhantes, por outro lado, cada grupo tem algumas características particulares, e uma delas é a forma da cabeça e especialmente a boca ou focinho, que em alguns casos se assemelha a um bico em forma de gancho, como o de certas aves, e em outros pode ser arredondado.

Mas afinal, as tartarugas aquáticas têm dentes? Há um traço peculiar que estes vertebrados compartilham, que é o fato de as tartarugas aquáticas não terem dentes. Entretanto, em certas espécies, no palato e ao redor da mandíbula existem estruturas conhecidas como papilas linguais que se estendem até o esôfago, são bastante afiadas e são feitas de queratina. Um exemplo deste tipo é a tartaruga-de-couro, que tem estas formas afiadas em sua boca.

As tartarugas mordem?

Com as estruturas que acabamos de mencionar, uma espécie como a tartaruga-de-couro não tem uma mordida poderosa, mas supera este obstáculo usando as papilas para morder os alimentos, portanto, sim, as tartarugas mordem. Em outros casos, há uma forma recortada na mandíbula, mas não corresponde realmente às estruturas dentárias.

Na imagem a seguir vemos o interior da boca de uma tartaruga marinha, especificamente a da tartaruga-de-couro mencionada acima.

Imagen: ohmirevista.com

As tartarugas terrestres têm dentes?

Além das espécies aquáticas e semi-aquáticas, há também as tartarugas terrestres. Alguns exemplos desses animais são:

  • Jabuti-piranga (Chelonoidis carbonaria)
  • Tartaruga-de-caixa-comum (Terrapene carolina)
  • Tartaruga do Mediterrâneo (Testudo hermanni)
  • Tartaruga gopher (Gopherus polyphemus)
  • Tartaruga-gigante-de-Santiago (Chelonoidis darwini)

As tartarugas terrestres têm dentes? As tartarugas terrestres também carecem de dentes e, em menor grau, desenvolvem as papilas ou estruturas de queratina que caracterizam muitas espécies marinhas. A força de mordida das tartarugas terrestres varia de espécie para espécie, mas geralmente é forte o suficiente para permitir que elas comam seus alimentos.

Como as tartarugas cortam o alimento?

Você já viu aque as tartarugas não têm dentes. Logo, como elas cortam os alimentos? O tipo de alimentação das tartarugas depende principalmente da espécie, por isso encontramos tartarugas carnívoras, bem como tartarugas onívoras e herbívoras. Neste sentido, dependendo do tipo de alimento consumido pelo animal, a maneira como ele morde e corta a presa ou planta dependerá do tipo de alimento que ele consome. Estes animais têm focinhos em forma de bico, alguns mais enganchados do que outros, mas as mandíbulas podem ser revestidas com queratina para dar dureza à boca. Em alguns casos há bordas serrilhadas para facilitar o corte de alimentos ou o uso de papilas afiadas para ajudar a capturar e processar o que quer que seja que elas consumam.

Aqui estão alguns exemplos particulares de como algumas tartarugas mordem e cortam seus alimentos:

  • Tartarugas verdes (Chelonia Mydas), quando jovens, alimentam-se de animais, bem como de algas e plantas. Entretanto, à medida que envelhecem, eles se concentram em uma dieta principalmente herbívora. Para arrancar vegetação ou algas, eles usam a boca, que é forte e tem um bico curto e sem forma de gancho. Além disso, embora essas tartarugas não tenham dentes, a borda da mandíbula tem uma característica dentada/serrilhada, que sem dúvida torna mais fácil para eles agarrar e separar os alimentos para consumo.
  • Outra forma de alimentação em Testudines é a da tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea), que não tem uma mordida forte, mas é um animal carnívoro que se alimenta principalmente de água-viva. Para isso, utiliza suas estruturas queratinosas espinhosas para prender e processar o animal uma vez dentro de sua boca. Estes também impedem a fuga do animal.

As tartarugas mordem humanos?

Por outro lado, é comum se perguntar se as tartarugas podem morder humanos. A este respeito, podemos dizer que, em comparação com outros répteis, em geral, as tartarugas não têm a mesma força de mordida, mas existem certas exceções que podem causar algum dano a uma pessoa. Um exemplo a mencionar é a tartaruga-aligator (Macrochelys temminckii), que tem uma poderosa mordida capaz de causar danos a um ser humano descuidado. Outra espécie com uma mordida muito forte é o Mesoclemmys dahli, que se alimenta até mesmo de outros animais com carapaças.

Neste artigo aprendemos que as tartarugas não têm dentes, mas isto não as limita de forma alguma de poder se alimentar adequadamente e, dependendo da espécie, realizar um determinado tipo de alimentação. Um fato peculiar é que, apesar da falta de estruturas dentárias, várias espécies de tartarugas terrestres, por exemplo, são capazes de devorar uma fruta de maneira rápida e precisa, o que é sem dúvida surpreendente devido à agilidade que pode ser observada durante a alimentação.

E agora que você já sabe que as tartarugas não têm dentes, mas algumas espécies possuem papilas de queratina e bordas serrilhadas que podem parecer assustadoras, como na foto abaixo, continue aprendendo sobre as tartarugas neste artigo: quantos anos vive uma tartaruga?

Se deseja ler mais artigos parecidos a As tartarugas têm dentes?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Fontanes, F. A. Roszko, S. Flore, K. Hatton, V. Combos y A. Helton (2007). Dermochelys coriacea. Animal Diversity Web. Disponível em: <https://animaldiversity.org/accounts/Dermochelys_coriacea/>. Acesso em 5 de novembro de 2021.
  • Hersh, K. 2016. Chelonia mydas. Animal Diversity Web. Disponível em: <https://animaldiversity.org/accounts/Chelonia_mydas/>. Acesso em 5 de novembro de 2021.
  • Trachhia, A. (2018). Medicina en quelonios y otros reptiles. Disponível em: <https://www.fundacionazara.org.ar/img/libros/medicina-de-quelonios.pdf>. Acesso em 5 de novembro de 2021.
  • Wynekend, J. (2004). La anatomía de las tortugas marinas. Disponível em: <ttp://www.anato.cl/00010links/textos/ANATO%20TORTUGAS.pdf>. Acesso em 5 de novembro de 2021.