Partilhar
Partilhar em:

As serpentes mais venenosas do mundo

As serpentes mais venenosas do mundo

Existem várias serpentes distribuídas por todo o mundo à excepção de ambos os polos e da Irlanda, Podem, a grosso modo, diferenciar-se em dois grupos principais: as que são venenosas e peçonhentas e as que não são.

Neste artigo do PeritoAnimal apresentamos-lhe as serpentes mais representativas entre as venenosas à volta do mundo. Lembre-se que muitos laboratórios farmacêuticos capturam ou criam serpentes venenosas para conseguir antídotos eficazes. Estas capturas salvam milhares de vidas todos os anos em todo o mundo.

Continue lendo para descobrir as serpentes mais venenosas do mundo assim como os nomes e imagens para que as possa conhecer bem.

Também lhe pode interessar: Os 10 animais mais venenosos do mundo

Serpentes venenosas africanas

Vamos começar o nosso ranking de serpentes mais venenosas do mundo com a mamba-preta ou mamba-negra e a mamba-verde, duas variedades de serpentes muito perigosas e venenosas:

A mamba-preta é a serpente mais venenosa do continente. Uma característica deste perigoso ofídio é que de pode deslocar a uma incrível velocidade de 20 Km/hora. Mede mais de 2,5 metros, chegando inclusivamente aos 4. Distribui-se pelo:

  • Sudão
  • Etiópia
  • Congo
  • Tanzânia
  • Namíbia
  • Moçambique
  • Quênia
  • Malawi
  • Zâmbia
  • Uganda
  • Zimbabwe
  • Botswana

O seu nome deve-se ao fato de todo o interior da sua boca ser totalmente negro. Pelo exterior do corpo pode ostentar várias cores uniformes. Dependendo se o lugar onde vive é desértico, savana, ou selva a sua cor irá variar desde um verde oliváceo até um cinza. Existem lugares em que a mamba-preta é conhecida por "sete passos", uma vez que segundo a lenda diz-se que só se consegue dar sete passos até cair fulminado pela mordida da mamba-preta.

A mamba-verde é mais pequena, embora o seu veneno também seja neurotóxico. Tem uma bonita cor verde brilhante e desenho brancos. Distribui-se mas a sul que a mamba-preta. Tem em média 1,70 metros, embora possam existir exemplares com mais de 3 metros.

Serpentes venenosas europeias

A Cascavel-chifruda vive na Europa, em concreto na região dos Bálcãs e um pouco mais a sul. É considerada a serpente europeia mais venenosa. Possui uns grandes incisivos com mais de 12 mm e sobre a cabeça tem um par de apêndices que se assemelham a chifres. A sua cor é um marrom claro. O seu habitat preferido são as grutas rochosas.

Em Espanha existem víboras e cobras venenosas, mas não existe nenhuma doença associada a um humano atacado, as suas mordidas são apenas feridas bastante dolorosas sem provocar consequências fatais.

Serpentes venenosas asiáticas

A Cobra-real é a maior serpente venenosa e mais emblemática de todo o mundo. Pode mediar mais de 5 metros e distribui-se por toda a Índia, sul da China, e todo o Sudeste Asiático. Tem um poderoso e complexo veneno neurotóxico e cardiotóxico.

Distingue-se imediatamente de qualquer outra serpente pela forma peculiar da sua cabeça. Também é diferente na sua postura de defesa/ataque, com uma parte significativa do seu corpo e cabeça erguidos.

A víbora de Russel é provavelmente a serpente que produz mais acidentes e mortes em todo o mundo. É muito agressiva, e embora meça apenas 1,5 metros, é grossa, forte e veloz.

A Russel, ao contrário da maioria dos ofídios que preferem fugir, mostra-se tenaz e quieta em seu lugar, atacando à menor ameaça. Habitam os mesmo lugares que a cobra-real, além das ilhas de Java, Sumatra, Bornéu, e a infinidade de ilhas daquela região do Índico. Tem uma cor marrom claro com manchas ovaladas mais escuras.

A Krait, também conhecida como Bungarus, habita no Paquistão, Sudeste asiático, Bornéu, Java e ilhas limítrofes. O seu veneno paralisante é 16 vezes mais potente que o da cobra.

regra geral podemos apreciá-las de cor amarela com listras pretas, embora em algumas ocasiões possa ter tons azuis, negros ou marrons.

Serpentes venenosas Sul-americanas

A serpente Jararacuçu é considerada a mais venenosa do continente sul-americano e mede 1,5 metros. Tem uma tonalidade marrom com um padrão de desenhos de tons mais claros e escuros. Esta tonalidade ajuda a camuflar-se entre a chão das selvas úmidas. Habita em climas tropicais e subtropicais. O seu veneno é muito poderoso.

Vive perto de rios e afluentes, por isso alimenta-se de rãs e roedores. É uma grnde nadadora. Esta serpente pode ser encontrada no Brasil, Paraguai e Bolívia.

Serpentes venenosas Norte-americanas

A Cascavel diamante vermelho é a maior serpente da América do Norte. Mede mais de 2 metros, sendo também muito pesada. Devido à sua cor consegue camuflar-se perfeitamente no solo e nas pedras dos lugares mais agrestes e semi-desérticos onde vive. O seu nome "cascavel" provém de uma espécie de chocalho cartilaginoso que esta serpente tem na ponta do seu corpo.

Tem por costume realizar um ruído inconfundível com este órgão quando se sente inquieta, com o qual o intruso sabe que está exposto a esta serpente.

A Bothrops asper habita no sul do México. É a serpente mais venenosa da América. Tem uma bonita cor ver e uns incisivos grandes. O seu potente veneno é neurotóxico.

Serpentes venenosas Australianas

A víbora da morte também conhecida como Acanthophis antarcticus é uma serpente de perigosidade elevada, uma vez que ao contrário de outras serpentes não duvida em atacar, é muito agressiva. A morte acontece em menos de uma hora graças as suas neurotoxinas extremamente potentes.

Encontramos na serpente marrom ocidental ou Pseudonaja textilis a serpente que mais vidas ceifa na Austrália. Isto acontece porque esta serpente tem o segundo veneno mais mortal do mundo e os seus movimentos são muito rápidos e agressivos.

Acabamos com uma última serpente australiana, a taipan costeira ou Oxyuranus scutellatus. Destaca-se por ser a serpente com as maiores presas do planeta, medindo uns 13 mm de comprimento.

O seu veneno altamente potente é o terceiro mais tóxico do mundo e a morte depois de uma mordida pode acontecer em menos de 30 minutos.

Se deseja ler mais artigos parecidos a As serpentes mais venenosas do mundo, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Os mais....

Comentários (0)

Escrever comentário sobre As serpentes mais venenosas do mundo

O que lhe pareceu o artigo?

As serpentes mais venenosas do mundo
1 de 13
As serpentes mais venenosas do mundo