As raças de cachorros mais calmas

As raças de cachorros mais calmas

Muitas pessoas na hora de adotar um cachorro preferem se informar para encontrar no seu novo pet qualidades relacionadas com a sua personalidade. São vários os fatores que temos em conta para escolher o cachorro perfeito para nós, embora se deva lembrar que cada animal tem a sua própria personalidade e que por vezes pode ser surpreendente.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe mostrar uma lista com as raças de cachorros mais calmas para que se possa orientar.

Nesta lista encontrará cachorros de tamanho grande e de tamanho pequeno, um conjunto geral de cachorro calmos. Lembre-se que você também deve participar nesta tranquilidade, para além de dever premiar este tipo de comportamento, se assim o desejar.

1. Galgo

Embora muitas pessoas pensem que o Galgo é um cachorro que precisa de muito exercício e atividade física, a verdade é que a maioria dos Galgos são animais muito calmos que gostam de relaxar e desfrutar junto aos donos de um lugar tranquilo.

O Galgo é um cachorro silencioso, assustadiço e calmo com o qual podemos desfrutar de passeios à beira-mar e ficarmos surpreendidos ao ver como corre como uma seta.

Pensou em adotar um Galgo? Lembre-se que depois do período de caça muitos dos Galgos utilizados são abandonados, por isso adotar um como pet é uma ótima e solidária opção, além de não estar contribuindo para o mercado de compra e venda de animais.

2. Pug

Na maioria das vezes associamos os cachorros pequenos a um comportamento nervoso e inclusive excitado, mas este não é o caso do Pug. O Pug é um cachorro de tamanho pequeno e de aparência doce que demonstra um caráter pacífico e calmo.

O Pug gosta da companhia de adultos e crianças, e embora brinque e se divirta, podemos ver rapidamente que se trata de um cachorro calmo. Talvez pela sua constituição forte (o que faz com que sinta um pouco de dificuldade a respirar quando faz exercício) é que tenta ter uma atitude calma e pacífica tanto fora como dentro de casa.

Se estiver pensando em adotar um Pug, deve ter a certeza que não quer este cachorro para fazer exercício pois ele não suporta a atividade física prolongada.

3. Dogue Alemão

Se alguma vez já se cruzou com um Dogue Alemão estará de acordo que se trata de um cachorro calmo apesar do seu grande tamanho. O Dogue Alemão caminha lentamente e não precisa de muito tempo de exercício, será suficiente uma rotina normal de passeio para que o nosso pet fique feliz.

Apesar de se tratar de um cachorro calmo, deve se lembrar que o seu tamanho grande precisa de uma cama grande, uma casa grande assim como uma dose elevada de ração.

4. Bulldog Inglês

O Bulldog é, sem dúvida, outro cachorro que merece estar nesta lista das raças de cachorros mais calmas. Trata-se de um cachorro robusto e corpulento mas muito carinhoso e apegado aos seus donos.

A sua própria fisionomia não lhe permite fazer exercício em excesso, por isso encontramos nele um cachorro com o qual podemos passear lentamente e desfrutar relaxadamente da rotina.

5. São Bernardo

O São Bernardo é um cachorro amável e com um caráter muito calmo. Apesar de ser um dos cachorros maiores do mundo, é tão meigo que o torna perfeito para conviver com crianças. Devido à sua facilidade para proteger os mais pequenos de casa é considerado por muitos como um cachorro babysitter.

Além disso, uma das vantagens desta raça é que é muito fácil de adestrar, pelo que ensinar-lhe ordens básicas será realmente fácil. Se tem espaço suficiente para ele, sem dúvida que o São Bernardo é uma das melhores opções por se tratar de um cachorro calmo, inteligente, leal e obediente.

6. Mastim Espanhol

Este cachorro grande e forte é um dos melhores cães de guarda de gado. O Mastim Espanhol tem um caráter meigo e carinhoso, mostra uma grande lealdade para com os seus donos e é um cachorro especialmente calmo quando está rodeado de crianças.

A sua atitude relaxada, calma e serena faz dele o companheiro ideal para todas aquelas pessoas pouco ativas mas que preferem contar com a presença de um cachorro de tamanho maior. É um cachorro que ladra muito pouco, é equilibrado, nobre e carinhoso, que lhe oferecerá o melhor de si sem pedir nada em troca. Dê-lhe os cuidados básicos que precisa e terá ao seu lado um amigo responsável e muito fiel.

Embora o Mastim Espanhol seja um cachorro calmo dentro de casa e muito sociável com os membros que vivem nela, fora de casa pode se converter um cachorro um pouco territorial e desconfiado com pessoas estranhas. Deverá ter algumas noções de adestramento antes de optar por um cachorro de um tamanho tão grande.

7. Basset Hound

O Basset Hound é o perfeito companheiro de casa, tranquilo, carinhoso, amável e familiar. Trata-se de uma raça de cachorro que se adapta sem problemas a viver em apartamentos pequenos, pois os seus hobbies favoritos são comer e dormir. Por ter umas patas curtas, não se tratam de cachorros velozes e preferem os passeios tranquilos, sem pressa e ao seu ritmo. Além disso, também não se caraterizam por serem cachorros muito brincalhões, pelo que se procura um pet para crianças calmo mas com vontade de brincar, o Basset Hound não é a melhor opção.

Deverá ter paciência na hora de o adestrar e prestar especial atenção ao cuidado das suas orelhas compridas e olhos. São cachorros que adoram estar em casa com os seus donos, de maneira que se lhe proporcionar todos os cuidados que precisa, o Basset Hound agradecerá com carinho e mimos. Além disso, é um excelente caçador!

8. Shar Pei

Sem dúvida que o Shar pei é um dos cachorros mais calmos e relaxados, que se destaca por ser amável, calmo e um pouco independente. Não precisa de fazer muito exercício físico e também não costuma ficar excitado perante alguns estímulos cotidianos que poderiam fazer sobressaltar outros cachorros, para além disso também não costuma ser destrutivo.

9. Akita Inu

O Akita Inu é um cachorro de origem japonesa. Bonito e muito fiel, encontramos nele um cachorro muito calmo e paciente que costuma se reservar perante estranhos e desconhecidos. É ótimo como pet uma vez que, sem dúvida, se converterá no nosso melhor amigo para sempre. Deve saber que precisa de algumas noções de adestramento que propiciem uma boa educação, fundamental nesta raça.

10. Bloodhound

Tal como acontece com o Mastim Espanhol, encontramos no Bloodhoound um cachorro de grande tamanho muito calmo e tranquilo. Aceita bem o adestramento e não costuma se comportar de forma excitada nem destrutiva. É tolerante e paciente com as crianças, outros cachorros e inclusive estranhos com quem se demonstrará relaxado e prudente.

Lembre-se que...

Cada cachorro é diferente, tem o seu próprio caráter e a sua forma de fazer as coisas, por isso não lhe podemos assegurar que todos os nomeados nesta lista sejam cachorros 100% calmos. A educação com o reforço positivo e tentar premiar a calma dentro e fora de casa serão as melhores ferramentas para conseguir um cachorro relaxado, calmo e tranquilo.

Se deseja ler mais artigos parecidos a As raças de cachorros mais calmas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Os mais....