As raças de cachorros alemães mais populares

As raças de cachorros alemães mais populares

Você já se perguntou sobre quais são as raças alemãs de cachorros? Bem, neste artigo do PeritoAnimal vamos dissipar todas as suas dúvidas porque vamos mostrar a você uma lista com as principais características físicas, a personaliddade e a origem das raças de cachorros alemães mais populares que existem.

Desde o boxer ao lulu da pomerânia, passando pelo pastor alemão ou o rottweiler, até o dobermann ou o schnauzer, se você gosta de raças alemãs e não sabe qual escolher para adotar, não perca esta lista informativa e continue lendo.

1. Lulu da Pomerânia

O lulu da pomerânia é uma raça de cachorro toy ou mini, ideal para pessoas que procuram um companheiro pequeno, ativo, alegre e sociável. Sua principal característica é sua aparência física particular, com um pelagem semi-longa e macia, o que lhe confere uma aparência de mini-leão e requer escovação frequente.

Quanto ao seu temperamento, este cachorro alemão é muito nobre e carinhoso, e precisa da atenção constante de seus tutores, podendo viver perfeitamente em um pequeno apartamento.

Diz-se que o lulu da pomerânia surgiu de um antigo ducado localizado entre a Polônia e a Alemanha chamado Pomerânia, daí seu nome. Anteriormente, eles eram muito maiores e eram usados como cães de pastoreio. Seu nome original era "Wolfspitz", que significa: lobo de spitz.

2. Boxer

O boxer é outra das raças de cachorros alemães mais populares, de porte médio e muito popular atualmente, pois é muito paciente com crianças e tem uma personalidade dócil e leal para com sua família. Estes cachorros têm pelos curtos, macios e brilhantes e precisam de muita atividade física e mental diariamente.

Diz-se que apareceu pela primeira vez em um canil chamado von Dom em Munique, Alemanha, e que vem da mistura de duas raças de cachorro já extintas: o brabant bullenbeisser e uma variação do buldogue. Anteriormente utilizados como cães mensageiros, transportaram corpos de soldados feridos ou cabos de comunicação nas guerras europeias, mas hoje em dia eles são frequentemente escolhidos para treinamento como cães policiais.

3. Pastor alemão

O pastor alemão é um cachorro de grande porte, capaz de realizar uma variedade de atividades, como cão pastor, cão policial, cão de busca e resgate ou cão guia. Além de sua versatilidade, também destacamos sua inteligência e sua personalidade, pois é um cachorro equilibrado, confiável e seguro, características que dão a este cachorro alemão uma grande fama mundial.

Suas origens estão associadas aos cães de pastoreio e sua história remonta a 1890, quando o capitão de cavalaria Max Emil Frederick com Sthephanitz convenceu seu dono a desenvolver uma raça de cão de trabalho que tinha uma aparência nobre. Embora atualmente ainda cumprindo funções de pastagem, hoje podemos considerar o pastor alemão um cão "multitarefa".

4. Rottweiler

O rottweiler é outra das raças mais populares de cachorros alemães. De porte médio-grande e com uma aparência forte, atlética e robusta, ele é alvo de inúmeros críticos mas também possui grandes defensores. A má reputação que têm de "cães perigosos" vem de estímulos equivocados e atividades agressivas que tornaram alguns tutores inescrupulosos e irresponsáveis com esses cães, que na realidade, são cachorros com um caráter inteligente, adaptável e obediente.

Embora sua aparência imponha respeito, estes caninos de pelo curto, liso e fino podem se tornar muito dóceis e amigáveis se forem devidamente socializados quando filhotes.

Sua origem remonta ao império romano, onde os ancestrais do rottweiler eram usados como cães de proteção e pastoreio, mas onde realmente se viu o nascimento do primeiro cachorro desta raça foi na região alemã de Rottweil e hoje é um dos cachorros alemães mais conhecidos.

5. Schnauzer

O schnauzer é um cachorro de médio porte, robusto e forte, que se caracteriza por sua lealdade e alta inteligência, por isso os animais desta raça são ideais para qualquer tipo de família. Além disso, estes cães têm algumas características físicas muito peculiares, tais como suas sobrancelhas volumosas, seu grande bigode e sua barba comprida, o que os torna muito populares em todo o mundo. A palavra "schnauzer" deriva da palavra alemã "schnauze" que significa focinho.

Sua origem vem do alemão e data de 1800, onde estes cachorros eram usados para guardar estábulos, matar roedores ou acompanhar carruagens. Muitos anos depois esta raça foi cruzada com várias outras para encontrar as mesmas qualidades, mas com tamanhos diferentes, dando origem aos 3 tamanhos de raça que existem hoje:

  • Schnauzer miniatura
  • Schnauzer médio
  • Schnauzer gigante

6. Pinscher miniatura

O pinscher miniatura é um cachorro de pequeno porte, também conhecido pinscher anão, incluído nas raças de cachorros alemães mais populares. O nome original alemão é zwergpinscher e vem de várias misturas de raças como o pinscher alemão, o dachshund ou o galgo italiano. Com seus tutores, pessoas ou animais próximos, este cão tende a ser afetuoso e sociável, mas com os outros tem uma personalidade forte e dominante. É um cachorro muito ativo e agitado, mas ainda assim pode viver em um pequeno apartamento.

A maioria das pessoas pensa que este cachorro tão dinâmico e confiante é o "irmão" do dobermann, mas na realidade a raça do pinscher miniatura é muito mais antiga do que a raça dobermann.

7. Dachshund ou teckel

O dachshund, conhecido como cachorro salsicha popularmente, é um cachorro de pequeno porte e tem origem alemã. Caracteriza-se por ter o corpo e a cabeça alongados e pernas curtas e há três tipos de dachshund, de acordo com seu pelo e com seu peso:

  • Dachshund padrão
  • Dachshund miniatura
  • Dachshund para a caça de coelho
  • Dachshund de pelo curto
  • Dachshund de pelo duro
  • Dachshund de pelo comprido

Estes cachorros tendem a ser muito amigáveis e brincalhões com seus tutores, mas devido a sua origem histórica, tendem a ter um forte impulso por presas, e muitas vezes correm atrás de pequenos animais para atacá-los.

Sua origem data de 1888, onde pela primeira vez foi elaborado o primeiro padrão da raça no clube Pimer da raça da Alemanha.

8. Dogue alemão

O dogue alemão ou cão dinamarquês é outra das raças mais populares de cachorros alemães. De porte gigante, ele se caracteriza por ser um dos maiores, mais carismáticos e elegantes cães do mundo. Este cachorro tem um corpo bem proporcional, bonito e imponente, razão pela qual é considerado "o Apolo das raças de cães" pela Federação Cinológica Internacional (FCI). Além disso, tem uma personalidade amorosa e amigável com pessoas próximas, mas se não for bem socializado, pode tornar-se reservado com estranhos.

Bullenbesiser é a raça extinta que é considerada o ancestral do dogue alemão, junto com os cachorros alemães que eram usados para caçar javalis. Esta raça alemã nasceu em 1878 a partir de vários cruzamentos entre estes cães, dando origem a diferentes tipos de dogues.

9. Dobermann

O dobermann ou doberman pinscher é uma raça de cachorro de grande porte, elegante e musculoso, excelente para trabalhos de proteção e de segurança. Ele é um dos cães mais inteligentes que existem, além de ser amigável, pacífico e dependente de sua família, por isso precisam de atenção constante. Seu corpo é musculoso e compacto e mostra uma pelagem curta, densa e dura.

Friederich Louis Dobermann, um coletor de impostos e voluntário de um canil, foi o criador desta raça entre os anos de 1834 e 1894. Devido à falta de segurança de seu trabalho, Dobermann decidiu criar uma raça de cão que fosse capaz de protegê-lo e, ao mesmo tempo, que tivesse apego a ele. Não se sabe ao certo quais cruzamentos foram feitos, mas acredita-se que estes cães estejam relacionados ao rottweiler, ao beauceron ou pastor-de-beauce e aos "cães de açougueiros" alemães.

10. Braco de Weimar

O braco de weimar é o último da nossa lista de 10 raças de cachorros alemães mais populares. De grande porte, é considerada uma das raças mais elegantes por sua beleza e sua figura estilizada, pois estes cachorros são sempre de cor cinza e podem ter pelos curtos ou longos. Eles são excelentes cães de caça e têm uma personalidade leal, curiosa, dinâmica e inteligente.

Sua origem vem de antes do século XIX e foi o Grão-Duque Charles Augustus do Ducado de Saxônia - Weimar-Eisenach o criador desta raça. Ele queria um cachorro nobre especializado na caça de grandes animais. Atualmente, os cachorros da raça braco de weimar são usados como cães de busca e resgate, e também para participar de múltiplos esportes caninos.

Se deseja ler mais artigos parecidos a As raças de cachorros alemães mais populares, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Os mais....

Bibliografia
  • GERMAN CULTURE. German dog breeds. Disponível em: <https://germanculture.com.ua/daily/german-dog-breeds/>. Acesso em 29 de abril de 2021.
  • Federación Cinológica Internacional. Razas. Disponível em: <http://www.fci.be/es/>. Acesso em 29 de abril de 2021.
  • CBKC - Confederação Brasileira de Cinofilia. Raças. Disponível em: <https://cbkc.org/racas>. Acesso em 29 de abril de 2021.