As melhores vitaminas para cachorros

As melhores vitaminas para cachorros

Toma vitaminas? Tem o cuidado de saber se a sua dieta contém as vitaminas necessárias para manter o seu corpo no melhor estado de saúde? Se a sua resposta é afirmativa, então vamos fazer as mesmas perguntas em relação ao seu cachorro. Será que o seu pet também se pode beneficiar da ingestão regular de vitaminas?

Da mesma forma que o ser humano, os cachorros precisam das vitaminas para manter uma boa saúde e qualidade de vida. No entanto, por diversas razões, há vitaminas que os cães precisam e que lhes favorecem mais que outras. Estas são aquelas que devemos incluir e complementar com a sua dieta.

No PeritoAnimal vamos lhe mostrar quais são as melhores vitaminas para cachorros e em que alimentos poderá encontrá-las.

O que são vitaminas? O cachorro precisa delas?

As vitaminas são um composto orgânico indispensável em pequenas quantidades que trabalham para que o corpo de um ser vivo funcione corretamente. Desde o crescimento e desenvolvimento, passando pela regulação dos processos químicos, até à digestão.

As vitaminas são substâncias chaves para manter a saúde do animal, e a deficiência de uma vitamina em particular, pode causar doenças, problemas de saúde, que às vezes pode ter efeitos graves e duradouros. Essa é uma boa ração para investigar e saber detetar as deficiências nutricionais no seu cachorro.

A forma mais simples e adequada de conseguir um bom equilíbrio de vitaminas na dieta do seu cachorro é dando-lhe alimentos orgânicos e naturais, que sejam ricos em vitaminas e pobres em químicos ou outros elementos que não forneçam nada de bom para a saúde do cachorro.

Muitos veterinários verificaram a falta de vitaminas e nutrientes essenciais na dieta dos seus pacientes caninos. Isto causa muitos efeitos colaterais e problemas como:

  • Problemas no esqueleto;
  • Artrite;
  • Mau estado da boca, gengivas e dentes;
  • Doenças bucais;
  • Problemas e dor nas articulações;
  • Pouca energia;
  • Problemas digestivos;
  • Problemas do sistema imunológico;
  • Perda de pelo;
  • Dano capilar;
  • Abatimento físico.

Se o seu cachorro precisa de vitaminas para engordar, confira esse artigo do PeritoAnimal

Consulte um especialista e nunca abuse delas

Cada vez mais veterinários recomendam a ingestão de multivitamínicos para reforçar o sistema imunológico do cachorro, mas sem abusar do seu uso e fazendo uma dieta saudável e equilibrada.

Consulte o seu veterinário antes de administrar qualquer tipo de vitamina ao seu cachorro. Ele revisará o organismo do seu pet e fará uma avaliação e quais vitaminas carece e precisa.

É importante fazer esta análise porque ter demasiado de uma vitamina é contraproducente e também pode causar problemas como: desidratação, excesso de cálcio que afeta os ossos, perda de apetite, dano nos vasos sanguíneos, entre outros.

Tipos de vitaminas para cachorros

1. Cálcio

O cálcio é o melhor amigo dos ossos. Beneficia na formação óssea, na transmissão dos impulsos nervosos, na correta coagulação do sangue e na ação muscular. É bom que os cachorros tomem cálcio para o seu correto desenvolvimento, mas sempre com cuidado. A vitamina D ajuda o corpo a absorver o cálcio para a formação dos ossos.

2. Óleos graxos saudáveis

Fornecem energia, ajudam-no a crescer e a manter saudáveis todos os tecidos do corpo. Pode encontrá-los em peixes (que tenham um mínimo de conteúdo de mercúrio), como merluza, atum, salmão, óleo de peixe e complementos de ômega-6 e óleos graxos ômega-3. Além dos peixes que fornecem minerais ou vitaminas A, B e D.

3. Vitaminas A, B, E

Essencial para os cachorros que carecem delas. Promovem a saúde do sistema imunológico e o ótimo desenvolvimento. Previne doenças como o câncer, alergias e infecções. São boas até para reduzir estados de estresse. Pode encontrar estas vitaminas em carnes, frutas como melão, espinafres, peixes, derivados de leite e feijão verde. A vitamina A é essencial para a visão e a E ajuda o corpo na formação de glóbulos vermelhos.

4. Vitamina K do grupo lipossolúvel

Ajuda o sangue a coagular e forma costras protetoras. Estas vitaminas encontram-se na gordura animal, cenouras, feijão verde e frutas como amoras. O corpo do cachorro absorve esta vitamina através do intestino para depois a usar no futuro.

Vitamina C e complexo de vitaminas B do grupo hidrossolúvel:

Importante mas é mais importante não as dar em excesso. Formação de dentes, ossos e tecidos. Alguns cachorros já produzem a vitamina C, mas as B têm que se obter da dieta. Em alimentos como folhas de nabo, abóbora, mamão, cenoura, salsa, mirtilos, entre outros.

5. Biotina

Excelente para o pelo do cachorro. Promove a saúde da pele. Por isso, se quer melhorar o pelo do seu cachorro, a biotina é a sua vitamina. Pode encontrá-la em óleos de peixe, mas também existe em comprimidos e em pó.

Não se esqueça que para que as vitaminas façam o seu efeito, o seu cachorro deverá comer alimento de qualidade, receber raios de sol e se exercitar. As vitaminas devem ser sempre um extra e a duração da ingestão deve ser temporal.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a As melhores vitaminas para cachorros, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.