Partilhar

Artrose em cães - causas e tratamento

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 9 novembro 2017
Artrose em cães - causas e tratamento

Ver fichas de  Cachorros

Assim como o ser humano, o cachorro também pode sofrer de uma longa lista de doenças ao longo da sua vida, entre elas a artrose, uma doença que precisa de cuidados especiais dentro e fora de casa.

Por esse motivo, no PeritoAnimal vamos ajudá-lo dando-lhe toda a informação possível sobre a artrose em cães, as suas causas, tratamento e alguns conselhos úteis para melhorar a sua qualidade de vida o máximo possível. Continue lendo e não deixe de se informar sobre este problema que afeta o seu melhor amigo.

Também lhe pode interessar: Fisioterapia para cachorro com artrose

O que é a artrose canina?

A artrose em cães ou artrose canina é, basicamente, o desgaste da articulação. A cartilagem que separa e amortece os dois extremos ósseos postos em contato se desgasta e, por isso a articulação começa a ficar doente. A articulação afetada pode ser uma, no melhor dos casos, ou várias, ou seja, a artrose pode ser generalizada ou localizada.

São vários os sintomas que o seu cachorro pode ter quando sofre de artrose: lentidão, manca, dificuldade nos movimentos, dificuldade para subir escadas, cansaço e dor. Além disso, deve ter em conta que este quadro de sintomas agrava com as temperaturas extremas como o frio, a umidade ou o calor elevado.

Artrose em cães - causas e tratamento - O que é a artrose canina?

Causas da artrose em cães

Existem diversas causas que podem provocar a artrose em cachorros, sendo que algumas delas não temos qualquer influência sobre elas.

  • Para começar vamos falar dos casos hereditários, o mais comum e conhecido é a displasia de quadril que está presente em raças de cachorros grandes. O crescimento acelerado de um cachorro de raça grande predispõe o cachorro a sofrer de artrose.
  • O estilo de vida também é um fator que tem influência, a obesidade e o sedentarismo assim como a baixa atividade física podem provocar artrose no seu cachorro.
  • A raça e a idade também são fatores que podem intervir no desenvolvimento da artrose sendo que os cachorros de raça grande ou idade avançada são os mais afetados.
Artrose em cães - causas e tratamento - Causas da artrose em cães

Tratamento da artrose

A artrose não tem nenhum tratamento curativo porque se trata de uma doença crônica e degenerativa, no entanto, podemos seguir um tratamento destinado a melhorar a qualidade de vida do cachorro.

  • Para começar deverá se dedicar a acalmar a dor com remédios naturais, com minerais, vitaminas ou colágeno.
  • Os medicamentos anti-inflamatórios são a opção mais comum e recomendada pelo veterinário embora estes possam ter efeitos secundários.

O que pode fazer mais?

  • Proteja o cachorro das temperaturas extremas.
  • Procure um lugar confortável e quente para dormir.
  • Embora o seu cachorro veja a sua mobilidade reduzida deve incentivá-lo a mexer-se e a fazer exercício físico, tendo sempre em conta as suas possibilidades e tentando não o cansar.
  • Alimente-o com uma dieta variada e saudável.
  • Dê-lhe muito carinho para se sentir útil dentro de casa.
Artrose em cães - causas e tratamento - Tratamento da artrose

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Artrose em cães - causas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças degenerativas.

Escrever comentário sobre Artrose em cães - causas e tratamento

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Artrose em cães - causas e tratamento
1 de 4
Artrose em cães - causas e tratamento

Voltar ao topo da página