Aposematismo animal - significado e exemplos

Aposematismo animal - significado e exemplos

Alguns animais têm uma coloração muito intensa que chama facilmente a atenção. Outros têm até padrões elaborados que incluem todos os tipos de formas geométricas dignas de uma pintura cubista. O resultado são lindas borboletas, besouros de cores metálicas ou sapos excêntricos.

As cores destes animais são muito marcantes e revelam a posição do portador perante os seus predadores. Aparentemente, poderíamos dizer que eles não têm muita vantagem de sobrevivência, mas, na realidade, sua cor serve de proteção. Você quer saber por quê? Neste artigo do PeritoAnimal, falamos sobre o aposematismo animal, sua definição e os exemplos mais curiosos da natureza.

Significado de aposematismo

O aposematismo é um mecanismo pelo qual um animal afasta seus predadores sem muito esforço. Ele faz isso por possuir padrões de cores facilmente identificáveis que alertam sobre toxicidade, gosto desagradável ou sistemas de defesa.

Como resultado, o predador aprende a reconhecer os padrões de cor e os relaciona com presas perigosas ou desagradáveis. Portanto, decide que é melhor ir à procura de alimentos em outro lugar.

O aposematismo animal é uma forma muito eficaz de comunicação. No artigo seguinte da ExpertAnimal, você poderá aprender sobre outros tipos de comunicação entre os animais.

Aposematismo no reino animal e evolução

O aposematismo animal é o resultado da evolução das espécies que o possuem e de seus predadores. Em termos gerais, presas que têm padrões facilmente reconhecíveis como perigosos têm mais probabilidade de sobreviver. Como resultado, esses animais têm mais descendência e passam seus genes para a próxima geração, que herdará suas cores.

Da mesma forma, os predadores que não reconhecem esses padrões se divertem ou até morrem. Portanto, aqueles que sabem reconhecer presas venenosas ou perigosas são os que sobrevivem e podem deixar mais descendência. Desta forma, predadores e presas aposemáticas evoluem juntos e se "selecionam" ao longo da evolução.

Aposematismo e mimetismo animal

Quando várias espécies de animais apresentam o mesmo padrão de cores aposemáticas adquiridas de forma independente, diz-se que passaram por um processo de mimetismo. Se ambos têm sistemas de defesa, trata-se de mimetismo mülleriano; mas se apenas um deles pode se defender, falamos de mimetismo batesiano. Neste último caso, dizemos que a espécie copiadora ou "falsificadora" apresenta um falso aposematismo.

Aposematismo em joaninhas

As joaninhas são coleópteros da família Coccinellidae. Muitas vezes têm as cores vermelho vivo ou amarelo. Estas cores são indicativas do seu sabor desagradável. Assim, os predadores que as provam decidem não volver a caçar um animal com a mesma aparência.

Graças ao aposematismo animal, as joaninhas podem ser consideradas como alguns dos insetos mais bonitos do mundo. A mais conhecida é a Coccinella septempunctata.

Aposematismo em borboletas monarca e vice-rei

A borboleta monarca (Danaus plexippus) tem uma bela coloração alaranjada, preta e branca. Este inseto se alimenta de plantas do gênero Asclepias que têm um componente tóxico. Contudo, ao invés de ser afetada, a borboleta monarca acumula essas toxinas em seu organismo como mecanismo de defesa contra os seus predadores.

A borboleta vice-rei (Arquipo Limenitis) também é tóxica e tem uma coloração quase idêntica à da borboleta monarca. Graças a isso, os predadores só têm que reconhecer um padrão de coloração e todos ganham.

Aposematismo en vespas

Muitos tipos de vespas (diferentes taxons da ordem Hymenoptera) têm anéis concêntricos amarelos e pretos ao longo de seu abdômen. Seus predadores interpretam essa coloração como um perigo, por isso não ousam comê-las. Não o fazem sem razão, já que as vespas têm uma picada muito poderosa. Um exemplo magnífico é a vespa europeia (Vespa crabro).

Aposematismo no camarão mantis

O camarão mantis (Gonodactylus smithii) vive no recife de corais da Austrália. É um crustáceo com uma vista privilegiada e cores muito brilhantes. É um animal tóxico e também muito perigoso.

Por causa de suas pinças afiadas, ele atinge suas presas com uma grande aceleração, tanta que gera cavitação na água e pode matar outros animais sem atingi-los diretamente.

Para mais informações, você pode estar interessado neste outro artigo sobre os animais mais perigosos do mundo.

Aposematismo animal em salamandras

As salamandras (ordem Urodelos) têm toxinas cutâneas e muitas vezes outros elementos tóxicos que podem ser pulverizados à distância. Muitos deles advertem seus predadores graças ao aposematismo animal. Um bom exemplo disso são as cores amarela e preta da salamandra comum (Salamandra salamandra).

Outro exemplo é a Salamandra Terdigitata (Salamandrina sp.), que tem a parte ventral do corpo tingida de vermelho, preto e branco. O vermelho está concentrado nas costas, cauda e membros. Quando perturbadas, elas levantam a cabeça e as pernas enquanto curvam a cauda em direção à cabeça. Assim, eles mostram a cor vermelha e expulsam os predadores.

Aposematismo em gambás

Os Mefitídeos (família Mephitidae) são mamíferos pretos e brancos. Estas cores não ajudam a se camuflarem nos ecossistemas onde os gambás vivem, mas são indicadores de uma defesa escondida: um cheiro desagradável secretado pelas suas glândulas anais. Este é um dos poucos exemplos de aposematismo animal em mamíferos.

Um dos gambás mais populares é o Mephitis mephitis, conhecido como a gambá listrado.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Aposematismo animal - significado e exemplos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Dobzhansky, T., Ayala, F. J., Stebbins, G. L., Valentine, J. W. (1980) Evolución. Omega.
  • Campbell, N. A., Reece, J. B. (2007) Biología. Médica Panamericana
  • Chinery, M (1995) Guía de Campo de los Insectos de España y Europa. Omega.
  • Speybroeck, J. et al. (2016) Guía de campo de los anfibios y reptiles de España y de Europa. Omega.
  • Ritland, D., Brower L. P. (1991) The viceroy butterfly is not a Batesian mimic. Nature, 350 (6318), pp. 497–498.
  • Martínez, O. I., Manjarrez, J. (2017) El uso de señales aposemáticas en serpientes: contra advertencia no hay engaño. Ciencia Ergo Sum, 24 (3).