Ansiedade de separação em gatos

Ansiedade de separação em gatos

Apesar de sabermos que os gatos são criaturas independentes, recentemente veterinários especialistas no comportamento felino realizaram estudos que sugerem que a ansiedade de separação também pode ocorrer em gatos. E embora não se saiba com certeza o que pode causá-la, diz-se que pode ser devido a fatores genéticos, do ambiente que o rodeia e ambientais.

Os gatos com ansiedade de separação podem desde chorar quando o amigo humano está se preparando para sair, até não reagir e esperar que o deixem sozinho para urinar e defecar em lugares inapropriados como móveis e camas.

Se o seu gato está se comportando de forma estranha e acredita que pode estar sofrendo de ansiedade de separação, convidamos você a ler o seguinte artigo do PeritoAnimal em que vamos falar da ansiedade de separação em gatos, o problema e as suas possíveis soluções.

O que é a ansiedade de separação?

Como o próprio nome indica, o gato sofre de ansiedade cada vez que é separado do seu amigo humano ou de outra companhia felina da qual está habituado e com o qual criou uma ligação forte. Um gato que insiste em estar o dia todo e a todo o momento com o dono, que o segue para todo o lado, inclusive para o banheiro, é um animal que pode estar sofrendo desta condição psicológica.

Esta reação ativa-se no momento em que a pessoa se prepara para sair de casa, não se esqueça que os gatos são criaturas observadoras e muito inteligentes, ficando o felino de mau humor ou ficando entre a pessoa e a porta. Ao regressar, o dono pode se deparar com um desastre, com alguma rejeição por parte do gato, que demonstrará o seu desgosto dessa forma, ou pelo contrário, demasiado efusivo.

Os diversos comportamentos

Os gatos e os cães, embora não pareça, são idênticos em muitas coisas. Alguns dos tipos de comportamentos gerados pela ansiedade de separação nos gatos não são os mesmos que ocorrem nos cachorros:

  • Vocalização e choro excessivo.
  • Defecação e vômitos em lugares inadequados ou onde sabe que o dono não vai gostar, como tapetes, objetos pessoais (sapatos e bolsas) e na cama.
  • Ações destrutivas como morder ou arranhar elementos e móveis da casa.
  • Higiene e cuidado excessivo. Um gato com este tipo de problemas irá se lamber demasiado, até ao ponto de ficar com manchas sem pelo (é pouco comum mas pode acontecer). Estamos falando de um granuloma acral por lambida, um problema de saúde que se deve tratar o quanto antes.

Como ajudar o seu gato a superar a ansiedade de separação

Os gatos não ficam muito bem quando sofrem deste tipo de ansiedade. A boa notícia é que é algo que podemos tratar para o ajudar a ter um melhor e mais tranquilo momento sozinho.

1- Investigações demonstraram que a música tem propriedades sedativas naturais, em especial se forem peças instrumentais como de arpa e piano. Pouco antes de sair de casa coloque este tipo de música, o seu gato irá associá-la à sua presença, irá sentir-se acompanhando e quem sabe, pode até dormir um cochilo.

2 - Coloque um pouco de catnip ou algum dos seus brinquedos favoritos na sua bolsa e incentive-o à curiosidade. O seu gato começará a associar a bolsa com emoções positivas e não com a sua ausência. Crie a sua bolsa, um pequeno espaço de brincadeira.

3 - Cada vez que você sai de casa isso altera o seu comportamento. A partir de agora, deverá utilizar certas técnicas para dissuadir a sua atenção e tentar criar nele uma certa noção de que você nunca se vai embora, diminuindo assim a sua ansiedade quando, de fato, você vai. Estas técnicas funcionam para o ajudar a manter o controle das suas emoções. Pegue nas chaves de casa ou do carro pelo menos 10 vezes por dia, e depois coloque-as outra vez no seu sítio. Dentro de casa, leve a sua bolsa no braço durante uma hora ou mais.

4 - Realize saídas falsas, abra, saía, entre e feche a porta. Experimente este exercício as vezes que forem necessárias até que o seu gato o ignore por completo. De seguida, aumente o tempo e vá de um minuto a cinco minutos antes de regressar. Este aumento gradual ajudará a construir a tolerância e também o ensinará que não importa quanto tempo você está fora de casa, pois voltará sempre.

5 - Os gatos são criaturas extremamente curiosas e o seu sentido de busca está muito desenvolvido. Escolha uns biscoitos que goste muito e que tenham um cheiro forte e, antes de sair de casa espalhe-os por toda a casa em sítios estratégicos e não muito fáceis de acessar, como fazendo uma caça ao tesouro. Isto desviará a sua atenção por um tempo e irá diverti-lo ao mesmo tempo. Além disso, este tipo de exercícios costumam relaxá-los de forma natural.

6 - A substituição da atenção, por vezes é uma das melhores técnicas. Peça a outro membro da família ou amigo que interaja e brinque com o seu gato durante este tempo (antes e depois de ir embora). Se é um felino que gosta de mimos, então um bom momento de carícias irá acalmá-lo, e ao mesmo tempo, irá fazê-lo sentir-se querido e não abandonado.

7 - Os brinquedos de inteligência são uma excelente forma de conseguir que o seu gato se esqueça que você foi embora durante um tempo. Alguns exemplos que poderá encontrar à venda são o kong ou diferentes tabuleiros com snacks escondidos. Este tipo de brinquedos são bastante indicados para gatos que sofrem de ansiedade de separação.

8 - Passe tempo de qualidade com o seu gato que lhe reconforte seja brincando, acariciando-o ou oferecendo-lhe guloseimas. Embora o problema resida na ansiedade por estar perto de si, sentir-se querido irá ajudá-lo a entender que não o vai abandonar e que pode sentir-se seguro.

9 - Siga um horário concreto, ou seja, crie uma rotina diária que lhe transmita confiança. Para isso, o ideal é seguir um horário de refeições, de higiene ou de brincadeiras. Tente criar atividades nas quais inclua o seu gato. Esta é uma das melhores formas de tratar a ansiedade.

10 - Não o castigue por destroços que possa fazer, premie-o sempre que fizer algo bem. Lembre-se que o castigo provoca estresse e mal-estar no seu gato, algo que pode agravar a ansiedade de separação. O melhor é utilizar o reforço positivo, a paciência e o afeto.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Ansiedade de separação em gatos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.