Animais sagrados na Índia

Animais sagrados na Índia

Há países no mundo onde certos animais são venerados, muitos, ao ponto de se tornarem símbolos mitológicos da sociedade e das suas tradições. Na Índia, um lugar cheio de espiritualidade, determinados animais são altamente respeitados e valorizados porque são considerados reencarnações de deuses da cosmovisão hindu.

De acordo com a tradição milenar, é proibido matá-los porque eles poderiam conter a energia da alma de alguns dos antepassados. A cultura hindu de hoje, tanto na Índia como em todo o mundo, continua a manter um apego a estas ideias, especialmente nas zonas rurais do país asiático. Alguns dos deuses mais amados da Índia possuem qualidades animais ou são praticamente animais.

Existem dezenas de animais sagrados na Índia, mas os mais populares são o elefante, o macaco, a vaca, a cobra e o tigre. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal se você quiser saber a história de cada um deles.

Ganesha, o elefante sagrado

O primeiro dos animais sagrados na Índia é o elefante, um dos animais mais populares da Ásia. Existem duas teorias sobre o seu sucesso. O mais conhecido é que o elefante vem do Deus Ganesha, o deus com corpo humano e cabeça de elefante.

Conta a lenda que o deus Shiva ,ao sair de sua casa para a batalha, deixou sua esposa Pavarti grávida de seu filho. Anos depois, quando Shiva voltou e foi ver sua esposa, ele encontrou um homem guardando o quarto onde Parvati estava tomando banho, os dois sem se reconhecerem entraram numa batalha que terminou com a decapitação de Ganesha. Parvati, aflita, explica ao marido que este homem era seu filho e de Shiva e, em uma tentativa desesperada de reanimá-lo, saiu em busca de uma cabeça para Ganesha e a primeira criatura que ela encontrou foi um elefante.

A partir desse momento, Ganesha tornou-se o deus que rompe obstáculos e adversidades, um símbolo de boa sorte e fortuna.

Hanuman, o deus macaco

Assim como os macacos dançam livremente por toda a Índia, também existe Hanuman, a sua versão mitológica. Acredita-se que todos estes animais são a forma viva deste deus.

Hanuman é adorado não só na Índia, mas também em quase todos os cantos do território asiático. Ele representa força, conhecimento e sobretudo lealdade, uma vez que é o eterno aliado tanto dos deuses como dos homens. Diz-se que tem uma força sobrenatural e ilimitada e que uma vez saltou até ao sol por confundi-lo com uma fruta.

A vaca sagrada

A vaca é um dos animais sagrados na Índia porque é considerado um presente dos deuses. Por esta razão, os hindus consideram um pecado comer carne de vaca e é totalmente repudiado abatê-la. Elas são ainda mais importantes do que os próprios hindus. As vacas podem ser vistas circulando ou descansando, silenciosamente, nas ruas da Índia.

A veneração deste animal data de há mais de 2000 anos e tem relação com a abundância, fertilidade e maternidade. A vaca foi a enviada especial do Deus Krishna à terra para alimentar os seus filhos e estabelecer uma ligação com eles.

A cobra de Shiva

Esta serpente venenosa é considerada sagrada porque está intimamente relacionada com a divindade Shiva, senhor das duas forças superiores e contraditórias: criação e destruição. As histórias religiosas contam que a cobra era o animal que este mestre sempre levava no pescoço para se proteger dos seus inimigos e de todo o mal.

Segundo outra lenda (uma das mais populares), a cobra nasceu de uma lágrima do deus criador Brahma quando ele percebeu que não podia criar o universo sozinho.

O poderoso tigre

Terminamos a lista de animais sagrados com o tigre, uma criatura que sempre nos pareceu muito mística e enigmática, em suas listras existe uma magia especial. Este animal sempre foi muito apreciado na Índia, é considerado sagrado por dois aspectos fundamentais: primeiro, porque segundo a mitologia hindu, o tigre foi o animal que a divindade Maa Durga montava para lutar em suas batalhas, representando a vitória sobre qualquer força negativa e segundo, porque é o símbolo nacional deste país.

Os tigres são considerados a ligação entre o homem, a terra e o reino animal. Este vínculo ajudou muitas pessoas na Índia a estabelecer melhores relações com a terra na qual elas vivem.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Animais sagrados na Índia, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.