Animais que vivem no fundo do mar

Animais que vivem no fundo do mar

Na fauna abissal é possível encontrar animais com características físicas surpreendentes, dignas dos filmes de terror. Os seres abissais das profundezas marinhas vivem na escuridão, em um mundo pouco conhecido pelos seres humanos. São cegos, possuem dentes grandes e alguns deles têm até mesmo capacidade de bioluminescência. Esses animais são impressionantes, muito diferentes daqueles mais habituais, e não deixam que ninguém fique indiferente à sua existência.

Neste artigo do PeritoAnimal, falaremos sobre os animais que vivem no fundo do mar, te explicando como é o habitat, as características, e te mostraremos também 10 exemplos com imagens e outros 15 nomes de animais raros do mar. A seguir, vamos revelar para você algumas das criaturas mais misteriosas da Terra e algumas curiosidades. Se prepare para sentir um pouquinho de medo com esses animais do fundo do mar!

Animais do fundo do mar: a zona abissal

Devido às difíceis condições desse ambiente, o ser humano explorou apenas cerca de 5% das zonas marinhas em todo o planeta Terra. Por isso, o planeta azul, com 3/4 de sua superfície cobertos por água, é quase um desconhecido para nós. No entanto, cientistas e exploradores conseguiram confirmar a existência da vida em um dos níveis mais profundos dos oceanos, a mais de 4.000 metros de profundidade.

As zonas abissais, ou abissopelágicas, são lugares concretos dos oceanos que alcançam profundidades entre 4 e 6 mil metros, e que estão situadas entre a zona batipelágica e a zona hadal. A luz solar não consegue atingir esses níveis, por isso as profundezas marinhas abissais são áreas escuras, muito frias, com grande escassez de alimentos e uma pressão hidrostática enorme.

Precisamente por essas condições, a vida marinha não é muito abundante, embora seja surpreendente. Os animais que habitam essas áreas não se alimentam de plantas, já que a vegetação não consegue realizar fotossíntese, e sim de detritos que vão descendo das camadas mais superficiais.

No entanto, existem zonas ainda mais profundas que as zonas abissais, as fossas abissais, com profundidades de até 10 quilômetros. Esses lugares são caracterizados por se localizarem onde duas placas tectônicas convergem, e apresentam condições ainda mais difíceis do que as descritas nas zonas abissais. Surpreendentemente, mesmo aqui há uma fauna especial, como peixes e moluscos, especialmente pequenos e bioluminescentes.

Vale destacar que, até hoje, o lugar mais profundo conhecido do oceano está situado ao sudeste das Ilhas Marianas, no fundo do Oceano Pacífico ocidental, e se chama fossa das Marianas. Esse lugar atinge uma profundida máxima de 11.034 metros. A montanha mais alta do planeta, o Monte Everest, poderia ser enterrada aqui e ainda sobrariam 2 quilômetros de espaço!

Animais do fundo do mar: características

A fauna abissal ou abissopelágica se destaca por ser um grupo com grande quantidade de animais estranhos e monstruosos, uma consequência da pressão e outros fatores aos quais esses seres tiveram que se adaptar.

Uma característica particular dos animais que vivem nas profundezas do mar é a bioluminescência. Muitos animais deste grupo produzem sua própria luz, graças a bactérias especiais que possuem, ou em suas antenas, utilizadas especificamente para cativar suas presas, ou em sua pele, para capturar ou escapar de circunstâncias perigosas. Assim, a bioluminescência de seus órgãos lhes permite atrair presas, escapar de predadores e até se comunicar com outros animais.

Também é comum o gigantismo abissal. Criaturas enormes, como as aranhas do mar, de até 1,5 metros de comprimento, ou crustáceos de ate 50 centímetros, são comuns nesses lugares. No entanto, essas características tão particulares não são as únicas que surpreendem nos animais que vivem no mar aberto e profundo, há outras peculiaridades que resultam da adaptação a viver a tamanha distância do nível da superfície:

  • Cegueira ou olhos muitas vezes disfuncionais, devido à falta de luz;
  • Bocas e dentes gigantes, muitas vezes maiores que os próprios corpos;
  • Estômagos dilatáveis, capazes de ingerir presas maiores que o próprio animal.

Você também pode se interessar por nossa lista de animais marinhos pré-históricos, confira.

10 animais que vivem no fundo do mar e fotos

Embora ainda haja muito o que explorar e conhecer, a cada ano são descobertas novas espécies que habitam esses lugares tão inóspitos do planeta Terra. Abaixo, mostraremos 10 exemplos com fotos de animais que vivem no fundo do mar que foram identificados pelo homem e que são muito surpreendentes:

1. Caulophryne jordani ou pescador fanfin

Começamos nossa lista de animais das profundezas marinhas com o peixe Caulophryne jordani, um peixe da família Caulphrynidae que tem uma aparência física muito singular. Ele mede entre 5 e 40 centímetros e tem uma boca gigante com dentes afiados e assustadores. Este ser de aparência redonda é provido de órgãos sensíveis na forma de espinhos, que servem para detectar os movimentos das presas. Da mesma forma, sua antena serve para atrair e pescar suas presas.

Imagem: Reprodução/http://www.sci-news.com/biology/first-ever-footage-mating-anglerfish-05848.html

2. Tubarão-cobra

O tubarão-cobra (Chlamydoselachus anguineus) é considerado um "fóssil-vivo", pois é uma das espécies mais antigas da Terra que não apresenta mudanças durante sua evolução desde a pré-história.

Destaca-se por ser um animal alongado e grande, com uma media de 2 metros de comprimento, embora existam indivíduos que alcançam os 4 metros. A mandíbula do tubarão-cobra têm 25 fileiras com 300 dentes, e é especialmente forte, o que lhe permite comer presas de grande tamanho. Além disso, tem 6 aberturas branquiais, nada com a boca aberta e sua alimentação tem como base os peixes, lulas e tubarões.

3. Polvo-dumbo

Sob o termo "polvo-dumbo" designamos os animais do fundo do mar que pertencem ao gênero Grimpoteuthis, dentro da ordem dos octópodes. O nome é inspirado em uma das características físicas desses animais, que possuem duas barbatanas sobre sua cabeça, como o famoso elefante da Disney. No entanto, neste caso as barbatanas ajudam o polvo-dumbo a se propulsionar e nadar.

Este animal vive entre 2.000 e 5.000 metros de profundeza, e se alimenta de vermes, caracóis, copépodes e bivalves, graças à propulsão gerada por seus sifões.

4. Tubarão-duende

O tubarão-duende (Mitsukurina owstoni) é mais um animal das profundezas marinhas que costuma surpreender muito. Essa espécie pode chegar a medir entre dois e três metros, no entanto, se destaca por sua mandíbula, repleta de dentes muito afiados, assim como a extensão que se projeta de sua face.

No entanto, a coisa mais característica deste ser é sua capacidade de projetar sua mandíbula para a frente quando abre a boca. Sua alimentação tem como base os peixes teleósteos, cefalópodes e caranguejos.

5. Peixe diabo-negro

O peixe diabo-negro (Melanocetus johnsonii) é um peixe abissal de 20 centímetros, que se alimenta principalmente de crustáceos. Habita as profundezas marinhas de entre 1.000 e 3.600 metros, chegando a atingir até os 4.000 metros de profundidade. Possui uma aparência que alguns considerariam temível, além de um aspecto gelatinoso. Esse peixe do fundo do mar se destaca por sua bioluminescência, pois possui uma "lâmpada" que o ajuda a iluminar seus escuros arredores.

Se você estiver interessado em conhecer mais animais que vivem no fundo do mar, veja também nosso artigo sobre os 5 animais marinhos mais perigosos do mundo.

Imagem: Reprodução/https://www.montereybayaquarium.org/animal-guide/fishes/deep-sea-anglerfish

6. Peixe-bolha

O peixe-bolha, conhecido também como peixe-gota (Psychrolutes marcidus), é um dos animais marinhos mais raros do mundo, possui uma aparência gelatinosa e sem musculatura, além de ossos moles. Habita profundidas de 4.000 metros, e ostenta o primeiro prêmio de "peixe mais feio do mundo", segundo a Ugly Animal Preservation Society. Mede cerca de 30 centímetros de comprimento. Esse estranho animal é sedentário, sem dentes e se alimenta apenas das presas que se aproximam de sua boca.

7. Peixe-dragão

O peixe-dragão (Stomias boa) tem um corpo aplanado e longo, de entre 30 e 40 centímetros de comprimento. A boca, de grande tamanho, conta com dentes longos e afiados, tanto que alguns indivíduos não conseguem fechar suas bocas completamente.

Imagem: Reprodução/http://fishesofaustralia.net.au/

8. Peixe-ogro

O animal seguinte em nossa lista de animais que vivem no fundo do mar é o peixe-ogro, o único gênero de peixes da família Anoplogastridae. Costumam medir entre 10 e 18 centímetros de comprimento e apresentam dentes desproporcionais em comparação ao resto de seu corpo. O peixe-ogro não tem capacidade de bioluminescência, por isso sua forma de caçar consiste em ficar quieto sobre o fundo marinho até uma presa se aproximar e detectá-la com seus sentidos.

9. Verme-de-pompeia

O verme-de-pompeia (Alvinella pompejana) tem um comprimento aproximado de 12 centímetros. Possui tentáculos na cabeça e uma aparência peluda. Esse verme vive aderido às paredes das fontes hidrotermais vulcânicas, nas fossas oceânicas. Uma curiosidade sobre estes animais do fundo do mar é que podem sobreviver a temperaturas de até 80ºC.

Imagem: Reprodução/http://alejandrocuentaenjueves.blogspot.com/

10. O peixe-víbora

Encerramos nossa lista de animais do fundo do mar com o peixe-víbora (Chauliodus danae), um peixe abissal alongado, com 30 centímetros de comprimento, que vive em profundidas de até 4.400 metros. O que mais surpreende neste peixe são os dentes afiados como agulhas, que ele utiliza para atacar as presas depois de atraí-las com seus fotóforos bioluminescentes, ou órgãos de luz, situados ao longo de todo o corpo.

Saiba mais sobre animais raros do mar no nosso artigo sobre animais marinhos mais venenosos do Brasil.

Imagem: Reprodução/http://www.esacademic.com/

Animais das profundezas do mar: mais espécies

Para finalizar a lista de criaturas do fundo do mar, segue uma lista com mais 15 nomes de animais que vivem no fundo do mar raros e surpreendentes:

  1. Polvo-de-anéis-azuis
  2. Peixe-granadeiro
  3. Peixe-olhos-de-barril
  4. Peixe-machado
  5. Peixe-dentes-de-sabre
  6. Peixe-pelicano
  7. Amphipodes
  8. Quimera
  9. Stargazer
  10. Isópode gigante
  11. Peixe-caixão
  12. Lula-gigante
  13. Água-viva-cabeluda ou água-viva-juba-de-leão
  14. Lula-vampiro-do-inferno
  15. Peixe-negro-engolidor

Se deseja ler mais artigos parecidos a Animais que vivem no fundo do mar, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.